Quer usar aparelho ortodôntico invisível? Conheça o Invisalign

8 minutos para ler

 

Muitas pessoas sonham em alinhar os dentes, mas desistem quando pensam no desconforto e na mudança de aparência durante o tratamento ortodôntico. Ninguém quer sair por aí exibindo o famoso “sorriso metálico”. Mas você sabia que existe um aparelho ortodôntico invisível? É uma técnica que surgiu em 1945, mas somente nos últimos 20 anos teve um crescimento forte e já corrigiu sorrisos de milhões de pacientes em todo o mundo.

Entretanto, mesmo com todo esse sucesso, o aparelho invisível é para muitos uma novidade no tratamento dos problemas ortodônticos. Quer saber sobre essa técnica? Então acompanhe este artigo!

Afinal, como é o aparelho ortodôntico invisível?

São placas especiais, de um plástico especial, sob medida para a arcada dentária de cada paciente. Por ser transparente, fica invisível, sobre os dentes e, portanto, imperceptível aos outros.

Chamados de alinhadores, os aparelhos invisíveis, se estiverem sobre o controle de um bom dentista, são tão eficazes quanto o tratamento ortodôntico tradicional, composto pelos anéis, fios e bráquetes. Essa maneira inovadora de corrigir o sorriso também tem o diferencial de apresentar resultados em pouco tempo.

Além de totalmente discretos, são removíveis, ou seja, o paciente não precisa evitar determinados alimentos ou ficar preocupado de ter restos de comida aderidos ao aparelho, como ocorre com o fixo.

Tecnologia tridimensional

O aparelho ortodôntico invisível é feito por robôs e utiliza a tecnologia tridimensional (3D), dessa forma é desenvolvido de acordo com as necessidades ortodônticas de cada paciente. A grande vantagem é que garante uma melhor movimentação dos dentes com conforto e praticidade.

A marca comercial que mais se destaca desse segmento por sua tecnologia e bons resultados é o Invisalign. A placa já vem dos Estados Unidos pré-ativada, conforme as instruções do cirurgião-dentista.

O Invisalign é indicado para casos específicos?

Todos os pacientes (crianças, adolescentes e adultos) que querem um tratamento inovador, discreto, rápido e com conforto podem usar o Invisalign. 

Caso o dentista tenha a formação apropriada, experiência e domínio técnico, a indicação de Invisalign é permitida, inclusive em casos complexos como os que envolvem reabilitação oral, cirurgia ortognática ou extração. A dificuldade hoje está em treinar o cirurgião-dentista para usar a técnica Invisalign nessas situações, pois o acesso ao conteúdo envolve cursos no Brasil e no exterior, isto é, muito estudo. Sem contar que, se o dentista está na sua “zona de conforto” com o aparelho fixo, óbvio que pode questionar a técnica Invisalign. Cabe ao paciente selecionar aquele profissional que lhe dá confiança.

Contudo, o paciente deve saber que algumas marcas de alinhadores, principalmente as nacionais, estão limitadas apenas para poucos casos de dentes tortos.

Quais os benefícios do aparelho invisível?

Os benefícios do uso desse aparelho envolvem um tratamento discreto, rápido, confortável e tão eficaz quanto o tratamento com dispositivos fixos, desde que o dentista tenha a adequada expertise.

Com os alinhadores é possível corrigir a mordida sem machucar a boca, como pode acontecer com o uso de aparelhos fixos compostos por fios e bráquetes.

Não há manutenção constante no consultório: o que deve ser feito é a troca por um novo alinhador que, dependendo do planejamento, pode ser feita pelo próprio paciente a cada 7 a 15 dias, de onde ele estiver.

Resultados em pouco tempo

Os resultados desse e de qualquer tipo de tratamento dependem de vários fatores, tais como: material selecionado, grau de conhecimento e experiência do dentista, além da colaboração do paciente.

Se os princípios básicos forem preenchidos, com o Invisalign os resultados começam a aparecer nos primeiros meses de tratamento. As pessoas só perceberão que o paciente está usando o alinhador se forem comunicadas, pois o aparelho é praticamente invisível.

Ciência comprova

Trabalho publicado em 2015 na revista online BCM Oral Health apontou os benefícios do Invisalign em relação ao aparelho ortodôntico fixo. A pesquisa acompanhou por 6 meses 100 voluntários (50 utilizavam o Invisalign e 50 o aparelho fixo convencional).

O resultado: durante e depois desse período a saúde das gengivas dos pacientes do Invisalign era melhor do que os do aparelho fixo. Em relação à satisfação com o tratamento, apenas 6% dos pacientes com Invisalign relataram algum problema em relação ao bem-estar durante o uso contra 36% dos usuários do aparelho fixo.

Quiz Invisalign

Outra pesquisa ratifica essas conclusões. Com o título “Discomfort associated with Invisalign and traditional brackets: A randomized, prospective trial.” Os autores Dr

White DW, e seus colaboradores publicaram num dos maiores jornais do mundo, o Angle Orthod. em julho de 2017 que também concluiu que o tratamento com Invisalign gera bem menos desconforto do que o aparelho fixo. Sem contar o fato de ser um tratamento mais rápido e tão efetivo (comprovado por esse artigo no melhor periódico do mundo) 

A saúde periodontal dos pacientes com Invisalign estava três vezes melhor do que os que fizeram tratamento com o aparelho fixo. Além disso, os pacientes que utilizaram os alinhadores tinham menos chances de adquirir a gengivite e periodontite.

Como iniciar o tratamento?

Assim como em tratamentos odontológicos em geral, procure um profissional treinado e credenciado para fazer o tratamento com alinhador invisível. Na dúvida, consulte o Conselho Regional de Odontologia (CRO) da sua região.

O dentista faz uma avaliação do paciente e um molde especial é solicitado, juntamente com os exames de fotos e radiografias convencionais. Dentro de alguns dias, o profissional apresenta o laudo ao paciente.

Assim, já é possível saber qual será a duração do tratamento e, consequentemente, o número de alinhadores que serão utilizados.

Após a aprovação, os alinhadores chegam ao consultório do dentista em algumas semanas e os aparelhos são testados na boca do paciente. As placas são personalizadas e tem um encaixe perfeito nos dentes.

Durante o tratamento, a cada duas semanas, os alinhadores são trocados pelo próprio paciente e as visitas ao dentista, além de rápidas, são flexíveis e se ajustam à disponibilidade de cada um. Há pacientes que moram em outro país e, mesmo assim, conseguem fazer o tratamento.

O prazo para conclusão do tratamento é informado pelo ClinCheck, um simulador de planejamento ortodôntico, excelente ferramenta de comunicação entre profissional e paciente, que mostra, etapa por etapa, alinhador por alinhador, a programação do tratamento ortodôntico personalizado.

Quais as vantagens do uso do aparelho invisível Invisalign?

Entre as principais vantagens estão o fato de ser um tratamento discreto, ideal para pessoas que trabalham com a imagem pessoal ou que não se adaptam ao método convencional com bráquetes e fios, que podem machucar a boca e a gengiva.

Você já viu um ator de TV ou jornalista usando aparelhos ortodônticos convencionais? Ultimamente as celebridades têm adotado o método de tratamento ortodôntico com Invisalign, assim, ao aparecerem na televisão ou em revistas, não fica visível o tratamento que está sendo feito.

Durante o tratamento, o paciente não sente tanto incômodo com o aparelho invisível. No começo, sente apenas uma leve pressão nos dentes, mas acaba se acostumando muito rápido.

Higiene

Além disso, os componentes do aparelho fixo ficam “grudados” no dente, o que dificulta a correta higienização. O paciente precisa ser bem disciplinado, utilizar escova e fio dental específico para aparelhos e, se possível, tentar escovar os dentes sempre que consumir algum alimento.

Com o aparelho ortodôntico Invisalign, é tudo muito simples: pois, na hora de se alimentar, no momento da higienização ou para ir a algum evento específico, o paciente remove o aparelho, o que traz um conforto e tanto. Na prática, é um tratamento que permite manter o estilo de vida do paciente.

Apesar dessa facilidade, é importante lembrar que para resultados eficazes e rápidos é recomendado que os alinhadores sejam removidos apenas durante as principais refeições e higiene bucal, e, ainda mais importante é a seleção do cirurgião-dentista com o conhecimento adequado para tratar os casos mais complexos..

Como se vê, o aparelho ortodôntico invisível só traz vantagens! Apesar de apresentar um custo mais elevado em comparação ao aparelho fixo convencional, vale a pena pela estética, conforto, praticidade e rapidez nos resultados. O aparelho dessa modalidade que existe há mais tempo e é o mais inovador atualmente é o Invisalign, que garante satisfação do começo ao fim do tratamento!

Você quer saber mais sobre os tipos de aparelhos invisíveis? Já conhecia o aparelho ortodôntico invisível? Saiba mais no nosso livro Tudo sobre aparelhos odontológicos invisíveis.

Att.,

CD Dr. Alberto dos R. Condé Jr.

CRO-GO 6.411

Posts relacionados

Deixe um comentário

× Gostaria de agendar uma consulta?