Existe mesmo a rejeição em implante dentário? Venha saber!

4 minutos para ler

A probabilidade de haver rejeição do implante dentário é uma dúvida comum entre os pacientes. A taxa de sucesso no tratamento de implante chega a 98%, em média. Entretanto, há casos em que pode haver insucesso e o paciente perde seus implantes. Neste post, vamos tirar suas dúvidas em relação à rejeição de implante dentário e quais são os riscos de esse problema acontecer. Vamos lá?

Quais são os riscos de rejeição de implante dentário?

Na realidade, a rejeição em si é muito rara, pois o implante é confeccionado em titânio, um material biocompatível que se integra ao nosso organismo. No entanto, existem casos que podem prejudicar o processo de osseointegração — que é a formação do osso ao redor do implante. Quando isso ocorre, surgem problemas e o paciente pode perder o implante.

Quais fatores prejudicam o processo de osseointegração?

O processo de osseointegração — que é a formação do osso ao redor do implante — ocorre naturalmente em nosso organismo, que trabalha para regenerar a parte do osso que foi perfurada para a instalação do material. No entanto, existem casos que podem prejudicar o processo de osseointegração. Quando isso ocorre, surgem problemas e o paciente pode perder o implante.

A seguir, vamos citar alguns fatores que prejudicam o processo de osseointegração e podem causar a perda do implante.

Bruxismo

Pacientes que sofrem de bruxismo têm o hábito de apertar e ranger os dentes. Esse ato causa uma sobrecarga sobre as coroas dos implantes, o que dificulta a osseointegração.

Cigarro, osteoporose, diabetes descontrolado e uso de bisfosfonatos

O cigarro prejudica o processo de cicatrização, pois afeta a circulação sanguínea. Nesse caso, o osso tem dificuldade para se regenerar e, então, fica mais difícil para o implante ficar fixo no osso.

Má higiene bucal

Ter uma boa higiene bucal é essencial para o sucesso do tratamento. Isso porque a presença de bactérias na boca impedem que o local operado cicatrize corretamente. Então, a formação de osso ao redor do implante também é afetada.

Doenças periodontais

Inflamações ou infecções causadas por doenças periodontais é outro fator que prejudica o processo de cicatrização, dificultando a formação do osso em volta do implante.

Baixa qualidade óssea

Uma das condições para que o paciente faça o implante é que ele tenha uma boa qualidade óssea. Caso contrário, o integrante não vai se integrar ao tecido e o implante pode cair.

Quiz Invisalign

Falha na técnica

Implante pode cair se for colocado de maneira errada, no local sem osso suficiente ou se houver contaminação com bactérias. Para aumentar a segurança do procedimento, o uso da tomografia é fundamental. Se não houver espaço suficiente, pode estar indicado o uso do aparelho ortodôntico para criar esse local adequado e, se o paciente rejeita o uso do fixo convencional, temos o Invisalign para um alinhamento sem fios e sem enrolação.

Como saber se há problemas com o implante dentário?

Para evitar complicações após a cirurgia, o paciente deve seguir à risca as orientações do profissional. Contudo, se mesmo seguindo as recomendações do dentista aparecerem determinados sintomas, é preciso ir ao dentista imediatamente. Veja quais são eles:

  • dor intensa;
  • formigamento ou dormência nos lábios, língua, bochecha e queixo;
  • mobilidade;
  • secreções ou pus no local da cirurgia.

Esse tipo de situação é indicativo de que algo está errado. Entretanto, se o dentista for consultado imediatamente, a perda do implante pode ser evitada.

Então, como você viu, não há chances de rejeição do implante dentário, apenas situações que podem contribuir para o insucesso do tratamento. Vale ressaltar que o procedimento só pode ser realizado por profissionais altamente qualificados. Por isso, se você precisa fazer um implante, procure por dentistas especialistas na área.

Gostou do post e precisa de profissionais qualificados para preparar sua boca apra receber os implantes dentários? Entre em contato com a Condé Invisalgn Doctor agora mesmo!

Odonto Condé / Condé Invisalign

Doctor CROGO/EPAO 1587, RTCD

Dr. Alberto dos R Condé Jr

CROGO6411 

Posts relacionados

Deixe um comentário

× Gostaria de agendar uma consulta?