Saiba como se preparar para colocar facetas de porcelana

4 minutos para ler

A odontologia estética não para de se desenvolver — são tratamentos rápidos, com materiais altamente tecnológicos, duráveis, resistentes e o melhor, que, dentro do indicado e conforme a biologia de cada paciente, deixam o sorriso mais próximo possível do perfeito com o mesmo brilho, coloração e transparência dos dentes naturais.

É o caso das facetas de porcelana, procedimento que reveste os dentes anteriores com uma lâmina ultrafina, corrigindo a cor, formato e tamanho, entre outras imperfeições. Não é à toa que esse tratamento é um dos mais procurados atualmente e a opção de famosos para exibir o que pode se chamar de sorriso dos sonhos. Mas, você sabia que, para evitar que o esmalte dentário seja destruído, é necessário um tratamento de poucas semanas antes com o aparelho invisível invisalign®?

Mas como é feito esse procedimento? Como você deve se preparar? Vamos falar tudo aqui!

Veja se as facetas de porcelana são indicadas para você

As facetas de porcelana, desde que estejam indicadas e feitas por um bom profissional, são a solução para pacientes que querem um sorriso mais harmônico. Dessa forma, são indicadas para:

  • melhorar a cor;

  • corrigir o formato e tamanho dos dentes;

  • melhorar o aspecto de dentes com restaurações grandes;

  • alterar a textura da superfície dos dentes;

  • mas, JAMAIS, deve ser usadas para corrigir dentes desalinhados, pois, além de extremamente agressivo, destruir para sempre o esmalte ainda pode causar hipersensibilidade e até indicar o “canal” do dente, isto é, “matar” o dente saudável e sem nenhuma restauração ao invés de usar o alinhador invisível Invisalign® e, em poucas semanas, deixar os dentes alinhados.

Se você busca um tratamento estético, converse com o dentista para saber se esse é o recomendado para o seu caso. Em muitas situações, é necessário outro tipo de tratamento, como o ortodôntico, visto que há a necessidade da movimentação dos dentes para transformar o sorriso.

Pacientes que apresentam bruxismo, ou seja, que rangem fortemente os dentes principalmente enquanto dormem, também precisam da orientação do profissional. Pode ser necessário tratar o problema antes de colocar as facetas de porcelana ou utilizar placas intraorais para não correr o risco de danificar esses laminados.

Trate todos os problemas de saúde bucal

Se o tratamento for indicado para você, é preciso, antes de colocar as facetas, tratar todos os problemas de saúde bucal, como placa bacteriana, cáries, gengivite e principalmente a mordida, os dentes tortos ou espaçados. É necessário que os seus dentes estejam saudáveis para receber os laminados.

Mulher sorrindo depois do clareamento dental

Faça clareamento dental antes do procedimento

Para obter um resultado melhor, o dentista pode recomendar que você faça o clareamento dental antes de colocar as facetas de porcelana. Dessa forma, a coloração do sorriso ficará mais uniforme e bonita.

Essa pode ser a solução para pacientes com dentes muito amarelados, manchados ou escurecidos. O clareamento prévio é necessário já que a faceta é muito fina e a cor do dente do paciente interfere na coloração final.

Escolha um dentista competente

Não há dúvidas das vantagens desse tratamento estético, porém você precisa se certificar de realizar o procedimento com um dentista com formação e experiência nessa técnica. Isso porque, para a colocação das facetas, é necessário realizar um micro desgaste no esmalte dentário para garantir melhor encaixe e fixação desses laminados. Já um amador pode, por exemplo, deixar de indicar o tratamento prévio com o aparelho ortodôntico invisível e, dessa forma, cortar demais o esmalte dentário.

Desse modo, é preciso que o profissional siga todos os protocolos porque os dentes desgastados não se regeneram. Além disso, o dentista deve utilizar fotos, moldes e simuladores de planejamento tais como o Digital Smile Design que permite que você tenha uma prévia da ideia do dentista antes de se submeter ao tratamento.

Certifique-se ainda de que o dentista utiliza materiais cerâmicos de primeira qualidade para que as facetas sejam resistentes e duráveis. Cuidado, portanto, com tratamentos com valores muito baixos.

Aproveite todos os benefícios das facetas de porcelana para corrigir imperfeições suaves nos dentes. Esses materiais podem durar até 20 anos e transformam o sorriso de forma rápida.

Quiz Invisalign

Ficou interessado nesse tratamento estético? Entre em contato com a nossa equipe de especialistas e tire todas as suas dúvidas!

Mulher sorrindo depois do clareamento dental

Att.,

CD Dr. Alberto dos R. Condé Jr.

CRO-GO 6.411

Posts relacionados

Deixe um comentário

× Gostaria de agendar uma consulta?