Conheça os tipos de raspagem de tártaro!

4 minutos para ler

Manter o sorriso mais natural e saudável possível exige uma série de cuidados, seja na escovação e no uso diário de fio dental, seja na visita periódica ao consultório do cirurgião-dentista. Pensando nisso, o texto a seguir explica o que é e por que é importante fazer a raspagem de tártaro, um problema relacionado à formação de placa bacteriana na boca.

Além disso, o material mostra quais são os tipos de raspagem de tártaro (supragengival e subgengival), que removem boa parte dos micro-organismos dos dentes e da gengiva, combatendo possíveis danos à saúde oral. Tem interesse nesse tema? Então, comece a leitura agora mesmo!

Como o tártaro se forma?

Tártaro, também chamado de cálculo dental, é como se chama o processo de endurecimento da placa bacteriana, tanto na superfície do dente quanto nos tecidos gengivais. A placa bacteriana se forma, por sua vez, devido à falta de higiene e ao acúmulo de restos de alimento na dentição, proporcionando um ambiente ideal para a multiplicação de micro-organismos na boca.

Qual é a importância de fazer a raspagem de tártaro?

O cálculo dental é indicativo de placa bacteriana na cavidade bucal, o que, geralmente, compromete a saúde do dente e da gengiva. Isso leva a complicações como as cáries, a gengivite (inflamação nos tecidos gengivais) e a periodontite (estado avançado de gengivite), por exemplo. Por isso, a recomendação é fazer sempre a limpeza dental e, em caso de tártaro, procurar o especialista para fazer a raspagem do material orgânico.

Quais são os tipos de raspagem e as características de cada técnica?

Até aqui, você descobriu o que é tártaro e por que é necessário fazer a raspagem dessa crosta que surge na dentição devido ao enrijecimento da placa bacteriana. Entretanto, quais são os tipos de raspagem realizados no consultório odontológico?

Raspagem supragengival

É indicada para remover a crosta mais visível na superfície do dente, devido ao acúmulo de placa bacteriana no local. Para isso, o profissional utiliza utensílios específicos, como curetas manuais e ultrassom odontológico, que ajudam a remover o tártaro e limpar a superfície da dentição e da gengiva.

Quiz InvisalignPowered by Rock Convert

Raspagem subgengival

A raspagem subgengival, por outro lado, é recomendada para remover a placa bacteriana que se acumula abaioxo da linha da gengiva, sendo menos visível às outras pessoas. O procedimento normalmente usa uma cureta, utensílio odontológico para limpar a região sem machucar os tecidos bucais. Tanto a raspagem supragengival quanto a subgengival podem ser feitas em uma ou mais sessões no consultório, a depender do agravamento da situação.

É importante se lembrar, também, de que o dente torto ou encavalado aumenta a possibilidade de placa bacteriana na dentição, provocando o acúmulo de tártaro. Nesse caso, o alinhamento dentário é uma opção, seja com tratamento fixo, seja com o sistema ortodôntico Invisalign®, que usa moldeiras transparentes para correção ortodôntica.

Neste post, você entendeu o que é a raspagem de tártaro, procedimento que remove a placa bacteriana enrijecida da superfície do dente e dos tecidos gengivais, combatendo complicações como a gengivite e as cáries. Por isso, não deixe de consultar-se com o dentista semestral ou anualmente e realize a sua higienização bucal sempre após as refeições.

O material foi útil para você? Se sim, não deixe de acompanhar outros artigos interessantes sobre saúde bucal. Nos sita no instagram @aparelho_invisivel_goiania e receba informações em primeira mão!

CDDr. Alberto dos R Condé Jr CROGO6411

Único Speaker/Professor, ao mesmo tempo, da Invisalign, Team1, Itero e Propel no Brasil

Odonto Condé / Condé Invisalign Doctor CROGO/EPAO 1587, RTCD

Posts relacionados

Deixe um comentário

× Gostaria de agendar uma consulta?