Qual o momento certo de usar aparelho? Descubra aqui!

6 minutos para ler

O uso do aparelho ortodôntico serve não apenas para questões estéticas e um sorriso mais bonito, mas, principalmente, para restabelecer a função dos dentes, além de permitir o trabalho de outros dentistas e tratar os vários problemas na mastigação, impactando positivamente a dicção, digestão, oclusões e, até, para facilitar a higiene bucal, facilitando a limpeza dos dentes e da boca como um todo. Dessa forma, usar aparelho é um objeto a ser conduzido pelo dentista para a saúde de pessoas de todas as idades.

No passado, a maioria dos usuários de aparelhos ortodônticos eram crianças e adolescentes. Hoje, a grande maior dia dos pacientes são adultos acima dos 30 anos. Contudo, muitas pessoas dessa faixa etária ainda têm várias dúvidas sobre o uso do aparelho em diferentes idades e muitos nem sabem das alterativas mais confortáveis, discretas e higiênicas dos alinhadores ortodônticos.

Quer tirar suas dúvidas e saber qual o momento certo de usar aparelho? Então leia o post e descubra as respostas para as perguntas mais comuns sobre o assunto!

Qual a melhor idade para se usar aparelho?

A idade ideal para usar aparelho é a partir de quando há um grau de maturidade da criança para aceitar o uso do aparelho e, para algumas pode ser aos 6 anos mas, em outras, só anos mais tarde, porém, o mais importante é o dentista lhe falar da indicação, do benefício, da estabilidade e o custo total final baseado na literatura vigente e não em “modismos”, interesse financeiro ou mesmo quando não há nenhum benefício adicional se comparado ao tratamento a partir dos 11 anos de idade em diante. O motivo dessa indicação é que nessa fase a arcada dentária, já temos a maioria dos dentes na boca e ainda existe o crescimento no seu “ápice”, entre os 10 aos 13 anos e o dentista pode usá-lo em favor do paciente e, sem contar o quanto a mastigação saudável e o alinhamento dentário é benéfico ao paciente desde jovem. .

É nessa idade também que o paciente já tem uma noção maior da importância da higiene bucal para o sucesso do tratamento, o que diminui as complicações causadas pela incorreta escovação dos dentes, falta de uso do fio dental, dentre outros fatores. Para os que rejeitam o uso do fixo, lembre-se que temos a técnica dos alinhadores removíveis tais como o sistema Invisalign.

Posso usar aparelho em qualquer época da vida?

O tratamento é efetivo em outras fases da vida do paciente, desde que haja indicação e conhecimento específico do dentista para conduzir o tratamento. Pessoas em qualquer idade, sejam crianças, adolescentes, adultos e até idosos, podem utilizar aparelho ortodôntico, beneficiando-se do seu uso, desde que sua saúde bucal não esteja comprometida.

Contudo, é necessário atentar-se que nunca o uso do aparelho isoladamente é a solução dos problemas ortodônticos do paciente. Por isso, um dentista deve realizar a avaliação de cada caso e verificar como seu tratamento será eficaz, dentro do prazo ideal possível e em como atender melhor as necessidades do paciente seja com o aparelho fixo ou com o aparelho móvel chamado alinhador ortodôntico.

Quiz Invisalign

Quanto mais novo se usar aparelho, maiores as chances de sucesso?

A recomendação é que a partir dos 6 anos as crianças passem por uma avaliação ortodôntica para avaliar o desenvolvimento da arcada dentária. Mas, é importante saber que, infelizmente, a criança pode estar usando aparelho sem nenhum benefício adicional se comparado com o uso apenas após os 11 anos de idade. Os artigos de metodologia mais criteriosa e nosso dia a dia são muito claros em indicar o tratamento precoce apenas nos casos em que realmente há um grande benefício e um esforço mínimo por parte do paciente e pais. Entenda “esforço” no aspecto de tempo, visitas ao dentista e custo financeiro. Dessa forma, fique atento que não existe “prevenção de cirurgia ortognática” nem de “biprotrusão” ou tampouco de “evitar extrações dentárias”. Já numa mordida cruzada ou numa interposição digital, por exemplo, em poucos meses é possível, quando a disciplina é suficiente, alcançar bons resultados na grande maioria das crianças. Já se o tratamento for muito longo, além de altíssimo custo financeiro, biológico e até psicológico, a falta de benefício adicional se comparado com o tratamento após os 11 anos de idade pode gerar grande atrito entre os pais e os dentistas.

 

Qual o impacto psicológico dos pais x crianças na indicação do tratamento ortodôntico precoce?

Os pais costumam se preocupar demais com os dentes das crianças que, em geral, nascem com espaços ou tortos mas, já seus filhos não costumam nem ligar pra isso. Acreditem, diastemas ou apinhamentos, na maioria dos casos, não é indicação para tratamento antes dos 11 anos de idade porque, além de não trazer nenhum benefício adicional ao paciente se comparado ao tratamento após o nascimento dos demais dentes, ainda gera tratamentos de longos anos seja ativo ou passivo. Já na adolescência em diante, dente torto ou mesmo usar aparelho ortodôntico fixo pode ocasionar bullying e afetar até mesmo a sociabilidade e o emocional. Nesses casos, por ser praticamente invisível, higiênico e confortável, fica aqui o convite para conhecer a alternativa do aparelho móvel que pode ser trocado entre 3 a 14 dias em casa pelo próprio paciente!

Para qualquer idade a qualidade e maior efetividade do tratamento ortodôntico é extremamente dependente do conhecimento do profissional Dessa forma, procure cirurgião-dentista com a expertise para que sua saúde não seja comprometida. Por isso, antes de se consultar com qualquer dentista, procure indicações e cheque as informações sobre o mesmo no Conselho Regional de Odontologia da sua região.

Conseguiu tirar suas dúvidas sobre o momento certo de usar aparelho? Então envie seu nome para nosso WhatsApp (62) 9 84008882 e receba os conteúdos exclusivos!

Att.,

CD Dr. Alberto dos R. Condé Jr.

CRO-GO 6.411 

Posts relacionados

Deixe um comentário

× Gostaria de agendar uma consulta?