Quais perguntas você deve fazer ao dentista na primeira consulta?

4 minutos para ler

Está em busca de um novo dentista? Esse costuma ser um momento delicado. Todos queremos ter um profissional à disposição, em que possamos confiar de olhos fechados. Porém, criar esse relacionamento pode levar tempo.

Como saber, então, a qual profissional entregar seu sorriso? Uma opção é pedir indicações a amigos e conhecidos. Mas outra forma também eficiente é fazer perguntas ao dentista.

Não há melhor maneira de conhecer um profissional e atestar sua capacidade do que conversar francamente com ele. Sendo assim, confira agora algumas perguntas para fazer ao dentista na sua primeira consulta.

Qual é a sua qualificação?

Das perguntas ao dentista novo, essa é muito simples, porém poucas vezes é feita. Muitas vezes supomos que o profissional já é qualificado, apenas porque possui um consultório. Não confie cegamente, peça para que ele fale e, depois, ligando no Conselho Regional de Odontologia, possa conferir.

Se ele for um profissional sério, essas certificações já estarão à mostra no consultório e terá o maior prazer de falar sobre sua formação. Esse já é um bom filtro também. Com quanto mais amor ele falar da sua profissão, provavelmente mais competente ele será.

Fazendo isso, você também saberá se ele está oferecendo serviços condizentes com suas especialidades.

Com quais marcas e laboratórios você trabalha?

Alguns profissionais possuem acordos com marcas e laboratórios. Nesse caso, é bom você saber disso antes mesmo de se consultar. Assim, caso você não concorde, ou tenha preferência por outra marca, vai ser menos estressante e danoso sair antes de iniciar qualquer tratamento. Assim como dentistas, existem marcas de produtos e laboratórios muito bons e outros nem tando.

 

Que garantias eu tenho me tratando aqui?

Pode parecer meio grosseira essa pergunta à primeira vista, porém ela é muito necessária. É importante você saber o que o profissional promete para você, se é algo irreal ou não, antes de iniciar algum tratamento que possa durar anos.

Se ele garantir um resultado exato, pode fugir desse profissional, porque ele é ingênuo ou um “profeta”. Não é possível garantir um resultado específico em Odontologia, pois só temos controle sobre a qualificação do dentista, marca e qualidade dos materiais utilizados e nível da orientação para cada paciente cooperar com o tratamento. A única garantia que existe é a de meio.

Quiz Invisalign

O que ele pode dar são garantias de meio, ou seja, que ele vai fazer o melhor possível e oferecer todo o suporte necessário do início até o fim do tratamento. Além de informar sobre vantagens, desvantagens e até limitações antes de você aceitar o planejamento.

Essa clínica está inserida na cultura de acreditação na Odontologia?

O sistema de acreditação é a certificação da qualidade de serviços da área da saúde. O procedimento é voluntário, periódico e as auditorias seguem padrões pré=estabelecidos por órgãos internacionais. Os benefícios de estar inserido nessa cultura valem para ambos, tanto dentista quanto paciente.

O dentista consegue uma prova de que seus serviços seguem o que estão nas Normas Regulamentadoras, na ANVISA, Vigilância Sanitária, e está auditado pelas maiores autoridades no assunto, e o paciente consegue uma garantia adicional para realizar atendimento naquele local com tranquilidade.

De quanto em quanto tempo devo me consultar?

A média recomendada é de seis em seis meses, caso você não esteja no meio de algum tratamento ou não sinta nada incomum durante esse período. Fique atento. O período de retorno deve ser baseada na sua indicação de prevenção e não em uma “média genérica”.

Por outro lado, se estiver tudo certo, não deixe de cumprir o determinado pelo profissional. Uma dica é já deixar marcada a consulta com bastante antecedência, para poder se programar bem.

Posso simular meu planejamento antes de aceitá-lo?

Quando o dentista tem o scanner da Itero pode simular, e poucos minutos, como vai ser o planejamento do próprio paciente, já na consulta inicial. Essa imagem em 3D permite o melhor entendimento e a participação do paciente nas decisões quando ao que está indicado para cumprir o que foi planejado. Outro recurso é o Digital Smile Design que não é apenas um software, um vídeo, fotos ou desenhos, mas, sim, o planejamento personalizado mais “top” para cada paciente, que tem como objetivo melhorar o Planejamento Estético e o Design do Sorriso

 

Gostou das dicas? Agora que você já sabe algumas perguntas ao dentista que devem ser feitas na primeira consulta, que tal aprender como manter o esmalte dos dentes saudável?

Att.,

CD Dr. Alberto dos R. Condé Jr.
CRO-GO 6.411 

Posts relacionados

3 comentários em “Quais perguntas você deve fazer ao dentista na primeira consulta?

  1. Se caso arrancar os quatro dente ainda neste ano da tempo porque são dois pequenos quebrados e um inteiro e preto e para fazer uma protesse inteiro

Deixe um comentário

× Gostaria de agendar uma consulta?