Qual o jeito correto de usar o fio dental?

4 minutos para ler

Você costuma utilizar fio dental depois de escovar os dentes? Se sua resposta foi positiva, excelente. Mas se aconteceu o contrário, então é melhor repensar seus hábitos.

Além de retirar os restos de comida entre um dente e outro, o fio dental ajuda a remover a placa bacteriana, sendo de grande valor na hora de manter a saúde bucal em dia.

É por isso que no post de hoje você vai conhecer um pouco mais sobre a importância de cultivar esse hábito, além de aprender a fazer o uso correto do produto. Vamos lá?

Importância do fio dental para a saúde

Passar fio dental é uma tarefa essencial à rotina diária de higienização bucal. A escovação e utilização de enxaguantes não são suficientes para uma limpeza completa, uma vez que não alcançam todas as cavidades da boca.

As áreas interdentais e sob a gengiva, por exemplo, são espaços pequenos demais para o alcance das escovas, porém são ótimos para o acúmulo de sobras de alimentos.

Se ficamos com um pedaço de carne preso entre os dentes, não demoramos muito para retirá-lo, afinal incomoda bastante. Porém, o perigo mora nos restos menores, que vão se depositando nesses espaços naturalmente.

Se esses resíduos alimentares não forem retirados, poderão formar placas e evoluir para tártaros, chegando a causar cáries e gengivite. Por isso, é tão necessária a utilização do fio nessas regiões.

Forma correta de utilização

Passar o fio dental não é uma tarefa difícil, mas para ter eficiência e não causar ferimentos nas gengivas é preciso ser realizado de maneira precisa. O ideal é utilizá-lo pelo menos uma vez ao dia, de preferência na última escovação antes de dormir.

Quiz Invisalign

Para iniciar o procedimento, pegue cerca de 45 cm de fio e enrole um pouco de cada metade nos seu dedos médios, deixando um espaço livre no meio.

Com o auxilio dos seus polegares e indicadores, passe o fio ao redor da base de cada dente, deslizando-o de cima para baixo, ultrapassando a linha de junção do dente com a gengiva. Mas tome cuidado para não forçá-lo, pois isso pode acabar machucando o tecido gengival.

Não se esqueça de utilizar uma parte nova do fio para cada dente a ser limpo e fique atento para usá-lo somente após a escovação, já que com isso as placas estarão mais “soltas” e fáceis de serem retiradas.

Sangramento nas gengivas

Se você estiver há muito tempo sem passar o fio dental, pode acontecer de suas gengivas sangrarem um pouco durante o processo de higienização com o fio. Mas calma, não precisa se preocupar.

Isso acontece porque elas podem estar sensíveis ou inflamadas devido ao acúmulo de placa nessa região. Sendo assim, conforme o uso correto do fio, esse sangramento deve ir se reduzindo aos poucos até parar.

Se isso não acontecer em alguns dias e o sangramento persistir, o melhor a se fazer é procurar seu dentista. Assim, ele poderá verificar se você não está usando o fio corretamente ou se há algum outro problema bucal mais sério.

Como você pode perceber, o fio dental deve ser uma parte indispensável da sua higiene pessoal. Por isso, se você ainda não está acostumado com ele, inclua-o em sua rotina e lembre-se de utilizá-lo diariamente. Você vai perceber que os benefícios são duradouros.

Gostou das dicas sobre o uso de fio dental? Então siga a gente nas redes sociais, começando por nossa página no Facebook. Lá você confere tudo que já foi publicado, além de ficar por dentro dos nossos próximos conteúdos.

Posts relacionados

Deixe um comentário

× Gostaria de agendar uma consulta?