Saiba como se preparar para o clareamento dental

4 minutos para ler

Devido à alimentação e a alguns hábitos, os dentes podem acabar ficando manchados ou mais escurecidos, comprometendo, dessa forma, a estética do sorriso, não é verdade? Nesse sentido, com o clareamento dental, essa situação, se indicada, pode ser revertida, e seus dentes ficarem mais brancos e bonitos, dentro do possível. Entretanto, para que o procedimento seja feito de forma segura e o resultado fique natural, é indispensável a supervisão do dentista.

Ficou interessado em alterar a tonalidade dos seus dentes e dar fim às manchas? Então, acompanhe este artigo e entenda como se preparar para o clareamento dental!

O que é clareamento dental?

Como o próprio nome indica, clareamento dental é um tratamento estético para clarear os dentes, a fim de que atinjam sua coloração natural. O efeito é obtido com um gel à base de peróxido de hidrogênio ou carbamina, e o procedimento pode ser feito em casa ou no consultório ou nos dois.

Em casa, utiliza-se moldeiras e o gel clareador. A quantidade e o período de uso do clareador são determinados pelo dentista para garantir segurança em todo o procedimento.

No consultório, a concentração do gel é bem maior e, por isso, o dentista protege a gengiva e as mucosas do paciente para evitar ferimentos. Mas, atenção, utilizar laser ou luz LED sobre a aplicação não muda em NADA o resultado. O tratamento dura cerca de 3 sessões, de uma hora cada.

Duração

O resultado do clareamento dental dura, aproximadamente, entre 4 meses até alguns anos, variando de acordo se o dentista fechou ou não os canalículos abertos ao final do clareamento ou como são os hábitos de alimentação e de higiene bucal do paciente.

Como se preparar para o procedimento?

É importante sempre realizar o clareamento dental com a supervisão de um dentista. Por isso, se você quer deixar os dentes mais brancos, procure um profissional. Ele avaliará seu estado bucal e analisará se o tratamento é indicado ou não para você.

Antes de fazer o clareamento dental, o dentista realiza a profilaxia, eliminando a placa bacteriana e o tártaro. Se houver algum problema de saúde bucal, como cárie ou gengivite, ele também deve ser tratado antes do procedimento.

Quiz Invisalign

Contraindicações

Gestantes, lactantes e pessoas com hipersensibilidade dental não podem realizar esse tratamento. Além disso, alguns tipos de manchas, como as causadas pelo uso de antibióticos ou em decorrência do tratamento de canal, não são eliminadas com o clareamento dental. Resinas de restaurações também não mudam a coloração com o tratamento.

Colaboração do paciente

Durante o processo, é necessária a colaboração do paciente para o sucesso nos resultados. Isso porque, entre as sessões do clareamento, os dentes ficam mais porosos e, assim, mais suscetíveis a manchas. Dessa forma, é bom evitar vinho, café, suco de uva, chá preto, refrigerante à base de cola, açaí, beterraba e outros alimentos com corantes. Somado a isso, o cigarro também está proibido.

O clareamento dental causa sensibilidade nos dentes?

O que muitas pessoas sentem ao realizar esse tratamento é uma sensibilidade temporária, mas que passa após alguns dias. Quem já apresenta quadro de sensibilidade dentária antes do procedimento pode sim ter o problema agravado.

Isso acontece porque os géis clareadores desgastam o esmalte dentário (a camada mais externa do dente) e podem alcançar a dentina, que apresenta terminações nervosas, causando dor em contato com alimentos muito quentes, frios ou açucarados. Por isso, antes de realizar o procedimento, converse com seu dentista e tire todas as suas dúvidas.

O clareamento dental, quando indicado e bem feito, traz beleza para o sorriso, eliminando manchas e deixando os dentes mais brancos. Entretanto, mesmo em métodos caseiros, o acompanhamento do dentista é recomendado para orientar sobre a substância clareadora, a concentração e o tempo de uso mais adequados.

Você tinha ideia de como era realizado o clareamento dental? Para ficar por dentro de outros temas sobre saúde bucal e odontologia estética, assine nossa newsletter e receba nossas atualizações diretamente no seu e-mail!

Att.,

CD Dr. Alberto dos R. Condé Jr.

CRO-GO 6.411

Posts relacionados

Deixe um comentário

× Gostaria de agendar uma consulta?