Por que a maioria das pessoas não usaria o aparelho fixo?

5 minutos para ler

A cada dia que passa, o n. de crianças e adolescentes com sorrisos metalizados é cada vez menor, especialmente as que usam borrachinhas coloridas. Entre os adultos, o uso do aparelho fixo tem uma adesão ainda menor. Mas, por que é possível que esteja acontecendo uma crescente “rejeição” ao aparelho ortodôntico fixo?

Em relação à correção de problemas bucais e principalmente alinhamento da arcada, o aparelho fixo pode trazer ótimos resultados. Por outro lado, ele apresenta algumas desvantagens que vão diretamente de encontro à rotina da vida dos pacientes.

Entenda por que tantos jovens e adultas recusam usar o aparelho fixo e conheça a solução mais utilizada no momento para alcançar os mesmos resultados com discrição, higiene, conforto e no tempo de tratamento ideal!

Comprometimento da estética

Um dos principais motivos pelo qual a maioria das pessoas não usaria o aparelho fixo é, na verdade, estético. O aparelho fixo fica posicionado na parte frontal dos dentes, de maneira que não é possível escondê-lo. Isso incomoda algumas pessoas, porque durante todo o tratamento não é possível ter aquele sorriso branquinho, mas sim metalizado. Mesmo no aparelho estético, ainda é possível ver que “tem alguma coisa na boca”, sem contar o volume e as mudanças na cor que acontecem com a alimentação, mudança de pigmentação dos elásticos ou “borrachinhas” e “correntes” presos no aparelho. Muitas vezes o que era para ser discreto acaba dando aspecto de sujeira e gera ainda mais rejeição por parte do paciente.

Além disso, muitas pessoas pensam que usar este tipo de aparelho pode “forçar” sua aparência como infantil. Isso aconteceu por conta das borrachinhas coloridas nos aparelhos fixos.

Vamos entender melhor porque o aparelho fixo tem sido tão rejeitado por muitos pacientes:

Tempo de duração do tratamento

Com o aparelho fixo, embora não seja possível precisar um tempo mínimo e máximo de tratamento, já que varia caso a caso, no geral ele costuma ser longo. Não é raro, inclusive, que dure anos. Assim, se a pessoa já não está muito disposta a comprometer sua estética em prol do tratamento, ela fica menos ainda ao saber que esse visual “desagradável” pode perdurar por um longo período.

Desconfortos causados pelo aparelho fixo

Braquetes (ou brackets, em inglês), fios, anéis, placas, todo esse aparato metálico fica na sua boca por um bom tempo. Assim, não é incomum que você sinta algum desconforto com o uso. O principal problema relatado pelos pacientes é o incômodo causado pelas peças em contato com lábios e bochechas. Além disso, essas peças podem se soltar e ficar com pontas furando a bochecha causando aftas e gerando urgências no consultório do dentista, isto é, com dor, o paciente tem que largar o que estava fazendo no dia para ir ao seu odontólogo corrigir. Em geral, o paciente fica muito chateado e alguns até querem “arrancar” o aparelho fixo, diminuindo a disciplina e até os resultados do tratamento.

Dificuldade na higienização

A higienização dos aparelhos fixos deve ser impecável para evitar problemas com cáries, tártaros e inflamações na gengiva. Entretanto, sua estrutura não facilita a limpeza, sendo necessário escovas e fio dentais especiais e bem mais tempo para realizar uma higienização completa. Nem sempre o paciente consegue levar esses “kits” de limpeza para todos os lugares gerando constrangimento com o aspecto de “sujeira grudada” no aparelho fixo e nos dentes.

Quiz Invisalign

Mulher segurando o invisalign

Restrições alimentares

Outra complicação no uso do aparelho fixo é a necessidade de evitar certos tipos de alimentos que podem quebrar suas peças ou aderir nos dentes, dificultando a higienização. Portanto, há dois grandes grupos de alimentos praticamente proibidos para quem usa aparelho fixo, são eles:

  • alimentos duros: amendoim, castanha, torresmo;
  • alimentos pegajosos: chicletes, caramelos, brigadeiros.

Aparelhos invisíveis: conheça essa alternativa ao aparelho fixo

Se você se reconhece nesse grupo de pessoas que nunca usaria um aparelho fixo, mesmo precisando de correção ortodôntica, saiba que você possui uma opção bem melhor: o aparelho invisível Invisalign®.

Igualmente eficiente, desde que o dentista tenha o domínio da técnica, o aparelho invisível nada mais é do que composto por moldeiras transparentes feitas sob medida para a boca do paciente, pré ativadas de fábrica. Além de não comprometer a estética, esse aparelho ainda tem a vantagem de ser removível, assim a sua rotina de alimentação e higienização bucal não é afetada, já que ele pode ser retirado, quando necessário.

Quer conhecer mais sobre este tipo de tratamento? Então, descubra tudo sobre o Invisalign® e saiba como lhe ajudar a conquistar o melhor sorriso possível!

Mulher segurando o invisalign

Att.,

CD Dr. Alberto dos R. Condé Jr.

CRO-GO 6.411

Invisalign® Top Doctor Diamond

Posts relacionados

Deixe um comentário

× Gostaria de agendar uma consulta?