Por que investir em facetas de porcelana para os seus dentes?

7 minutos para ler

Um tratamento rápido para deixar os dentes com o seu maior potencial de sorriso possível e mais brancos — assim são as facetas de porcelana, laminados bem finos que, quando bem feitos, são colados nos dentes com um cimento especial.

Se feito o planejamento com o Digital Smile Design, Mock up ou outra técnica, o dentista consegue mostrar ao paciente o melhor do sorriso possível para cada tipo de rosto, dente e gengiva. Qual é o seu sorriso dos sonhos? Porque as celebridades, de uma hora para outra, aparecem sem qualquer imperfeição de formato e na cor nos dentes?

Quando bem planejadas e feitas por um dentista que tem a expertise, as facetas de porcelana costumam ser extremamente naturais aos olhos, além de serem resistentes e duráveis. Por isso, é o tratamento ideal para quem quer transformar o sorriso sem ficar com receio de que elas quebrem ou descolem. Óbvio que são dadas aos pacientes as garantias de meio e as orientações adequadas, afinal, se morder sem querer um “caroço” de azeitona, tudo pode quebrar e exigir reparos e custos adicionais.

Essas são apenas algumas das vantagens desses laminados estéticos. Acompanhe este post e descubra outros benefícios de investir nesse procedimento!

Correção de imperfeições, mas, saiba MUITO bem separar os tipos indicados e os contra-indicados

As facetas de porcelana são cimentadas na face externa dos dentes anteriores previamente alinhados. Se os dentes já estiverem retos e a oclusão corrigida, é possível usar as lentes para fechar espaços entre os dentes (diastemas), imperfeições de formato, comprimento, largura, borda, textura e de coloração dos dentes, mas, jamais se deve cortar os dentes que estão desalinhados pois, além de remover permanentemente a estrutura dentária, pode gerar dor e, em muitos casos, até indicar o canal dos dentes. Para evitar esse desgaste, o indicado é a correção com o aparelho ortodôntico mas, se você não quer usar o fixo por várias razões, saiba mais sobre nossa expertise com o alinhador ortodôntico Invisalign® lendo meu livro sobre os tipos e indicações.

Os laminados podem ser a solução para dentes com manchas que não saem com o clareamento dental, como aquelas causadas por antibióticos ou tratamento de canal, mas, jamais para dentes tortos! Cuidem do seu esmalte dentário e não deixem “cortar” algo tão precioso do seu dente.

Se os dentes estiverem previamente alinhados, para colocar as facetas é preciso realizar um pequeno desgaste no esmalte dos dentes (a camada mais externa), a fim de garantir um encaixe e melhor fixação do material.

A correção de pequenos detalhes faz uma diferença enorme no sorriso do paciente. A grande vantagem é que essa transformação é possível recobrindo dos dentes que aparecem ao falar e sorrir.

Resultado natural

Muita gente tem receio desse tipo de tratamento com medo de ficar com um sorriso artificial. Entretanto, não há com o que se preocupar. Desde que o dentista saiba muito bem dos exames prévios tais como o DSD Mock up ou outros e tenha a expertise para a parte técnica, as facetas de porcelana são confeccionadas em laboratório de forma personalizada para cada paciente.

Além disso, são produzidas com materiais altamente tecnológicos, que, dentro das limitações de cada sorriso, vão aproximar o que cada paciente pode ter de melhor possível.

Estudo do rosto

Antes do procedimento, o dentista faz um estudo do rosto e sorriso do indivíduo, realiza exames de imagem se necessário, faz fotografias, o Digital Smile Design ou em português é a “arquitetura do sorriso” e o mock-up (molde), tudo para aumentar a precisão e a satisfação, dentro do possível, com a tonalidade mais clara, porém harmônico.

Com essas etapas, o paciente consegue ter uma ideia de como será o planejamento final antes de cimentar os laminados. Isso é importante porque o tratamento não pode ser revertido, já que a estrutura dentária desgastada não se regenera.

Cor

A escolha da coloração também é feita com critério. É preciso colocar uma faceta de porcelana que tenha a melhor cor do dente natural possível para o paciente, porém clareado. Um sorriso extremamente branco não é o indicado, porque fica artificial.

Na maioria dos casos, para obter uma tonalidade mais adequada, o dentista pode realizar o clareamento dental antes de colocar as facetas de porcelana.

Quiz Invisalign

Alta durabilidade

Você sabia que as facetas de porcelana podem durar por anos, dentro da garantia de meio? Isso é possível desde que o material seja de qualidade e o procedimento tenha sido realizado por um dentista com o devido conhecimento, seguindo todos os protocolos para sua colocação.

A cerâmica utilizada na confecção dos laminados é resistente e todo o sistema de adesivo e cimentação do revestimento dente a dente é altamente eficaz. Mas, lembre-se dos cuidados que o dentista e o paciente devem tomar para evitar quebras e aumentar a durabilidade do resultado.

Para aumentar as chances de uma longa vida útil das facetas, bem como sua beleza, é preciso tomar algumas precauções simples, como:

  • evitar alimentos muito duros, como amendoim, milho de pipoca e torresmo;
  • evitar alimentos com corantes, vinho ou café, pois, com o tempo, podem manchar o material;
  • realizar a escovação após as refeições e antes de dormir;
  • na hora da limpeza bucal, utilizar uma escova com cerdas macias e realizar movimentos suaves para não arranhar ou desgastar o laminado;
  • fazer a escovação com um creme dental com flúor pouco abrasivo, para não desgastar esses revestimentos dentários;
  • não roer unhas;
  • não morder lápis ou tampas de canetas;
  • não abrir embalagens com a boca;
  • ir ao dentista periodicamente para avaliar o estado das facetas de porcelana e da saúde bucal em geral.

Além disso, pacientes que sofrem com bruxismo — o forte ranger dos dentes, principalmente na hora do sono — precisam tratar o problema que, muitas vezes, é decorrente de estresse e ansiedade, ou utilizar placas intraorais ao dormir ou aplicar toxina no masseter para proteger os laminados.

Procedimento rápido

Quem tem pressa para corrigir pequenas falhas nos dentes pode gostar desse tratamento. Ao decidir colocar as facetas de porcelana, o dentista primeiro vai tratar problemas de saúde bucal, como cáries e gengivites. Em seguida, ele já faz moldes, fotografias e aprova o tratamento com o paciente.

Na sequência, realiza desgastes no esmalte dentário e faz o “test-drive” com as facetas provisórias. Depois de pronto o laminado definitivo, já pode ser fixado nos dentes.

Em poucas sessões — em muitos casos somente três consultas — o paciente consegue corrigir várias imperfeições e sair do consultório com um sorriso novo.

Depois, é só voltar a cada seis meses para as consultas odontológicas para garantir que está tudo certo com os laminados.

Melhora da autoestima

Muitas pessoas têm vergonha de sorrir e até conversar por conta da aparência dos dentes. É um problema que tem impacto em sua vida social, dificultando relacionamentos e até a ascensão na carreira.

Ao corrigir qualquer falha no sorriso, não é exagero dizer que a vida do paciente se transforma! Ter os dentes perfeitos melhora a aparência e também a autoestima das pessoas.

Por isso, quem sofre com imperfeições nos dentes precisa procurar, o quanto antes, o tratamento estético mais indicado. A Odontologia oferece diferentes soluções, como as facetas de porcelana, praticamente indolor e rápido, mas que apresenta resultados surpreendentes se o foco estiver na qualificação do profissional, disciplina do paciente e marca do produto..

Não há dúvidas sobre as vantagens de colocar as facetas de porcelana: um tratamento estético de alto impacto, versátil e que pode mudar a vida do paciente — no aspecto pessoal e profissional. Se você está interessado em ter o seu “melhor sorriso possível”, procure um dentista especializado!

Se tiver outras dúvidas em relação às facetas de porcelana ou outros procedimentos estéticos como os ortodônticos, entre em contato com a nossa equipe!

Att.,

CD Dr. Alberto dos R. Condé Jr.

CRO-GO 6.411

Posts relacionados

Deixe um comentário

× Gostaria de agendar uma consulta?