Quando se comemora o Dia do Dentista, afinal?

3 minutos para ler

Você sabe quando se comemora o Dia do Dentista? Essa data tão especial é celebrada em dois dias diferentes e é uma excelente oportunidade para valorizar e parabenizar esses profissionais tão importantes.

Mas, afinal, qual o papel do dentista em nossas vidas e quais ações podem ser feitas para comemorar esses dias? Para homenagear nossos profissionais preferidos, criamos este post muito especial falando um pouco mais sobre o assunto. Confira!

Como surgiram as datas?

O Dia do Dentista é comemorado em duas datas distintas, nacionalmente no dia 25 de outubro e mundialmente no dia 3 de outubro. A escolha do dia no Brasil aconteceu como uma homenagem ao Decreto 9.311, criado no mesmo dia, no ano de 1884, que inaugurou os primeiros cursos de graduação em odontologia no Rio de Janeiro e na Bahia.

Já o dia mundial acontece também em outubro, porém, no dia 3. A data foi escolhida porque nesse mesmo dia, no ano de 1840, foi criada a primeira formação de odontologia na Baltimore College of Dental Surgery, nos Estados Unidos.

Que ações podem ser implementadas nesses dias?

Além de valorizar e homenagear o profissional, essas datas comemorativas também são uma excelente oportunidade para criar ações sociais e conscientizar a população sobre a importância de visitar um dentista.

No Brasil, estima-se que 20% da população não frequenta o dentista com regularidade. Isso acontece por diversos fatores, entre eles, a falta de renda e os problemas de agendamento para tratamentos públicos.

Apesar dos avanços de políticas públicas em relação à saúde bucal, apenas 30,7% dos serviços odontológicos prestados no país são provenientes do SUS.

Assim, profissionais da área utilizam as datas comemorativas para promoverem algumas ações, como mutirões de atendimento gratuito à população e visitas a escolas para ensinar os pequenos a manterem bons cuidados de higiene bucal.

Quiz InvisalignPowered by Rock Convert

Qual a importância desse profissional?

O trabalho desenvolvido pelos dentistas é fundamental para a saúde pública. Bons profissionais podem fazer toda a diferença na vida das pessoas. Isso porque, independentemente da área de atuação, os cirurgiões-dentistas podem resolver problemas, prevenir complicações e impactar diretamente a autoestima de seus pacientes, devolvendo a confiança de sorrir, mastigar e falar.

Ao escolher o seu dentista, é fundamental buscar por profissionais qualificados e que atuem com ética, caráter e respeito, dando garantias e mostrando resultados. Nos casos de tratamentos ortodônticos, por exemplo, muitas vezes, o resultado alcançado tem mais relação com a excelência do profissional do que com o aparelho em si.

Com base nisso, é importante valorizar profissionais que trabalham com planejamento e que buscam sempre motivar e esclarecer dúvidas dos pacientes, proporcionando um tratamento seguro e tranquilo.

Agora que você já sabe quando se comemora o Dia do Dentista, não se esqueça de parabenizar e valorizar o profissional que cuida de sua saúde bucal e procura sempre conquistar os melhores resultados.

Gostou do post? Então compartilhe este conteúdo nas redes sociais e mostre aos seus amigos a importância de contar com um bom dentista.

Odonto Condé / Condé Invisalign

Doctor CROGO/EPAO 1587, RTCD

Dr. Alberto dos R Condé Jr

CROGO6411

Posts relacionados

Deixe um comentário

× Gostaria de agendar uma consulta?