Quem pode usar lente de contato dental? Tire sua dúvida aqui!

4 minutos para ler

A lente de contato dental é a queridinha das pessoas que querem um sorriso mais perfeito possível! Na verdade, esse é um dos segredos das celebridades que, de uma hora para outra, aparecem com os dentes alinhados e mais brancos! Lembrando que muitos usaram sim o aparelho ortodôntico, mas, o Invisalign®.

A grande vantagem, além do resultado incrível, é a rapidez desse tratamento estético. Mas será que é uma solução para todos os pacientes?

Neste artigo, descubra quem pode usar lente de contato dental, além de detalhes desse procedimento estético. Acompanhe:

O que é lente de contato dental?

São laminados de porcelana ultrafinos, com espessura de 0,2 a 0,6 mm. Funciona, portanto, como uma capinha, que é colada nos dentes que se pretende corrigir. Apesar da espessura finíssima, as lentes de contato dental são bastante resistentes.

É um procedimento estético indicado para corrigir dentes com diastemas (espaços entre os dentes), dentes muito curtos, amarelados, dentre outros problemas estéticos. Mas, está contra indicado para casos de dentes tortos ou apinhados pois, nesses casos, o uso prévio do aparelho é fundamental. Se houver rejeição do aparelho fixo, temos o invisalign® como alternativa.

Como é feito o procedimento?

Na consulta, o dentista faz uma avaliação dos dentes e o molde do sorriso do paciente. A partir disso, vai manipular as fotos e radiografias para simular qual a melhor opção de tamanho dentário e gengival que mais combina com o sorriso de cada paciente. Vai ser levando em conta o formato dos dentes e de seu rosto para que o resultado fique bastante natural.

Com a simulação aprovada de como ficará o planejamento do sorriso, as lentes de contato são produzidas por um protético, que utiliza uma impressora 3D.

Depois de prontas, o dentista precisa alisar os dentes que vão receber o material, realizando um pequeno desgaste. As lentes de contato são coladas nos dentes com um adesivo líquido.

Mulher sorrindo após realizar um procedimento odontológico de estética

Quem não pode usar a lente de contato dental?

Apesar de todas essas vantagens e resultados estéticos surpreendentes, as lentes de contato dental não são indicadas para todos os pacientes. Alguns impeditivos que exigem outros procedimentos:

Quiz Invisalign
  • cáries;
  • doenças gengivais;
  • manchas acentuadas nos dentes;
  • dentes enfraquecidos;
  • dentes com tratamento de canal;
  • fraturas ou trincas nos dentes;
  • dentes com grandes obturações;
  • bruxismo;
  • grande perda de estrutura dental.

Entretanto, somente o exame clínico realizado pelo dentista é que vai determinar se há ou não contraindicação para a colocação da lente de contato dental ou se é preciso um tratamento de saúde bucal antes do procedimento. Converse com o dentista e tire todas as suas dúvidas.

Quanto tempo dura a lente de contato dental?

Apesar de ultrafina, a lente de contato dental pode durar de 5 a 15 anos, mas depende da cooperação do paciente e de alguma fatalidade no sentido de comer algo crocante. 

Ele deve ser rigoroso com a higienização bucal, evitar roer unhas ou morder objetos, evitar alimentos muito duros e visitar o dentista periodicamente para que ele acompanhe sua saúde bucal.

Caso a lente de contato dental trinque ou quebre, não há como consertá-la. A peça deverá ser produzida novamente e substituída.

Agora você já sabe quem pode usar lente de contato dental. Caso esse tratamento não seja indicado para você, verifique com o dentista quais procedimentos você pode realizar, como a colocação de facetas de porcelana ou um tratamento ortodôntico, dependendo do problema apresentado. Hoje, a tecnologia na odontologia estética não para de evoluir e o objetivo é que todos os pacientes consigam um sorriso perfeito!

Você já conhecia as vantagens desse procedimento estético? Entenda também a diferença entre a lente de contato dental e as facetas de porcelana neste post.

Att.,

CD Dr. Alberto dos R. Condé Jr.

CRO-GO 6.411

Posts relacionados

Deixe um comentário

× Gostaria de agendar uma consulta?