Veja o que é placa bacteriana e como removê-la sem danificar os dentes

4 minutos para ler

Você já sentiu que seus dentes estavam sujos e rugosos, mas não conseguiu identificar qual era o real problema? A placa bacteriana é uma película transparente, aparentemente inofensiva, mas que pode trazer muitos problemas bucais, como as cáries e o tártaro.

Quer entender melhor como ela é formada, como pode afetar sua saúde e como se prevenir para que o problema não evolua? Explicamos tudo o que você precisa saber para evitar o acúmulo de placa e manter seus dentes saudáveis. Confira!

O que é a placa bacteriana?

A placa bacteriana, também chamada de biofilme, é uma película invisível que se forma na superfície dos dentes e é composta por células de descamação, bactérias, células de defesa e restos de alimentos. A película dá uma sensação rugosa e pegajosa aos dentes e, se não for removida logo no início, torna-se espessa e com coloração amarelada ou acinzentada.

Sua formação inicia-se poucos minutos após a higienização bucal e as bactérias se organizam até a higienização seguinte. Quanto maior o intervalo entre as escovações, mais bactérias agressivas se multiplicam e se organizam, o que leva a diversos problemas bucais.

Como ela pode afetar a sua saúde bucal?

As placas bacterianas são responsáveis por quase todos os problemas bucais. Os microrganismos contidos nelas podem atacar o esmalte dos dentes, favorecendo a formação de cáries, além de afetarem as gengivas, podendo desencadear problemas como gengivite e periodontite.

Essas bactérias também provocam mau hálito e afetam os dentes esteticamente, deixando-os amarelados. Por fim, se a placa não for removida da maneira correta, ela é mineralizada, dando origem ao tártaro.

Como evitar o problema e eliminar as placas?

A placa bacteriana é extremamente comum e está presente nos dentes de todas as pessoas, no entanto, o que diferencia a película, de pessoa para pessoa, é a sua composição e o tempo em que ela fica nos dentes sem ser removida. Placas mais “velhas”, trazem mais riscos de problemas.

Quiz InvisalignPowered by Rock Convert

É impossível remover completamente as bactérias presentes na boca, afinal, muitas delas são importantes para nossa saúde. No entanto, mantendo bons hábitos de higiene, é possível impedir que a placa bacteriana se acumule em excesso, desencadeando outros problemas dentais. Para isso, é importante:

  • escovar os dentes após as principais refeições e antes de dormir;
  • passar o fio dental nos espaços entre os dentes pelo menos uma vez ao dia;
  • usar um enxaguante bucal sem álcool;
  • evitar o consumo em excesso de alimentos que favoreçam as placas, como comidas e bebidas açucarados, carboidratos e amidos de consistência pegajosa.

Nos casos em que a placa bacteriana já está espessa, é necessário a visita ao consultório para que o dentista faça a remoção por meio da profilaxia dental.

O acúmulo de placa bacteriana é um problema comum e pode ser resolvido com bons hábitos de higiene bucal e visitas ao dentista. No entanto, mesmo com todos os cuidados, algumas pessoas tendem a acumular mais placa, é o caso, por exemplo, de pessoas com dentes tortos.

Nesses casos, o aparelho ortodôntico é a melhor solução para evitar que um problema simples evolua para algo mais sério. O uso dos dispositivos fixos aumenta em muito a quantidade de placa bacteriana. Você não se sente à vontade para usar o aparelho fixo metálico? Então o Invisalign® é a solução perfeita para você! Entre em contato conosco e conheça mais sobre esse tipo de aparelho. 

Odonto Condé / Condé Invisalign

Doctor CROGO/EPAO 1587, RTCD

Dr. Alberto dos R Condé Jr

CROGO6411

Posts relacionados

Deixe um comentário

× Gostaria de agendar uma consulta?