4 cuidados essenciais após a retirada do aparelho ortodôntico

6 minutos para ler

Você finalmente chegou naquele momento especial: a retirada do aparelho ortodôntico! Já está pensando em como sua vida será mais fácil, sem tantos cuidados com higienização e podendo abusar de balas e chicletes? Bom, nessa hora, é importante ter o pé no chão e entender que nem tudo são flores.

Após a finalização do tratamento, algumas medidas precisam ser tomadas para atingir sua saúde bucal e, dentro do indicado, a sua satisfação. Negligenciar esses cuidados pode trazer consequências, como a volta dos dentes para o lugar inicial e até a necessidade de recolocação do aparelho.

Quer saber quais são as nossas dicas? Então, continue a leitura!

1. Use a contenção

Essa é a principal dica quando falamos sobre manutenção dos resultados. Muitas pessoas, ao verem-se livres do aparelho fixo, ficam mais descuidadas e acabam negligenciando essa etapa. Trata-se de um grande erro.

O aparelho de contenção é responsável por segurar, dentro do possível, os dentes no lugar e limitar a perda do que foi alcançado. Existem diversos modelos, alguns parecidos com o aparelho móvel, outros fixos (normalmente utilizados no arco inferior).

Também há opções estéticas, como o Vivera Retainer®, uma contenção móvel praticamente invisível e desenvolvida com a mesma empresa que fabrica os aparelhos Invisalign®.

2. Faça visitas periódicas ao ortodontista

Não é porque o tratamento acabou que você deve abandonar totalmente as visitas ao profissional. Compareça às consultas de retorno com o ortodontista para fazer avaliações periódicas. Assim, ele pode garantir que os resultados foram mantidos e você não corre o risco de perder parte do tratamento.

Além disso, não se esqueça de manter uma disciplina nas consultas de rotina com o dentista, a fim de realizar limpezas e garantir que sua saúde bucal esteja sempre em perfeito estado.

3. Não abra mão da higienização

É comum que, após anos de cuidados excessivos, o paciente acabe afrouxando na higiene bucal depois de retirar o aparelho. Porém, isso não é indicado.

Com os dentes mais alinhados e juntos, a possibilidade de formação de cálculo dentário e de cárie interproximal aumenta. Por isso, o fio dental permanece imprescindível e a escovação deve continuar a ser feita com a mesma intensidade.

Pense pelo lado bom: pelo menos você não terá que remover pedaços de alimentos do aparelho.

4. Mantenha alguns cuidados com a alimentação

Com a retirada do aparelho fixo, finalmente você pode ou não se ver livre das restrições alimentares que tinham como objetivo proteger os bráquetes. Ou seja, para se jogar sem culpa em produtos como castanhas, amendoins, espigas de milho e até balas só é possível se NÃO usar a contenção fixa porque ela vai se quebrar ao comer com os dentes da frente. Só com as contenções removíveis tais como Vivera Retainer® é possível tirar para comer o que quiser.

utilização das contenções. Ela tem a função de tentar manter, dentro do possível, os dentes em suas novas posições. Para a grande maioria, existe a tendência dos dentes a entortar ou abrir espaços após a Ortodontia ativa. A causa é o envelhecimento.

As revisão são feitas com 3 meses, 3 meses, 6 meses e as demais são anuais, mas, se notar que ela soltou, descolou ou o dente começou a entortar, o paciente deverá entrar em contato com o Dr. Alberto imediatamente. Sem parte da contenção, o dente pode entortar ou surgir diastemas. 

Se estiver indicado o reparo na contenção, substituição ou retratamento ortodôntico, um novo planejamento e honorários serão feitos para o paciente ou responsável pagar.

Tipos de Contenções

– Vivera Retainers – vem com até 3 pares e contenções móveis feitas pela Align Technology com material EX40 com 1mm e espessura para usar 12 horas por dia e, se não houver abertura de espaços e nem o dente não entortar, o paciente vai reduzindo o uso conforme o protocolo abaixo. Já a limpeza é feita com pasta de dente e escova dental e pode usar Corega Tabs, mas, jamais use água quente.

1) Primeiro ano: todas as noites por 12horas 

2) Segundo ano: usar por noites alternadas 

3) Terceiro ano: usar apenas nos fins de semana por mais 2 anos ou mais, se houver indicação

Vantagens

a) Vai em todos os dentes, dando o máximo de estabilidade possível até para os dentes “de trás”

b) É removível e há possibilidade de redução gradual do uso se o dente ficar estável com os anos

c) Permite ser removida para o paciente comer que quiser

d) É uma alternativa da contenção fixa

Quiz InvisalignPowered by Rock Convert

e) Reduzir o acúmulo de placa bacteriana se comparada com a fixa

f) Protege os dentes do bruxismo

Desvantagem: 

a) Qualquer alteração no formato dos dentes pode impedir seu uso e indicar a confecção de nova

b) Se houver indicação de novas contenções haverá nova cobrança de honorários.

– Contenção Fixa – é um fio colado apenas nos dentes da frente da parte inferior e, raramente, na superior.

Vantagens:

a) Custo zero ao final do tratamento ortodôntico feito pelo Dr. Alberto

b) É a mais usada no mundo

Desvantagens: 

a) Qualquer tipo de parte solta ou descolada exige atenção do paciente e agendamento imediato, sendo sujeito a custos adicionais para reparos da contenção ou para desentortar os dentes com a Ortodontia

b) Dificulta a limpeza e uso do fio dental

c) Pode machucar a língua ou dar sensação de sujeira, pressão, mal hálito e gengivite

d) Tem maior probabilidade de soltar ou se danificar e gerar custos adicionais de reparo e retratamento ortodôntico

e) Proíbe o uso dos dentes da frente para comer qualquer tipo de alimento

f) Não protege o dentes do bruxismo

g) O fio contém níquel e pode dar reação alérgica

h) Tem que ser usada para sempre ou o dente tem mais de 99% de chance de entortar

ATENÇÃO: qualquer reparo ou ajuste na contenção gera custo adicional variado para o paciente ou pai pagar!

A retirada do aparelho ortodôntico é um momento muito aguardado por quem passa pela experiência. É a partir dele que você verá os resultados para desfrutar de um sorriso perfeito. Com cuidados simples, é possível garantir o sucesso do tratamento sem correr o risco de precisar colocar aparelho novamente.

As dicas foram úteis? Compartilhe este post para que seus amigos também possam garantir dentes mais bonitos e saudáveis após o tratamento ortodôntico. 

Odonto Condé / Condé Invisalign

Doctor CROGO/EPAO 1587, RTCD

Dr. Alberto dos R Condé Jr

CROGO6411

Posts relacionados

Deixe uma resposta

× Gostaria de agendar uma consulta?