Odontologia no esporte: conheça mais sobre a futura especialidade da área

3 minutos para ler

Atletas estão muito atentos com a sua saúde e o estado físico de seu corpo, mas quantos esquecem de incluir a saúde da boca nesse pacote? A saúde bucal está associada à saúde de forma geral, por exemplo, quando se trata de doenças sistêmicas de origem bucal. É neste segmento que surge a Odontologia do Esporte. Mas, afinal, o que é isso?

O que é a Odontologia do Esporte?

Este segmento da Odontologia que já está em processo junto ao conselho para se tornar, num futuro, uma especialidade, tem como objetivo: investigar, avaliar, tratar, prevenir e entender as influências das doenças que afetam a cavidade oral no desempenho dos atletas.

Cada esporte apresenta particularidades que exigem diferentes tipos de capacidades físicas e fisiológicas dos atletas que a praticam, e esses detalhes devem ser levados em consideração no momento de se estabelecer um plano odontológico que possa melhorar o rendimento esportivo desses participantes e prevenir lesões.

O que relaciona a odontologia à saúde geral do atleta?

Vários fatores da saúde bucal podem estar diretamente relacionados com a saúde geral do atleta e merecem atenção, por exemplo:

Quiz Invisalign
  • Uso de aparelhos invisíveis tais como o Invisalign ou o Lingual para não atrapalhar a performance do atleta;

  • A presença de possíveis focos infecciosos;

  • Alterações no encaixe dos dentes e disfunções na articulação temporomandibular podem resultar em mudanças na respiração e na postura;

  • A presença do terceiro molar (dente siso) exige atenção pois pode facilitar a fratura de mandíbula em caso de quedas e infecções dentárias tais como a pericoronarite;

  • Traumas dentários e faciais são muito frequentes em atletas;

  • A utilização de protetores bucais pode amortecer impactos e evitar que o trauma se alastre pelo crânio;

  • O consumo de isotônicos pode causar alterações dentárias e comprometer a saúde bucal do atleta;

Devido a esses fatores, dentre outros, podemos observar em quais parâmetros a saúde bucal está relacionada com a saúde do corpo de uma forma geral e demonstra a necessidade de uma atenção especial.

Qual é a importância da Odontologia do Esporte no clube?

Muitas pessoas se enganam ao pensar que o atleta, justamente por ser um esportista, tem a sua saúde está perfeita o tempo todo. O profissional da Odontologia do Esporte se torna uma peça-chave no momento em que se percebe que quando a saúde bucal do atleta não está bem, o seu rendimento diminui.

A maioria das consultas de um consultório comum pode ser aplicada ao departamento odontológico de um clube esportista. O que difere é a velocidade do tratamento e o fato do tratamento respeitar as especificidades exigidas em cada esporte, além de corrigir os problemas existentes que possam reduzir o rendimento do atleta. Um outro ponto importante é: caso seja necessário um tratamento medicamentoso, este é feito de forma a se evitar o doping e a suspensão do atleta.

Pensando nisso, muitos clubes têm investido em incluir um profissional da dessa nova especialidade na equipe a fim de se manter a saúde bucal de seus atletas, pois como os esportistas mudam de clubes com frequência, muitos deles não têm tempo de comparecer às visitas regulares ao dentista.

Gostou do texto e gostaria de saber mais sobre essa futura especialidade na área da Odontologia? Siga-nos nas redes sociais e fique por dentro das  novidades!

 
Posts relacionados

Deixe um comentário

× Gostaria de agendar uma consulta?