Veja os principais mitos e verdades sobre ortodontia lingual!

4 minutos para ler

Atualmente, quem não quer um sorriso harmônico para sair bem nas fotos e compartilhar o resultado nas redes sociais? Contudo, antes de melhorar a função e a estética da boca, é preciso investir em diagnóstico e tratamento específicos. Para corrigir problemas no desenvolvimento dos dentes em relação à arcada, a ortodontia lingual pode ser uma opção.

Entenda a seguir o que é e como o método resolve problemas bucais e saiba quais são os principais mitos e verdades em relação a esse aparelho ortodôntico. Por fim, descubra como esse dispositivo convencional se diferencia dos alinhadores Invisalign®. Comece a leitura já!

Do que se trata a ortodontia lingual e como funciona?

Ortodontia dental é um método de aparelho fixo em que os bráquetes (peças de metal que prendem o fio metálico do dispositivo) são colocados na parte lingual dos dentes, ou seja, em contato com a língua. A técnica é indicada para quem não quer ter perda estética enquanto corrige disfunções na dentição, mas requer cuidados com a higiene bucal.

Quais são os mitos e verdades sobre o aparelho ortodôntico lingual?

Até o momento, você descobriu o que é a ortodontia lingual, mas quais são os principais mitos e verdades em relação à técnica?

Causa lesões na boca (mito)

Em geral, os aparelhos ortodônticos causam incômodo nos primeiros dias após a consulta com o dentista, mas é considerado um mito afirmar que o dispositivo lingual deixa lesões. Após o período de adaptação do paciente ao método, que geralmente leva até 72 horas, a pessoa se sente confortável com as peças na boca. Se o paciente não quer passar por nenhum transtorto, o ideal é usar a técnica de alinhadores ortodônticos Invisalign.

É mais demorado (mito)

O tempo de tratamento para corrigir uma disfunção ortodôntica tem a ver com o grau de experiência do profissional e com a disciplina do paciente e não com o método utilizado para alcançar mais funcionalidade no sorriso. Por isso, é um mito afirmar que o aparelho lingual é mais demorado. Agora, são pouquíssmos profissionais realmente capacitados para entregar o melhor resultado dentro do tempo de tratamento ideal e cabe ao paciente a seleção.

Quiz Invisalign

A higienização pode ser mais difícil (verdade)

É verdade que a higienização do aparelho lingual pode ser mais difícil quando comparada à do dispositivo tradicional. A explicação tem a ver com a disposição dos bráquetes atrás dos dentes e em contato com a língua, o que pode acumular restos de alimento após as refeições caso a escovação e o uso do fio dental sejam negligenciados.

É uma opção estética (verdade)

Muitos pacientes se sentem incomodados com a aparência do aparelho tradicional e, nesse sentido, o tratamento lingual é uma opção estética interessante. O motivo é que o dispositivo — cuja parte metálica fica em contato com a língua — fica imperceptível para as outras pessoas.

Por outro lado, o aparelho convencional lingual é diferente do sistema de aparelhos móveis de alinhadores da marca Invisalign®, já que o primeiro é praticamente invisível, devido à sua colocação na face lingual da dentição. Em contrapartida, o segundo método utiliza alinhadores feitos sob medida para o paciente, e não peças metálicas.

De toda forma, você deve apostar em profissionais experientes para obter um resultado satisfatório. Procure uma clínica especializada, já que são poucos profissionais que dominam o assunto.

Neste conteúdo, você descobriu que o aparelho ortodôntico lingual é uma opção para quem deseja ter mais estética enquanto corrige disfunções orais. Ainda que a higienização do dispositivo seja mais difícil se comparada a outros métodos, o tratamento não causa lesões e consegue apresentar resultados em pouco tempo.

Gostou do tema de hoje, não é mesmo? Agora que você sabe o que é, como funciona e quais são as principais informações sobre a ortodontia lingual, veja para quem esse tipo de aparelho é indicado!

Odonto Condé / Condé Invisalign

Doctor CROGO/EPAO 1587, RTCD

Dr. Alberto dos R Condé Jr

CROGO6411

Posts relacionados

Deixe um comentário

× Gostaria de agendar uma consulta?