Saiba como evitar e tratar a mancha branca no dente

4 minutos para ler

Você tem ou já viu pessoas com mancha branca no dente? Esse é um problema dentário que causa grande desconforto estético em quem o desenvolve, além de poder ser o sinal de casos mais grave. Essas manchinhas podem surgir em qualquer idade, inclusive na infância.

Sendo assim, é importante que conheça as possíveis causas dessa condição, pois elas podem atrapalhar não só a sua busca por um sorriso natural, mas também prejudicar a sua saúde bucal.

Neste contexto, confira, a seguir, quais são as principais causas, possíveis tratamentos e como evitar essas inconvenientes manchas brancas. Veja só!

Quais são as principais causas da mancha branca no dente?

As manchas brancas podem ser causadas por diferentes fatores, inclusive pela falta de higiene ou a limpeza inadequada da sua região bucal. Conheça quais são os motivos mais recorrentes do aparecimento desse problema.

Cárie

Quando a cárie forma uma mancha branca no dente é o primeiro sinal do início da doença, mas, ainda sem o desgaste do esmalte. Tal aspecto pode ser percebido, principalmente, próximo à gengiva e entre os dentes.

Isso acontece pela descalcificação que essas bactérias causam nessa área, que acaba deixando o aspecto de esbranquiçado.

Fluorose

Já ouviu falar que tudo em excesso faz mal? Pois este é o caso do flúor, que acontece muito nas crianças. Essa condição é desencadeada pela criança engolir essa substância durante o desenvolvimento dos dentes, que pode acontecer pela quantidade exagerada de pasta de dente ou pelo excesso de aplicações de flúor.

Hipoplasia de esmalte

Definida como uma deficiência de esmalte, a hipoplasia leva ao aparecimento de mancha branca no dente e o surgimento de linhas. Além disso, essa condição facilita o aparecimento de cáries e hipersensibilidade.

E os possíveis tratamentos?

Sem a devida análise e diagnóstico não podemos indicar um tratamento ou fórmula para a mancha branca no dente, pois é preciso avaliar cada caso para que haja um planejamento, já que não se pode prever nada. Entretanto, os recursos e intervenções profissionais mais comuns são:

  • flúor e dieta não cariogênica – no início da mancha branca causada por placas, o bochecho com flúor, fio dental e escovação corretas somada a ingestão de açúcares industrializados não mais que 3 vezes por dia pode até regredir a lesão, mas, isso precisa ser confirmado no raio x após alguns meses com seu dentista;

  • microabrasão — remove-se uma fina camada do esmalte para a retirada da parte manchada, procedimento esse que costuma melhorar a aparência;

  • clareamento — pode ajudar no tratamento, inclusive, quando indicado, em casos mais graves, em que a mancha branca no dente se torna amarronzada, mas, fique atenta quanto às limitações.

  • facetas/coroas — para casos evoluídos de fluorose pode-se utilizar facetas, que consiste em uma capa de porcelana aplicada na parte externa dos dentes.

Como evitar as manchas brancas?

Grande parte das causas da mancha branca no dente pode ser evitada com o acompanhamento regular de um dentista de confiança e com a higiene adequada — escovação após as refeições ou conforme indicação do seu dentista e uso de fio dental — da região bucal, pois isso evitará o aparecimento de cáries, placas, inflamações e outros problemas.

Além disso, é indicado que diminua ou evite o consumo de bebidas ácidas, alcoólicas e alimentos demasiadamente açucarados, já que podem ocasionar o desgaste do esmalte dos seus dentes.

A mancha branca no dente é sinal de que há algo errado com a sua saúde bucal. Sendo assim, ao menor sinal, procure um profissional de confiança para que ele possa identificar as causas e indicar o tratamento adequado, pois a evolução do problema poderá gerar condições mais graves.

Este artigo ajudou você? Aproveite para conferir quais são os níveis de prioridade para cuidar corretamente da sua saúde bucal e não ter problemas!

Att.

Odonto Condé / Condé Invisalign Doctor CROGO/EPAO 1587, RTCD 
Dr. Alberto dos R Condé Jr 
CROGO6411

Posts relacionados

Deixe uma resposta

× Gostaria de agendar uma consulta?