Saiba aqui quais são as principais causas da afta!

4 minutos para ler

Quem nunca teve uma afta? As pequenas feridas costumam nos lembrar o dia todo da sua presença, incomodando as superfícies internas da boca. As causas da afta são diversas e elas são mais comuns em pacientes com a mordida torta.

Embora sejam benignas e seus sintomas amenizados, é importante tratar os motivos da sua origem e ficar atento à sua recorrência, ou se houver a cicatrização não acontecer após 14 dias.

Para sanar algumas dúvidas e ligar o alerta, não deixe de ler a seguir as principais informações sobre o assunto.

O que são aftas?

Primeiramente, é bom entender que as aftas nada mais são do que um tipo de úlcera oral, comuns na mucosa bucal. Não são contagiosas como a herpes, que é causada por um vírus e ocorre na parte externa da boca.

Sua aparência é de uma lesão oval, menor que 1 centímetro de diâmetro, no início, avermelhada, em seguida fica esbranquiçada ou amarelada, envolta por uma vermelhidão e sem sinal de infecção (pus). Em todos os casos, dói ao toque e, principalmente, se alimentos ácidos entram em contato.

Em geral, elas duram cerca de uma a duas semanas e podem causar bastante incômodo, principalmente ao falar e mastigar. Em casos mais graves, as aftas podem se alastrar pelo esôfago e causar perda de apetite, febre e indisposição.

Quais são as principais causas da afta?

As causas exatas são desconhecidas mas, normalmente, são alterações no sistema imunológico que favorecem o seu surgimento. As principais são:

  • Traumas na cavidade oral, como mordidas, principalmente nos pacientes com mordida torta, sem o correto alinhamento;
  • Estresse e falta de sono;
  • Falta de higiene bucal;
  • Refluxo gástrico;
  • Alguns alimentos, como os muito doces ou ácidos;
  • Deficiência de vitaminas e minerais (como ferro, vitamina C e B12, ácido fólico e zinco);
  • Alergias;
  • Alterações hormonais;
  • Predisposição genética.

Além destes, o uso de determinados medicamentos em tratamentos invasivos, como a quimioterapia e a radioterapia, podem gerar um grande número de aftas que passam a se chamar mucosite.

Quiz Invisalign

Diabetes mal controlada e Aids também colaboram para a sua aparição, sendo situações que requerem o acompanhamento tanto do médico quanto do dentista.

Quando procurar um dentista?

Nas revisões semestrais, informe ao profissional a frequência e os locais, além das demais informações que vão ajudar a descobrir e combater as causas desse problema. Mas, se a lesão durar mais de 14 dias ou se surgirem outros sintomas, como a febre, é melhor procurar orientação.

O cirurgião-dentista poderá fazer um diagnóstico completo, buscando descobrir as causas da afta para indicar o melhor tratamento. Se houver alguma suspeita, pode ser necessário realizar exames como uma biópsia da lesão.

Se a dor for muito grande, provavelmente um bom dentista ou médico deverá prescrever uma pomada anestésica ou bochechos com medicamentos. Outros casos que merecem atenção e acompanhamento ocorrem quando as aftas são muito grandes, muito frequentes ou demoram demais para cicatrizar.

Como prevenir?

Para prevenir o problema ou ajudar na sua recuperação, é fundamental estar com a mordida correta (reavalie usar aparelho confortável e praticamente invisível www.aparelhoinvisivelgoiania.com.br), proteger a bochecha do bruxismo e, também, evite alimentos muito ácidos, salgados ou condimentados, já que aumentam a irritação. Cuidar da saúde bucal em casa e no consultório também é fundamental para evitar que as aftas apareçam, eliminando as bactérias da região.

Além disso, manter um estilo de vida saudável para tentar controlar o estresse é uma boa dica, já que esta costuma ser uma causa recorrente de aftas. Fazer exercícios físicos, ter boas noites de sono e se dedicar a atividades prazerosas também são atitudes benéficas.

Conseguiu aprender um pouco mais sobre as causas da afta? Compartilhe este post nas suas redes sociais para que mais pessoas fiquem atentas a seu surgimento!

Posts relacionados

Deixe um comentário

× Gostaria de agendar uma consulta?