Qual o impacto do tratamento ortodôntico na sua autoestima?

5 minutos para ler

Você já deve ter reparado que aqueles que sorriem com vontade, confortáveis em mostrar os dentes, geralmente transparecem mais confiança, não é mesmo? Realmente, o sorriso é uma das partes principais da nossa aparência e diz muito sobre uma pessoa.

Por meio dele, é possível captar o sentimento que se deseja expressar: agrado, aprovação, ironia, satisfação, euforia… No entanto, ele está além de um simples gesto facial, já que influencia diretamente as relações sociais e interfere na autoconfiança.

Nesse sentido, você já parou para pensar sobre potencial impacto do tratamento ortodôntico na sua autoestima? Então, continue lendo este conteúdo até o final e entenda quando e por que vale a pena buscar a ajuda de um dentista!

CTA_Tipos-e-indicações-dos-aparelhos-dentais-invisíveis_2 (1)

Os tratamentos ortodônticos

Os tratamentos ortodônticos são indicados quando o paciente apresenta uma desarmonia no encaixe ou oclusão dentária. Isso porque, dependendo do nível desse desalinhamento, o problema pode gerar desde dores nos dentes e na face a problemas de articulação, fala, respiração e deglutição.

Hoje, as pessoas vêm demonstrado uma preocupação maior em cuidar da saúde dos dentes. Até adultos que antes tinham receio de colocar aparelho ortodôntico, por julgarem estar “velho demais” para isso, têm recorrido aos tratamentos para deixar o sorriso mais bonito e a face mais equilibrada.

Essa procura ficou ainda maior com o surgimento dos aparelhos transparentes, que corrigem os dentes com o menor impacto visual.

A correção de problemas faciais

Problemas de estética da face — causados, muitas vezes, pelo crescimento irregular dos ossos maxilares — também podem, quando indicados, ser tratados com o uso de aparelhos ortodônticos ou ortopédicos. A Ortodontia estuda os desequilíbrios dento gengivais que envolvem a parte óssea e muscular.

Embora o problema de diversos pacientes possam ser corrigidos apenas com o uso de aparelho ortodôntico, em casos extremos é necessário recorrer à cirurgia ortognática ou bucomaxilofacial.

O objetivo é, dentro de cada limitação, o equilíbrio entre as estruturas onde o paciente possa se sentir mais belo — indiretamente envolvido no aumento da sua autoestima.

O alinhamento da arcada dentária

Como sabemos, um sorriso saudável e bonito transmite segurança. A má posição dos dentes, além de proporcionar uma série de problemas de saúde, pode interferir na maneira como você se posiciona perante os demais.

Aqueles que colocam a mão na frente da boca ao falar, por exemplo, ou que não a movimentam tanto e que sorriem de maneira contida provavelmente estão com receio de deixar os dentes à mostra. Em outras palavras, esse gesto, de se conter ao se expressar e tentar esconder a arcada dentária, é sinônimo de desconforto.

Quiz Invisalign

Por isso, o uso de aparelho ortodôntico torna-se um forte aliado para restaurar a autoestima e a confiança daqueles que ainda não tiveram a oportunidade de ficar em paz com o próprio sorriso.

Melhora no desempenho social e profissional

Bom, quando afirmamos que o tratamento ortodôntico melhora o desenvolvimento social, queremos dizer que ele contribui bastante para as relações interpessoais. Sabe por quê?

Se o indivíduo está confortável ao sorrir e o faz de maneira agradável e genuína, ele transmite simpatia, abertura e gera a sensação de confiança. Isso influencia, ainda que indiretamente, todas as suas relações pessoais.

Quanto à contribuição para o âmbito profissional, você já parou para pensar que um sorriso saudável e bonito, construído com a ajuda de tratamentos ortodônticos, interfere positivamente na maneira como as pessoas se enxergam no mercado trabalho?

Exatamente! Um sorriso bonito pode ser um diferencial na busca por um emprego. Inclusive, essa relação entre estética e sucesso profissional é muito mais estreita do que pode parecer.

Um estudo realizado pela Faculdade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) revelou que, dos 200 recrutadores de Recursos Humanos consultados, 67% não contrataria candidatos com dentes mal posicionados ou de aparência pouco saudável.

Em outras palavras, um belo sorriso costuma ser relacionado à personalidade do indivíduo e à disposição que ele tem para o trabalho.

Enfim, viu só como os tratamentos ortodônticos são fundamentais? Felizmente, a Odontologia atua no diagnóstico e proposta de tratamentos para nos ajudar a conviver melhor com a nossa aparência! 

Agora que você já sabe o impacto do tratamento ortodôntico na autoestima, chegou o momento de procurar um profissional para avaliar as suas necessidades e iniciar o tratamento mais adequado. Mas lembre-se: para que o tratamento ortodôntico apresente mesmo o resultado esperado, é essencial manter a higiene bucal em dia, comparecer a todas as consultas e ter cuidado com o aparelho instalado nos dentes! E a expertise do dentista.

E aí, gostou do artigo? Então, aproveite para enviar uma mensagem no whatsapp profissional e peça para receber nosso conteúdo em texto e vídeo com as novidades do mercado, além das melhores dicas para a sua saúde bucal!

CTA_Tipos-e-indicações-dos-aparelhos-dentais-invisíveis_2 (1)

Att.,

CD Dr. Alberto dos R. Condé Jr. Esp. Ortodontia, Invisalign TOP doctor

CRO-GO 6.411

Posts relacionados

Deixe um comentário

× Gostaria de agendar uma consulta?