Saiba como funciona o procedimento do clareamento em consultório

4 minutos para ler

O clareamento em consultório é uma tecnologia que proporcionou um grande avanço na odontologia estética

Com essa nova tecnologia, mais do que dentes mais brancos, o clareamento se tornou uma alternativa acessível para melhorar a autoestima, estimular o cuidado com a saúde bucal e auxiliar no combate ao receio que muitas pessoas têm de sorrir. Afinal, um sorriso amarelo, além de um inconveniente estético, pode também comprometer a saúde psicológica de um indivíduo.

Por isso, tire todas suas dúvidas sobre o procedimento do clareamento em consultório a seguir:

Como funciona o clareamento em consultório?

Nossos dentes são constituídos por duas camadas principais, o esmalte e a dentina. Ambos possuem uma cor natural, que confere ao dente da maior parte de nós a coloração branca. Com o uso de bebidas coradas, tabaco, associado a hábitos ruins de higiene bucal, e/ou o próprio envelhecimento, os dentes vão se amarelando.

Isso ocorre devido a substâncias que se impregnam nas duas camadas. O clareamento em consultório consiste na aplicação de substâncias capazes de quebrar essas moléculas, aumentando a reflexão da luz e, portanto, provendo um sorriso mais claro.

O uso de fontes de luz como o laser e o led não é mais obrigatório para se ter um bom resultado no clareamento. Agora, o material e o domínio técnico do cirurgião-dentista com os gels clareadores são a parte mais importante.

Qual é a duração do tratamento?

Quiz Invisalign

Os tratamentos convencionais levavam cerca de 28 a 32 dias. O paciente ia ao dentista, que iniciava o tratamento de clareamento. Então, ele fornecia um molde de aplicação e um gel, que deveria ser aplicado todos os dias durante semanas. 

Ao adicionar o clareamento dentro do consultório melhoram o tempo e a previsibilidade do resultado. Serão necessárias cerca de duas ou três sessões no dentista, que duram menos de uma hora, com um intervalo de 2 a 3 dias entre uma e outra sessão. Além disso, o procedimento só é feito em quem apresenta as condições dentárias e gengivais adequadas e, em todos os casos, existe a aplicação de dessensibilizante e flúor para minimizar qualquer sensibilidade dolorosa. Esse procedimento não indica o uso da anestesia dos dentistas. 

O clareamento é efetivo para todos os tipos de manchas?

O procedimento é muito efetivo para grande parte dos casos. Entretanto, há exceções, visto que o tratamento não atinge sua máxima eficácia quando a origem da mancha envolve pinos metálicos, problemas endodônticos graves.

Também, há ainda as machas causadas pelo uso de antibióticos, as tetraciclinas, que são muito difíceis de eliminar. Nesses casos, o dentista provavelmente indicará as facetas

Quais são os cuidados durante e após o tratamento?

Um grande mito a respeito do clareamento dentário diz que o paciente não poderá ingerir alimentos e bebidas com corantes ou cores fortes. Porém, somente as 24 horas após o procedimento exigem essa precaução! Isso ocorre pois há uma desmineralização temporária do esmalte do dentre devido ao oxigênio, deixando-o mais propício à absorção de substâncias coloridas.

Qual é a duração dos efeitos do clareamento em consultório?

Geralmente, os efeitos se prolongam por 2 anos. Nesse tempo, dependendo dos seus hábitos, os dentes podem escurecer um pouco, mas não será mais necessário fazer o tratamento completo, sendo suficiente uma sessão de manutenção. Nesse caso, é chamado de reforço do clareamento.

Viu como o clareamento em consultório é uma opção prática e efetiva para eliminar o problema dos dentes amarelados na maioria dos casos? Em apenas alguns dias, você está mais próximo do prazer de sorrir abertamente, sem nenhum receio. Como temos visto nos nossos consultórios, muito mais que proporcionar dentes brancos, o clareamento restaura a autoestima. 

Ainda sobrou alguma dúvida a respeito do procedimento de clareamento em consultório? Deixe seu comentário aqui no post ou envie whatsapp (62) 9 84008882 e receba as melhores dicas do Dr Alberto Condé Jr no seu celular!

Posts relacionados

Deixe um comentário

× Gostaria de agendar uma consulta?