Por que roer as unhas é ruim para a saúde bucal?

3 minutos para ler

Roer unhas é um hábito compulsivo que, muitas vezes, é realizado sem que o paciente sequer note o que está fazendo. A prática pode afetar pessoas de todas as idades e, normalmente, está associada a distúrbios de ansiedade e nervosismo.

Mas você sabia que esse mau hábito, além de estragar suas unhas, pode trazer diversos malefícios para a sua saúde bucal? Neste post, explicamos um pouco mais sobre os problemas que esse comportamento pode causar e como é possível eliminá-lo. Confira a seguir.

Quais os malefícios de roer unhas?

O hábito de roer unhas, também conhecido como onicofagia, pode trazer diversos malefícios, tanto para a saúde do organismo como um todo quanto para a boca. A seguir, listamos os principais problemas que podem ser desenvolvidos com a prática.

Mudanças na posição dos dentes

Roer as unhas exerce uma grande pressão na mandíbula, que pode levar a problemas de oclusão e mudanças no alinhamento dos dentes. Quem utiliza aparelho ortodôntico deve ter ainda mais cuidado. Isso porque o aparelho já expõe os dentes a uma pressão maior do que a normal. O habito pode dificultar o alinhamento e até mesmo a perda dos dentes.

Desgastes no esmalte

Outro elemento que sofre com esse mau hábito é o esmalte dentário. A pressão contínua das unhas contra a superfície dos dentes causa desgaste em sua proteção, deixando-os mais expostos a bactérias que causam cáries e gengivites. Roer as unhas também pode fazer com que os dentes adquiram sensibilidade, além de aumentar a possibilidade de fissuras e fraturas.

Piora no mau hálito

As mãos e unhas estão constantemente em contato com bactérias e outros microrganismos que não vivem em nossa boca. Assim, a prática pode agravar problemas de mau hálito, além de aumentar o risco de infecções no caso de feridas na gengiva, bochechas ou língua.

Como minimizar e eliminar o hábito?

Roer unhas é um comportamento compulsivo, por isso, eliminá-lo pode ser um desafio. No entanto, é possível minimizar e até superar esse hábito com alguns cuidados e mudanças de comportamento.

Quiz InvisalignPowered by Rock Convert

O ideal é que você mantenha suas unhas curtas e faça a manicure sempre que puder. Assim, você sentirá pena de estragar o trabalho feito e de jogar dinheiro fora.

Outra dica é investir em bases e esmaltes amargos específicos para quem quer parar de roer as unhas, além de utilizar produtos voltados para o fortalecimento, evitando que as unhas descasquem ou lasquem com facilidade. Por fim, hidrate bem as cutículas para não cair na tentação de arrancar aquelas pelinhas ressecadas.

Roer unhas é um comportamento extremamente maléfico para a saúde dos dentes e da sua boca, no entanto, pode ser difícil superá-lo. Caso tenha dificuldades, a dica é procurar uma piscicóloga ou terapia comportamental, que auxiliará de forma mais efetiva na mudança dos hábitos.

Gostou do post? Assine nossa newsletter e receba mais conteúdos como este em seu e-mail!

Odonto Condé / Condé Invisalign

Doctor CROGO/EPAO 1587, RTCD

Dr. Alberto dos R Condé Jr

CROGO6411

Posts relacionados

Deixe um comentário

× Gostaria de agendar uma consulta?