Saiba 6 hábitos que causam sensibilidade nos dentes

4 minutos para ler

A sensibilidade nos dentes é um problema que afeta muitas pessoas em todo o mundo. Ela se caracteriza por dores dentárias agudas e de curta duração que surgem ao ingerir alimentos quentes ou frios, ou até mesmo pela passagem de ar ao abrir a boca.

Tudo isso acontece porque, com a ação de agentes externos, de alguns hábitos e do tempo, o esmalte dentário (camada externa) acaba se desgastando e deixa a dentina (camada interna) exposta. Com essa exposição, os próprios nervos que compõem a dentina vão ficar vulneráveis a estímulos sensoriais e, então, provocar as incômodas fisgadas.

Pensando nesse assunto, resolvemos apresentar, no post de hoje, 6 dos principais hábitos que causam ou agravam o problema da sensibilidade. Se você tem interesse no assunto, continue com esta leitura e saiba mais!

1. Escovar os dentes em excesso

Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, não é uma escovação intensa, agressiva e com a utilização de escovas com cerdas duras que vai proporcionar um sorriso bonito e saudável. Além de gerar impactos negativos à estética dentária, essa atitude pode causar uma série de problemas à saúde da boca, como é o caso da sensibilidade.

Isso acontece porque, com a excessividade da escovação, o esmalte dentário é desgastado e, por consequência, a dentina fica exposta. A situação pode se agravar e causar uma retração da gengiva, expondo ainda mais a dentina e causando as dores agudas.

2. Ranger os dentes

Também conhecido por bruxismo, o hábito de ranger ou apertar os dentes causa um intenso atrito entre eles, provocando o desgaste do esmalte dentário e até mesmo a quebra de dentes. Isso gera a exposição da dentina e, como já mencionamos, estimula os nervos que são encontrados na região, causando a sensibilidade.

3. Consumir alimentos ácidos e doces

Refrigerantes, frutas cítricas (como laranja e limão), bebidas energéticas, vinagre e sucos artificiais, por exemplo, são considerados alimentos ácidos que corroem e desmineralizam o esmalte dentário, expondo a dentina e deixando os dentes mais sensíveis.

O consumo de doces, como balas e chicletes, também é associado à sensibilidade, uma vez que estimula as próprias bactérias da boca a produzirem mais ácidos, e, consequentemente, ocorre o mesmo processo descrito anteriormente.

Quiz Invisalign

4. Ingerir bebidas muito quentes ou geladas

Outro hábito relacionado com a sensibilidade é o consumo de bebidas quentes ou geladas demais. Isso acontece, porque, ao ingeri-las, ocorre uma mudança de temperatura nos próprios dentes, que vai estimular os túbulos presentes na dentina e, por consequência, causar dores agudas e incômodas.

5. Realizar clareamentos dentais caseiros

É comum ouvir pessoas dizendo que existem soluções caseiras para clarear os dentes, não é mesmo? Entretanto, além de não serem eficazes, esses hábitos acabam prejudicando a saúde bucal de uma pessoa.

De maneira geral, as substâncias utilizadas, como bicarbonato de sódio e carvão em pó, são altamente abrasivas e podem causar sérios danos ao esmalte dentário, acabando com toda a proteção externa. Isso torna os dentes mais sensíveis e provoca, com o tempo, as pontadas agudas e curtas.

6. Mordida torta devido ao envelhecimento da arcada dentária

Com o passar dos anos, a arcada dentária vai ficando cada vez mais atrésica, mais e mais com a parte posterior para “dentro” e uma das primeiras manifestações é o surgimento de contatos prematuros entre os dentes na hora de morder. Esse problema é chamado de interferência oclusal e causa retrações gengivais grave. Tudo isso gera desgastes e lascas dentárias, também conhecidas como abfração, tornando a proteção do dente mais fraca e deixando a dentina vulnerável. Nesse caso, o tratamento ortodôntico está indicado para remover essa causa do problema, expandir a arcada e devolver equilíbrio entre os dentes na mordida, mas, se o paciente quer um tratamento rápido e rejeita o uso do aparelho fixo, temos o Invisalign.

Pronto, agora que você já sabe quais são os principais hábitos que causam a sensibilidade nos dentes, atente-se em relação a isso e evite-os. Lembre-se de que, além de impedir que os seus dentes fiquem sensíveis, essa é uma maneira de garantir um sorriso mais bonito e saudável.

Se você gostou desse artigo, confira as principais formas de corrigir esse problema e assegure cuide agora da sua saúde bucal.

Att.,

CD Dr. Alberto dos R. Condé Jr.

CRO-GO 6.411

Posts relacionados

Deixe um comentário

× Gostaria de agendar uma consulta?