Qual o tempo de tratamento necessário com o invisalign?

5 minutos para ler

Dois fatores pesam bastante para que pessoas que precisam corrigir a posição dos dentes não utilizem aparelho fixo. São eles o tempo de tratamento e o impacto na aparência.

Mas os empecilhos podem ser superados se o paciente optar pelo invisalign. Esse alinhador dental é um aparelho muito eficaz para reposicionar os dentes, já que, se encontrar um dos muitos bons profissionais com experiência, promove um tratamento de menor duração e mais discreto.

Neste post vamos explicar como funciona o invisalign, o que pode influenciar no tempo de tratamento e maneiras de realizar a limpeza e higiene. Continue a leitura!

O invisalign e seu diferencial estético

O tratamento com invisalign não é feito apenas com um aparelho. Na verdade, trata-se do planejamento específico de um dentista com a expertise necessária para utilizar o conjunto de placas sutilmente diferentes utilizadas em sequência. Elas promovem a movimentação dos dentes desalinhados para a posição planejada, respeitando as limitações de cada paciente.

A vantagem estética do invisalign está no fato de ser uma placa fabricada com plástico chamada Smartrack, um material praticamente invisível. Ou seja, quem faz uso desse alinhador consegue corrigir o sorriso sem que as pessoas percebam que está processo de tratamento.

Há uma vantagem em relação aos aparelhos tradicionais, que são fabricados com metais e têm bráquetes, fios e elásticos bastante visíveis que interferem na imagem. Com o invisalign não existe perda estética, e praticamente nada se altera na aparência.

CTA_Tipos-e-indicações-dos-aparelhos-dentais-invisíveis_2 (1)

Fatores que influenciam no tempo de tratamento

Apesar de o invisalign ser discreto, é fato que os pacientes se preocupam com o tempo de tratamento. Afinal, quanto antes for possível corrigir o sorriso, melhor. Porém, não podemos estipular um prazo fixo de duração nem com o fixo e nem com o uso dos alinhadores.

Isso porque existe uma série de fatores que podem interferir nesse tempo, e um deles é a complexidade de cada caso. Para aqueles que exigem uma intervenção maior, o período em tratamento também será mais extenso.

Outro fator é a cooperação do paciente, pois depende muito dele que a correção seja feita de modo mais rápido. Afinal, é necessário que a pessoa use o aparelho pelo tempo mínimo recomendado pelo dentista.

É possível retirá-lo para se alimentar e em ocasiões especiais. Portanto, se o paciente não respeitar o tempo indicado pelo profissional, os resultados demorarão mais para se mostrarem, e será preciso usar o alinhador por mais tempo ou mesmo mais alinhadores adicionais. Com o aparelho fixo acontece algo semelhante, isto é, se o paciente quebra peças ou não faz a higiene correta, surgem cáries e o tempo e resultado do tratamento fica aquém do planejado..

Quiz Invisalign

Não podemos deixar de citar algo muito importante no tempo de tratamento com invisalign: a atuação do profissional. Ela é fundamental porque cabe ao dentista planejar todo o tratamento, calcular as etapas do planejamento e fazer a substituição dos alinhadores no tempo certo.

Melhores respostas são alcançadas quando o profissional possui experiência, realiza um bom planejamento do sorriso e recomenda a troca da placa de acordo com a resposta orgânica. Quanto mais competente for seu trabalho, menos tempo o tratamento vai durar.

Apesar de existirem esses fatores, saiba que os alinhadores trazem resultados mais rápidos quando comparados aos aparelhos convencionais. Isso porque a troca dos alinhadores acontece entre 3 a 7 dias, e assim as alterações ocorrem constantemente, possibilitando uma melhor resposta orgânica e com menos dor.

Cuidados com a limpeza do invisalign

Um ponto muito positivo e significativo do invisalign é o cuidado com a higiene e a saúde bucal do paciente, visto que o alinhador pode ser retirado na hora de comer e para fazer a escovação dos dentes.

Assim, há menor acúmulo de placa bacteriana e menores chances de desenvolvimento de tártaro e de cáries. O paciente não encontra barreiras para fazer a sua higienização bucal, o que evita o acúmulo de resíduos no aparelho.

Inclusive, ele também pode ser higienizado facilmente. Basta usar uma escova de dentes macia e o creme dental para fazer a sua limpeza. Não é necessário usar produtos específicos e nem submergir o alinhador em alguma substância.

Embora não seja possível precisar um tempo de tratamento igual para diferentes pacientes, é fato que, se o dentista tiver a experiencia específica, o prazo será menor que o período necessário para quem utiliza um aparelho tradicional. Além disso, não há prejuízos na aparência e a saúde bucal fica preservada.

Agora que você conhece mais detalhes do invisalign, já pode corrigir o seu sorriso sem problemas. Veja onde colocá-lo em Goiânia!

CTA_Tipos-e-indicações-dos-aparelhos-dentais-invisíveis_2 (1)

Att.,

CD Dr. Alberto dos R. Condé Jr.

CRO-GO 6.411

Posts relacionados

Deixe um comentário

× Gostaria de agendar uma consulta?