Palitar os dentes faz mal? Descubra agora!

4 minutos para ler

Você acabou de terminar uma refeição e sente que ainda existem restos de alimento em seus dentes. O que fazer? Muitas pessoas, quando se encontram nessa situação, adotam o hábito de palitar os dentes, principalmente aquelas que usam aparelho fixo. Embora essa seja uma prática comum, isso não significa que ela seja saudável. E acredite, não é.

O palito é um acessório antigo, que acompanha o hábito alimentício da espécie humana há muito tempo. Contudo, o costume de utilizar esse item para retirar restos de alimentos dos dentes é mais prejudicial do que benéfico.

Essa não é uma informação muito comum, mas entendê-la é muito importante para garantir sua saúde bucal. Por isso, elaboramos este artigo. Acompanhe a leitura para entender por que palitar os dentes faz mal à sua saúde!

Por que não palitar os dentes?

Quando você vai ao restaurante e, depois de uma boa refeição, sente pedaços de comida em seus dentes, aquele palito que está na mesa começa a ficar cada vez mais atraente. Contudo, é mais recomendado ir ao banheiro e utilizar um fio dental, pois existe uma série de motivos para você não utilizar o palito. A seguir apontamos alguns deles.

Ele parece que limpa, mas só parece

Embora as pessoas busquem utilizar o palito para retirar o alimento dos espaços entre os dentes, na verdade ele acaba empurrando o resto de comida ainda mais para dentro. Talvez pequenos pedaços possam ser retirados com o palito, mas as sujeiras mais difíceis de alcançar não serão removidas. Além disso, outros problemas podem acontecer na hora de palitar os dentes.

O palito pode machucar sua boca

Especialistas apontam que optar pelo palito pode causar vários danos à boca. Isso ocorre porque o manuseio comum do item é feito com muita força e sem o auxílio de um espelho. Nesse sentido, as chances de machucar a gengiva durante o processo são enormes. Basta uma leve escorregada na mão e pronto, o estrago está feito. Com certeza, não vale a pena o risco.

O palito não é esterilizado

Todo mundo sabe, ou deveria saber, que para ter uma boa saúde bucal é necessário tomar cuidado com aquilo que é ingerido ou que entra em contato com a boca. Alimentos e objetos sujos podem acarretar inúmeras doenças. Nesse sentido, utilizar o palito, principalmente quando ele vem em um pote com um furo no topo, é descuidar de sua higiene bucal.

Quiz Invisalign

Como retirar os restos de alimentos dos dentes de forma correta?

Palitar os dentes faz mal, mas como tirar os restos de alimento dos dentes, ainda mais quando utilizamos aparelhos fixos? A resposta para essa pergunta é simples: escova de dentes e fio dental. A velha e boa higiene bucal nunca deixa de ser a melhor opção. Nesse sentido, quando terminar uma refeição, a melhor opção é ir ao banheiro, escovar os dentes e utilizar o fio dental.

Com relação às pessoas que utilizam aparelhos ortodônticos, uma boa opção é trocar os aparelhos fixos por alinhadores invisíveis. Os alinhadores Invisalign®, nesse sentido, são excelentes opções. Além de discretos e mais eficientes, podem ser retirados durante as refeições, o que facilita a higienização, garantindo uma melhor saúde bucal.

Ninguém gosta de ficar com restos de comida nos dentes após uma refeição. Embora utilizar o palito seja uma prática comum, como você pôde notar ao longo do artigo, palitar os dentes faz mal. Além de não retirar as sujeiras mais profundas, essa prática ainda pode prejudicar sua saúde, machucando e contaminando a boca. Portanto, siga nossas dicas e escolha opções mais eficientes, como a escovação e o fio dental. Além disso, caso tenha necessidade de usar aparelho ortodôntico, opte por alinhadores invisíveis, pois são mais higiênicos e eficientes.

Você sabia que palitar os dentes não é uma boa prática? Compartilhe a informação com seus amigos nas redes sociais. Aposto que eles ficarão surpresos e passarão a cuidar melhor da saúde bucal!

Odonto Condé / Condé Invisalign 

Doctor CROGO/EPAO 1587, RTCD 

Dr. Alberto dos R Condé Jr 

CROGO6411

Posts relacionados

Deixe um comentário

× Gostaria de agendar uma consulta?