“Quando devo ir ao dentista?” Descubra a frequência ideal!

3 minutos para ler

 

“Quando devo ir ao dentista”? Essa é uma pergunta bastante recorrente na vida de boa parte das pessoas, tendo em vista que a manutenção de uma rotina adequada de atendimentos com esse profissional ajuda a ter dentes mais bonitos e uma saúde bucal impecável. Pensando nisso, preparamos esse post para que você descubra qual a frequência ideal!

Logicamente, isso dependerá também de uma série de fatores e não existe uma resposta que se aplique a qualquer indivíduo. No entanto, com um pouco mais de conhecimento e uma análise do seu perfil, fica muito mais simples entender de quanto em quanto tempo você deve agendar a sua consulta. Continue lendo e confira!

A importância de consultar o dentista

Visitar regularmente o seu dentista é um dos hábitos que qualquer pessoa deveria ter, sobretudo se considerarmos que, nos dias de hoje, já é muito bem estabelecido que a saúde bucal é extremamente importante e tem a capacidade de interferir não apenas na própria região e nas áreas adjacentes da face, mas sim no organismo como um todo.

Por isso mesmo, você deve reservar um momento no seu calendário para o atendimento desse profissional, que fará uma boa avaliação e ajudará não apenas na identificação precoce de eventuais problemas, mas também fará recomendações para a prevenção de doenças, realizará os tratamentos necessários e orientará sobre suas práticas alimentares e de higiene.

A frequência ideal para ir ao dentista

Você não deve marcar uma consulta apenas quando perceber alguma diferença nos dentes ou sentir algum sintoma na cavidade oral. A visita deve ser feita também a título de prevenção, geralmente agendada a cada 6 meses, pelo menos. Uma das melhores maneiras de cuidar da sua saúde, tanto orgânica quanto bucal, é evitando os problemas que possam surgir.

Esse atendimento, na realidade, terá a intenção de complementar os cuidados feitos em casa, além de avaliar e realizar intervenções de profilaxia. Em situações específicas, esse intervalo pode ter que ser reduzido, como no uso de aparelhos ortodônticos, em pessoas com gengivite, fumantes e para quem tem muito acúmulo de tártaro, por exemplo.

Quiz Invisalign

As novas possibilidades do Invisalign®

Como falamos acima, existem casos nos quais a frequência dos atendimentos precisa ser maior. Uma das situações mais comuns que demanda consultas com maior assiduidade é quando a pessoa está usando aparelho ortodôntico fixo. Via de regra, esse paciente precisaria visitar o dentista todos os meses, sem contar em eventuais urgências.

No entanto, com a técnica ortodôntica Invisalign®, a cosia muda de figura. É possível fazendo agendamentos com intervalos maiores, que podem ser entre 3 e 6 meses, dependendo de certos fatores e da avaliação do ortodontista. Com isso, torna-se muito mais simples organizar a agenda, programar-se e até mesmo fazer o tratamento morando em outro país.

E agora, a pergunta “quando devo ir ao dentista” foi respondida? Como você viu, essa resposta depende também de alguns fatores, mas o uso de técnicas e procedimentos modernos, como o Invisalign®, o alinhamento sem fio e com dispositivos móveis, pode ser essencial para espaçar os atendimentos conforme as suas necessidades e possibilidades!

Gostou de aprender quando você deve ir ao dentista e com que frequência você deve agendar suas consultas? Então, compartilhe este post em suas redes sociais!

Condé Invisalign Doctor CROGO/EPAO 1587, RTCD

Dr. Alberto dos R Condé Jr

CROGO6411

Posts relacionados

Deixe um comentário

× Gostaria de agendar uma consulta?