Planejamento ortodôntico com o ClinCheck: como funciona?

3 minutos para ler

Já ouviu falar no Invisalign®? Trata-se de um aparelho dentário invisível para pessoas em busca de um belo sorriso com conforto, eficiência e estética. O aparelho deve ser desenvolvido a partir de um planejamento ortodôntico realizado com o ClinCheck®, software elaborado pela Align Technology que permite mostrar o planejamento de uma das etapas que o paciente vai passar antes do início do tratamento.

Sabendo da importância desse tema, preparamos um post com informações sobre o funcionamento do planejamento ortodôntico com ClinCheck®. Confira!

Como funciona o Invisalign®?

Atualmente, é possível observar o planejamento ortodôntico antes mesmo de iniciá-lo. Isso é permitido graças ao moderno scanner Itero® e seu software de manipulação digital tridimensional chamado Outcome Simulator®. Depois da digitalização das arcadas dentárias com essse scanner intra-oral, o dentista utiliza o programa de movimentação dentária virtual, com a finalidade de planejar a posição dos dentes.

Vale salientar que podem ser realizados diversos planejamentos ortodônticos, para que o paciente entenda as opções do que está sendo proposto reduzindo as dúvidas sobre o assunto. Além de visualizar o planejamento, será possível também enxergar a sequência de movimentação dentária proposta.

Dessa maneira, é possível melhorar a posição dos dentes, utilizando um aparelho praticamente invisível e que pode ser retirado sempre que for necessário. O Sistema Invisalign® conta com um conjunto de placas personalizadas e transparentes que movimentam os dentes progressivamente para uma posição planejada virtualmente por meio de um software 3D, chamado ClinCheck®.

As placas precisam ser trocadas constantemente pelo paciente em sua residência, reduzindo a necessidade da visita ao ortodontista para as conhecidas manutenções. Além disso, quando o dentista faz o planejamento para trocas a cada 3 a 5 dias, o tempo de tratamento fica menor do que as trocas à cada duas semanas ou com aparelho fixo.

Como é o pós-tratamento?

A transformação na posição dos dentes ocorre por uma série de fatores. Inclusive, pacientes que precisaram realizar um tratamento ortodôntico no ano anterior, podem passar por alterações de posicionamento dentárias se não estiverem fazendo uso das chamadas “contenções”. O apinhamento dos dentes inferiores é especialmente recorrente na medida em que o indivíduo amadurece e envelhece.

Quiz Invisalign

É importante frisar que o desalinhamento dentário pode ser corrigido rapidamente e com facilidade, a partir da utilização de aparelhos ortodônticos praticamente transparentes e removíveis, que permitem um controle ideal de higiene e não incomodam durante o tratamento.

A manutenção do correto posicionamento dos dentes com o uso noturno de placas transparentes também evita problemas causados pelo bruxismo (ato de ranger os dentes durante o sono).

Portanto, o Invisalign® é a oportunidade para pacientes que desejam ter um sorriso perfeito, com dentes saudáveis e alinhados esteticamente, sem que qualquer pessoa perceba que eles estão usando aparelhos ortodônticos. É uma das maneiras mais eficazes de melhorar o aspecto do sorriso sem interferir no dia a dia.

Qual a vantagem do planejamento ortodôntico?

A vantagem do ClinCheck® é que o paciente pode visualizar as opções de planejamento antes mesmo de iniciar o tratamento. Nesse sentido, a precisão do simulador ClinCheck® contribui significativamente para o sucesso e o progresso do tratamento com Invisalign®.

Gostou das nossas informações sobre como funciona o planejamento ortodôntico com o ClinCheck®? Então, entre em contato conosco e saiba mais sobre o assunto!

Att.,

CD Dr. Alberto dos R. Condé Jr.

CRO-GO 6.411 

Posts relacionados

Deixe um comentário

× Gostaria de agendar uma consulta?