Os 7 mandamentos da boa higiene bucal

4 minutos para ler

Manter uma boa rotina de higiene bucal parece ser uma tarefa simples, não é mesmo? Mas, acredite, ainda tem muita gente que não tem bons hábitos de limpeza ou a fazem de forma errada.

Para ajudar você a garantir um sorriso saudável e hálito fresco todos os dias, preparamos um guia com os 7 mandamentos da boa higiene bucal. Confira!

1. Escovar todos os dias

Pode até parecer muito óbvio dizer isso, mas escovar os dentes todos os dias é muito importante! Por mais que seja algo repetido à exaustão por pais, professores e dentistas, ainda tem gente que pula escovações ou passa longos períodos sem ver um fio dental.

As consequências para esses comportamentos podem ser graves, variando desde cáries até infecções na gengiva e na raiz dos dentes. Por isso, reserve sempre um tempinho para escovar os dentes após as refeições e, principalmente, antes de dormir.

2. Usar fio dental

O fio dental é muitas vezes negligenciado por parecer uma tarefa mais chata e demorada do que a escovação.

Muitos pensam que basta escovar bem os dentes e usar enxaguante bucal que podem dispensar o fio. Mas, na verdade, a limpeza mecânica de um bom fio dental é essencial para remover sujeiras e restos de alimentos entre os dentes. Nesses locais, a escova não chega e nem o enxaguante vai fazer efeito.

3. Limpar a língua

Pode não parecer, mas a língua participa ativamente da mastigação e, graças às papilas e suas características, “segura” muitos restos de alimentos em sua superfície. Ao longo do dia, ela forma uma placa bacteriana chamada de saburra, que é aquela gosma esbranquiçada que podemos ver em cima da língua.

A falta de limpeza adequada facilita a halitose (mau hálito), causada pela fermentação da saburra. E não adianta só “escovar” a língua com sua escova de dentes. O ideal é usar higienizadores de língua, que vão retirar a sujeira, sem causar ânsias de vômito e com muito mais eficiência.

Quiz InvisalignPowered by Rock Convert

4. Renovar as escovas sempre

O ideal é trocar as escovas de dentes a cada dois meses no máximo. Mas, além disso, também é recomendado comprar escovas novas após doenças como resfriados, para que os micro-organismos patogênicos não voltem.

Essa regra se aplica também a limpadores de língua e escovas interdentais, que limpam entre os dentes e os espaços de aparelhos fixos.

5. Usar a técnica adequada

Não adianta nada comprar a melhor escova de dente e usar fio dental todos os dias se usar técnicas equivocadas para limpar os dentes. Para escovar os dentes adequadamente, siga os seguintes passos:

  1. Passe o fio dental em movimentos verticais, horizontais e delicadamente, sem pressionar a gengiva;

  2. Faça movimentos delicados e firmes com a escova, de cima para baixo nos dentes de cima e de baixo para cima nos dentes de baixo nas partes da frente e atrás dos dentes;

  3. Escove a parte de dentro e de cima dos dentes com movimentos horizontais;

Não tenha pressa ao escovar os dentes. Uma higiene bucal adequada dura no mínimo dois minutos. E lembre-se: não coloque muita força na escovação, assim você evita machucar as gengivas.

6. Ter cuidado com o enxaguante bucal

Apesar de ser bastante usado, o enxaguante bucal não é realmente necessário. Mas, se você gosta de usá-lo, tome cuidado com os que contêm álcool na composição. Após a escovação, suas gengivas podem ficar sensíveis e passar álcool nelas, além de doer bastante, pode aumentar a irritação no local.

7. Prestar atenção à alimentação

Alimentação balanceada, com pouco açúcar e sem exagerar nos alimentos ácidos, também colabora para manter os dentes sempre limpos e o hálito saudável. Evitar lanchinhos muito açucarados entre as refeições é importante, principalmente se você não puder ficar escovando os dentes o tempo todo.

Com bons hábitos alimentares e uma higiene bucal adequada, é possível manter os dentes sempre saudáveis e hálito fresco. Não tenha preguiça de reservar um tempo para cuidar dos seus dentes todos os dias. É uma tarefa bem mais importante e menos complicada do que parece, mas na próxima ida ao dentista você verá que vale muito a pena!

Gostou das nossas dicas? Então compartilhe com seus amigos nas redes sociais!

Posts relacionados

Deixe um comentário

× Gostaria de agendar uma consulta?