Os 4 aparelhos ortodônticos modernos que você precisa conhecer

4 minutos para ler

A principal função de um aparelho odontológico é ser a ferramenta usada pelo dentista para corrigir a posição dos dentes no sentido da melhor posição estética e funcional possíveis. No geral, dos 6 aos 100 anos pode ser indicar ou não a ortodontia pois, não existem uma idade determinada para o seu uso — qualquer pessoa saudável e disciplinada pode usufruir do tratamento. Existem, no entanto, diversos modelos do tipo fixo ou móvel, variando de acordo com o domínio técnico do profissional e do estilo de vida de cada paciente.

Para lhe ajudar com isso, preparamos este post sobre os principais aparelhos ortodônticos modernos, para que você conheça suas particularidades e funções. Interessado? Então, continue a leitura!

1. Aparelho de safira

Graças às inovações tecnológicas, o ramo da Odontologia desenvolveu aparelhos com vantagens estéticas sobre o metálico convencional. Dentre eles, um que se destaca é o modelo de safira. Isso porque ele viabiliza a melhor estética durante o próprio processo de alinhamento.

Por exemplo: um dos receios e reclamações que as pessoas têm quando falamos de aparelhos é a aparência estranha que ele pode deixar no sorriso. O aparelho de safira, porém, tem uma aparência um pouco mais sutil, mas, não é nem de perto, tão discreto quanto o sistema lingual ou Invisalign.

2. Aparelho lingual

Outro modelo viabilizado pela estética em Ortodontia é o aparelho lingual, que recebe este nome justamente por ser fixado na parte de trás dos dentes, em contato com a face do dente voltada para língua. Sua estratégia foi criada por especialistas priorizando mesmo a estética: afinal, ele fica escondido até quando o paciente sorri.

3. Aparelho Invisaling® 

Podemos dizer que o aparelho Invisaling® é uma das melhores opções para os pacientes que desejam alinhar seus dentes de forma discreta, mas, apresentam alguma rejeição ao aparelho fixo. Trata-se de alinhadores sob medida trocados pelo paciente em casa a cada 3 a 14 dias, feitos com a máxima tecnologia das impressoras 3D, isto é, são placas que até lembram as “de clareamento” mas, com outra função, material e indicação  – o aparelho é praticamente transparente, confortável e prático por ser removível.

Quiz Invisalign

Como muitas pessoas acham estranha a aparência do aparelho fixo, sem contar as estórias de angústias pelo tempo grande de tratamento, dores, fios, pontas e dificuldade em comer e higienizar, no Invisalign® temos o que há de mais discreto e moderno no mundo.

4. Aparelho fixo autoligável

Por fim, não podemos deixar de fora o aparelho ligável, que é muito usado. Sua principal inovação é que, diferentemente dos modelos tradicionais — que contam com borrachinhas nos bráquetes para prender os fios — ele use clipes, mas, não tornam o tratamento mais rápido não pois, isso é papel do diagnóstico do dentista usando qualquer técnica.

Bom, podemos ver que a evolução da tecnologia e da odontologia proporciona diversas opções de aparelho aos pacientes. Contudo, como dissemos, cada pessoa terá uma necessidade específica, baseada no seu caso. Por isso, é fundamental a orientação de um dentista para optar pelo tratamento adequado. Também é recomendado procurar o profissional quando a dentição é decídua, ou seja, quando os dentes de leite começarem a nascer.

Seja qual for o caso, para aumentar as chances do melhor serviço é preciso procurar profissionais com credibilidade no mercado — afinal, não devemos entregar nossa saúde bucal em mãos de dentistas sem conhecimento, certo? Então, entre em contato conosco e garanta uma avaliação efetiva com a melhor empresa odontológica!

Att.,

CD Dr. Alberto dos R. Condé Jr.

CRO-GO 6.411

Posts relacionados

Deixe um comentário

× Gostaria de agendar uma consulta?