Saiba dos principais procedimentos para corrigir dentes feios

7 minutos para ler

Hoje em dia, todos desejam um sorriso bonito, saudável e capaz de jogar a autoestima lá pro alto. Mas o que muita gente não sabe é que atualmente só tem dentes feios e disfuncionais quem quer. Não importa se você não nasceu com a arcada dos sonhos: a Odontologia pode transformar a estrutura dentária por meio de vários procedimentos indicados.

Então, caso faça parte do time que gostaria de um visual mais harmônico, este post deve lhe interessar. A seguir, conheça as principais alternativas para mudar sua realidade, com métodos como o clareamento dental, as restaurações nos dentes, a cirurgia gengival, as lentes de contato dental e os aparelhos ortodônticos.

Quer ficar por dentro dos detalhes do assunto? Continue a leitura do post conosco e descubra!

Por que corrigir os dentes disfuncionais e ficar com sorriso harmônico?

A boca é responsável por inúmeras funções, como a mastigação, a respiração e a fonação (fala). Ainda assim, disfunções podem prejudicar o funcionamento oral e levar, também, a problemas psicológicos, como o medo de sorrir em público e a depressão.

Por isso, é importante fazer o tratamento para dentes feios ou disfuncionais, garantindo um sorriso harmônico e, claro, mais qualidade de vida, mas, claro, tudo dentro do indicado e conforme o diagnóstico e detalhes contratuais entre profissional e paciente.

Quais são os principais tratamentos para dentes disfuncionais?

Atualmente, a Odontologia apresenta uma diversidade de procedimentos estéticos e funcionais para tratar os dentes desarmônicos.

Entre as opções, que devem ser orientadas e recomendadas pelo seu dentista de confiança, figuram o clareamento dental, as restaurações dentárias, os aparelhos ortodônticos e as lentes de contato dental. Confira!

Lentes de contato dental de porcelana

As lentes de contato dental certamente integram a lista dos procedimentos queridinhos dos famosos. E não é para menos, já que, quando indicadas, elas podem deixar o sorriso do paciente bem mais bonito e saudável se houver a indicação e se o procesimento não deixar degraus na região próxima da gengiva.

Para quem não sabe, as lentes são um tipo de faceta usada para alterar a forma, a cor e, em alguns casos, fechar o espaço entre os dentes. Porém, o método segue rigorosamente o planejamento odontológico idealizado por meio da tecnologia do Digital Smile Design, quanto ao que de melhor pode ser feito para a arcada dentária do paciente, desde que indicado e que o dentista domine a técnica.

O procedimento, dessa maneira, envolve o recobrimento do dente natural com porcelana, fixando a faceta sobre o esmalte dentário. Essa ação é transformadora e, de quebra, apresenta alta resistência ao surgimento de manchas.

Em conjunto com o diagnóstico bucal adequado, trata-se de uma técnica eficiente para reparar os dentes disfuncionais, sobretudo se indicada pelo cirurgião-dentista.

Clareamento dental

Deixar os dentes branquinhos é outro modo de ajudar a encontrar seu melhor sorriso bonito, verdade? Justamente por isso, o clareamento dentário aparece como uma alternativa de procedimento.

Ele costuma se dividir em duas vertentes: a caseira e a de aplicação no consultório. Ambas atraem muitos interessados pois, quando indicadas, trazem ótimos resultados quando o assunto é o clareamento dos dentes. Tudo começa com um diagnóstico da real cor do dente para que ele possa retornar a essa condição.

Restaurações dentárias

As restaurações dentárias, como o próprio nome indica, consistem em procedimentos que têm o objetivo de recuperar a forma e a função do dente. Portanto, são bastante indicadas para pacientes com a dentição original desgastada, seja por fraturas ou devido ao avanço de infecções bacterianas no local.

Técnicas como a restauração dentária, de maneira geral, visam a reconstrução dos dentes, agregando harmonia ao rosto da pessoa conforme indica o planejamento digital (Digital Smile Design).

Cirurgia gengival

Muita gente sofre do chamado sorriso gengival, também conhecido como plástica gengival ou cirurgia do sorriso ou até gengivoplastia. Ele acontece quando a linha de gengiva começa a encobrir os dentes, fazendo com que a dentição pareça encurtada. Por incomodar os pacientes, vários deles optam pela cirurgia reparadora — a plástica gengival ou cirurgia do sorriso.

Quiz Invisalign

O objetivo da técnica é remover o excesso de tecido ósseo e gengival do paciente, contribuindo para que o planejamento de um sorriso natural fique com o melhor resultado possível.

Quando indicado e bem executado, os procedimentos da cirurgia gengival auxiliam a pessoa a conseguir seu melhor sorriso, isto é, o que há de mais agradável para revelar os dentes de uma maneira mais bonita e saudável.

Aparelhos ortodônticos

Os aparelhos representam outro modo de alinhar a dentição e dar saúde e estética para a sua arcada dentária. Afinal de contas, são os responsáveis pelo movimento e pela tração dos dentes, facilitando de maneira considerável a transformação dos dentes feios, em geral mal posicionados, na busca por um sorriso mais harmônico.

Nesse sentido, além de embelezar o rosto, essa medida acrescenta uma ótima dose de saúde aos dentes, uma vez que é mais difícil higienizá-los quando estão tortos.

Como se não bastasse, dentes tortos complicam a mastigação, geram interferências oclusais (no encaixe das arcadas inferior e superior) e provocam retração da gengiva. Além disso, eles comprometem e desgastam toda a dentição, no longo prazo, e podem até quebrar durante a trituração dos alimentos, devido à sobrecarga na hora da alimentação.

É importante ressaltar, ainda a respeito dos aparelhos ortodônticos, que os métodos não se resumem, atualmente, ao aparelho fixo. Esta opção, aliás, compromete a estética facial e pode dificultar a higiene dos dentes, da gengiva e da língua.

Em casos que envolvem a Ortodontia, para tratar o crescimento e o desenvolvimento de dentes tortos, a opção do Invisalign® é bastante indicada, já que deixa o sorriso metálico e facilita a limpeza bucal. Para isso, o Ortodontista utiliza o método revolucionário das moldeiras transparentes personalizadas, que são removidas da arcada durante a refeição, evitando que restos de alimento grudem no material.

O alinhador Invisalign® tem ampla recomendação entre os dentistas porque tem os recursos biomecânicos para o ortodontista conseguir exercer pressão nos dentes tortos e encavalados. Isso se dá por meio do processo de movimentação dentária, fazendo com que o paciente ganhe benefícios com o sorriso harmônico sem abrir mão do conforto e principalmente da segurança, desde que faça o procedimento com quem entende do tema.

Por que o diagnóstico de problemas bucais deve ser feito por um profissional?

Não há dúvidas: o cirurgião-dentista é o profissional capacitado para realizar um diagnóstico preciso e iniciar, se for o caso, um tratamento adequado para dentes disfuncionais.

O especialista verifica o histórico de saúde do paciente e promove exames minuciosos para identificar possíveis desvios no crescimento e no desenvolvimento da dentição. Ainda orienta o paciente sobre as técnicas mais sofisticadas em busca da conquista de um sorriso harmônico.

Neste post, você aprendeu por que deve procurar um tratamento para dentes feios e disfuncionais, que prejudicam tanto a aparência facial quanto o funcionamento das estruturas bucais. Por isso, conte com os melhores dentistas da região e veja qual é o método mais personalizado para tratar as disfunções na sua boca.

O texto foi interessante para você? Continue informado sobre técnicas fundamentais para a boa aparência dos dentes: veja agora como a odontologia estética pode melhorar o seu sorriso!

Odonto Condé / Condé Invisalign

Doctor CROGO/EPAO 1587, RTCD

Dr. Alberto dos R Condé Jr

CROGO6411

Posts relacionados

Deixe um comentário

× Gostaria de agendar uma consulta?