Quanto tempo devo esperar para repetir o clareamento dental?

4 minutos para ler

 

Muitas pessoas querem ter um sorriso branco, por isso a busca por clareamento dental profissional tem crescido cerca de 30% ao ano no Brasil. O procedimento consiste na aplicação de agentes que quebram única e exclusivamente as moléculas que dão os pigmentos dos dentes.

Mesmo popular e cada vez mais acessível, é preciso ter muito cuidado no clareamento dental, considerado uma intervenção clínica profissional: o mau uso dessas substâncias pode levar à necrose gengival e dental.

Além desse cuidado, a durabilidade do tratamento também vai depender das orientações corretas do profissional quanto aos cuidados necessários após sua realização.

Está em dúvidas sobre quando repetir um clareamento dental? Continue lendo que vamos tirar as principais dúvidas sobre este assunto!

Quanto tempo dura o clareamento dental?

Pesquisas mostram que cerca de 90% dos clareamentos mantêm uma boa durabilidade durante o primeiro ano. Já quem bebe muito refrigerante, café e outras bebidas com corantes, pode ter essa duração encurtada para, em média, seis meses.

Se seguidas todas as instruções dadas pelo dentista, o tratamento pode durar até 3 anos. A alimentação e cuidados específicos é vão definir o tempo de “validade” do procedimento.

Quais cuidados devem ser tomados durante e após o clareamento dental?

Durante o clareamento é preciso evitar alimentos como café, refrigerantes, corantes alimentícios e até o uso de certos medicamentos, que podem interferir tanto no resultado final do tratamento quanto na sua durabilidade.

Use canudos de plástico para ingerir estes alimentos, assim você evita o contato deles com os dentes. Logo depois, enxágue a boca com água e, após 30 minutos, escove os dentes.

Este tempo para escovação deve ser esperado por causa da composição destes alimentos: por serem ácidos, devemos aguardar que a saliva neutralize o seu PH.

Quiz Invisalign

O paciente deve atentar-se à correta higienização diária dos dentes e buscar, periodicamente, a limpeza dentária profissional, para fazer a retirada de placas bacterianas que podem afetar a coloração dos dentes.

Além disso, o clareamento se o paciente apresenta retrações gengivais que, independente do tamanho, pode causar sensibilidade nos dentes de algumas pessoas. Por isso, sempre procure seu dentista para remover as causas, tratar a retração gengival tais como a mordida torta e, só depois, aplicar o desensibilizante que, em associação com o flúor de consultório podem minimizar esse problema.

Dentes clareados podem escurecer novamente?

Sim! Contudo, se o tratamento foi bem feito e se foi feito o polimento coronário para fechar os canalículos dentinários, dificilmente esses dentes voltarão a ter a cor inicial. Isso acontece por vários motivos, inclusive a idade, mesmo que o paciente siga à risca todas a orientações dadas pelo dentista.

O uso de aparelhos dentários fixos também pode afetar a cor do dente, por causa do uso de substâncias utilizadas para fixá-los neles. Para quem quer fazer  o tratamento sem esse risco, pense em usar o Sistema de Tratamento Ortodôntico invisalign, removíveis, transparentes e que permitem uma melhor higiene bucal, o que dificulta o escurecimento dentário.

Curiosidades: o clareamento pode ser feito durante e após o tratamento ortodôntico, mesmo com as peças ou attachments colados! Aliás, se for o Invisalign, você pode usar a própria moldeira do alinhador como base para colocar o clareador.

Quando devo repetir o clareamento dental?

Muitas pessoas têm grandes dúvidas sobre quando chega a hora da manutenção do clareamento. Em média, leva de 1 a 3 anos para que o procedimento seja repetido, levando em consideração os hábitos das pessoas e vários outros fatores, incluindo a idade.

É preciso ter em mente que o clareamento dental não é só uma questão estética, mas de saúde bucal. Várias técnicas de limpeza e manutenção do sorriso são usadas durante o tratamento, o que te permite, além de ter um sorriso mais branco, ter uma boca e gengiva mais saudáveis.

Por isso, seja para repetir o clareamento dental ou fazer qualquer outro procedimento dentário, procure sempre um dentista de confiança. Sua boca agradece!

Gostou das dicas? Quer saber mais sobre saúde bucal e tratamentos dentários? Nos siga no Facebook e no Instagram!

 

Att.,

CD Dr. Alberto dos R. Condé Jr.

CRO-GO 6.411

 

Posts relacionados

Deixe um comentário

× Gostaria de agendar uma consulta?