Quais os melhores tipos de aparelhos dentários do mundo?

6 minutos para ler

Há uma constante busca para conseguir o sorriso perfeito. Esse é, inclusive, um dos principais motivos para que as pessoas vão até um consultório odontológico, procurando um profissional de excelência para isso. 

Com toda a tecnologia no mundo odontológico, novos aparelhos surgem para revolucionar o atendimento desse segmento, assim como diferentes oportunidades de conseguir aquele sorriso que é tão almejado. Por conta disso, os profissionais da Ortodontia contam com vários tipos de aparelhos odontológicos, e sabem trabalhar com excelência com cada um deles.

Dessa forma, é possível prometer ao paciente a formação do profissional as instruções ao paciente e a marca do aparelho além de um sorriso bonito, uma melhor qualidade de vida, uma vez que a saúde bucal está diretamente ligada à saúde emocional, proporcionando um aumento da autoestima, assim como do bem-estar. Então, foque em quem será o dentista que vai lhe garantir os meios até o melhor tratamento indicado e possível e jamais acredite que um aparelho sozinho possa lhe entregar um resultado específico!

Tipos de aparelhos

Atualmente, podemos contar com diversos tipos de aparelhos diferentes: com bráquetes, metálicos, transparentes, fixos ou removíveis. O importante é que para cada problema bucal, por mais complexo que seja, tem um aparelho adequado para a sua condição e um dentista que tenha a expertise para cada técnica e lhe transmita confiança e experiência.

Além disso, os aparelhos também variam de preço, podendo agregar a todos os pacientes, independente da condição socioeconômica. O essencial é garantir uma consulta com o profissional da odontologia que domina a técnica ortodôntica indicada para seu caso, para que após uma avaliação, seja determinado qual o tipo ideal para você.

  1. Aparelho fixo

O aparelho fixo é o mais comum, com uma composição feita por bandas, fios e bráquetes. Ele é utilizado para que ocorra uma movimentação mecânica dos dentes, com o objetivo de conseguir o melhor alinhamento dentário possível e indicado, desde que o dentista domine a técnica e o paciente tenha disciplina suficiente para aguentar usar o aparelho

O seu tempo de uso pode variar de acordo com a complexidade do caso, além dos cuidados realizados pelo paciente com o aparelho e com a sua higienização. 

Para a sua higienização, é necessário o uso da escova interdental para garantir que as partículas de alimentos que ficam presos entre os dentes, assim como entre os fios e bráquetes, sejam devidamente retirados, evitando o aparecimento de doenças.

Apesar da sua grande eficiência, é comum ocorrer alguns problemas como dor de dente e até feridas na boca e na mucosa. Por esse motivo, não é recomendado para as pessoas que realizam esportes com alto contato, por conta dos possíveis impactos.

E, também, NÃO é indicado para quem tem alergia a níquel, ou tem uma vida social e profissional de viagens, lazer, gosta de comer amêndoas, coco, torradas e outros alimentos crocantes. Para esses pacientes, provavelmente, o fixo vai atrapalhar ou até impedir que o estilo de vida seja mantido. Veja mais sobre os outros tipos de aparelhos

Além disso, o seu custo é relativamente mais baixo que os outros tipos de aparelhos, além de ser mais comum entre crianças e adolescentes, pois a cor da borracha dos bráquetes pode variar de acordo com o gosto do paciente. Apesar disso, pode também ser usado por adultos, caso seja indicado pelo profissional da clínica odontológica.

  1. Aparelho lingual

Esse tipo de aparelho ortodôntico é utilizado nos casos de tratamentos tratamentos onde a necessidade destreza manual do dentista é primordial pois tudo é feito por trás dos dentes e isso exige uma experiência muito específica do profissional sendo, hoje, a técnica menos utilizada no mundo pelo seu grau de dificuldade.

A sua funcionalidade é a mesma que o aparelho fixo, ganhando no quesito da estética, por não ter nada colado na frente dos dentes, com raras exceções”. Além disso, os pacientes conseguem facilmente observar o alinhamento dentário ocorrendo, o que proporciona um melhor tratamento ao indivíduo.

Além disso, esse aparelho é altamente recomendado para os atletas que praticam esportes de alto contato, para que os prováveis traumas não causem maiores danos por conta do impacto.

  1. Alinhadores Invisalign

Atualmente, os alinhadores são um dos tipos mais modernos de aparelho que a odontologia oferece. Sua produção é realizada através de softwares específicos, sendo feito sob medida, para melhor adaptação do alinhador à arcada dentária do paciente.

Dessa forma, há um encaixe perfeito dos alinhadores aos dentes, sendo quase imperceptível o seu uso. O Invisalign oferece um plano digital do tratamento, em que o especialista mostra para o paciente cada passo do procedimento.

Primeiramente, é feito um mapeamento do sorriso, através de uma captura da imagem em 3D. Em seguida, há um mapeamento do deslocamento que irá acontecer e, por último, mas não menos importante, o profissional que oferece o modelo Invisalign promove a visualização do sorriso, garantindo ao paciente como ficará o planejamento antes mesmo dele acontecer.

Não há restrição de idade para o seu uso, além de estar expandindo para adolescentes e jovens que buscam esse tratamento. Além disso, quando se usa o Invisalign pode ter uma pequena pressão, com pouca probabilidade de dor de dente, como é o caso dos aparelhos comuns. 

Qual o melhor tipo de aparelho?

O melhor tipo de aparelho é aquele que se adequa às suas necessidades. Por conta disso, quem de fato vai decidir qual aparelho ortodôntico cada paciente vai usar é o ortodontista, especialista para o seu caso.

O importante é entender que todos os tipos são igualmente eficientes, quando o paciente realiza todas as manutenções necessárias e possui os cuidados recomendados pelo ortodontista.

É comum sentir uma dor de dente, principalmente durante a colocação dos aparelhos e durante as suas manutenções, uma vez que ocorre toda uma movimentação dos dentes. Por mais normal que isso seja, em caso de dor extrema, procure pelo seu dentista para garantir que tudo está em ordem.

Quais os melhores tipos de aparelhos dentários do mundo?  Att, CD Dr. Alberto Condé Jr crogo6411

Posts relacionados

Deixe uma resposta

× Gostaria de agendar uma consulta?