Saiba o que é lente de contato dental, como funciona e quando fazer

4 minutos para ler

Um sorriso bonito e bem cuidado atrai diversos olhares, abre portas e facilita nossa interação diária com o mundo. Assim, o poder de um sorriso é transformador na vida de uma pessoa.

Uma das maneiras de conquistá-lo é, quando indicada, aderir a uma alternativa que está em alta. Neste post, você vai aprender tudo sobre lente de contato dental e quais são os seus benefícios. Boa leitura!

O que é lente de contato dental?

As lentes de contato dental são finas facetas de porcelana que recobrem os dentes, sendo coladas sobre eles.

Esse tipo de faceta especial é feito baseado num projeto de sorriso, por exemplo, o Digital Smile Design (sigla DSD) que, em resumo, define qual a melhor harmonia possível entre seus dentes e gengiva em relação ao seu rosto, mas vamos falar mais sobre esse exame diagnóstico em outros posts. O material da lente de contato dental é confeccionado por meio de lâminas ultrafinas, com espessura de 0,2mm a 0,4mm, e colado sobre cada um dos dentes da pessoa.

Como funciona?

Primeiramente, é feito um molde dos dentes do paciente no consultório odontológico ou escaneamento com um equipamento específico. Em seguida, o dentista faz seu planejamento virtual (DSD) e instala a maquete dos dentes, isto é, o chamado Mock Up. Somente após a aprovação do paciente as prescrições são enviadas ao laboratório e feitas por meio de uma máquina especial sob supervisão de um profissional chamado ceramista da prótese dental.

Para colar as facetas, pode ser necessário um mínimo desgaste superficial do dente, mas isso é mostrado ao paciente, previamente, por meio do DSD Mock Up.

Para quem é indicado?

O uso da lente de contato dental é indicada para pessoas que desejam melhorar seu sorriso. Em geral, essas pessoas querem corrigir dentes:

  • Quebrados ou com lascas;

  • Que possuem espaços grandes entre eles;

  • Descoloridos, amarelados e com manchas;

  • Com alguma deformidade, como buracos ou protuberâncias;

  • Ligeiramente desalinhados ou tortos;

  • Pequenos para a cavidade oral.

Quais são as vantagens?

É possível aumentar os dentes em largura, tampando os espaços, e também em comprimento, aumentando o tamanho de cada dente, conforme o que fica melhor para cada rosto. Além disso, a lente de contato dental é uma superfície extremamente resistente e oferece grande proteção contra manchas e envelhecimento dental.

Dessa forma, esse tipo de faceta de porcelana, quando indicado, corrige o distanciamento dos dentes, assim como seu tamanho e coloração, harmonizando o sorrido do paciente conforme o planejamento apresentado no DSD Mock Up.

Quanto custa?

Para saber o valor do tratamento, é necessário que o paciente faça uma consulta para avaliação detalhada da sua condição bucal. Nesse momento, é tudo informado ao paciente, mas, quando necessário, o cirurgião-dentista solicita exames complementares tais como radiografias, fotos etc.

Todo mundo pode fazer?

As pessoas com dentes muito tortos, péssimos colaboradores quanto à higiene bucal e/ou dentes enfraquecidos ou que já utilizam dentaduras apresentam contraindicações.

Pessoas que sofrem de bruxismo e têm o hábito de roer as unhas frequentemente também devem ser avaliadas, visto que podem ter problemas com a durabilidade das facetas.

O diagnóstico e tratamento indicados devem ser feitos por um dentista de sua confiança.

Além disso, crianças não devem realizar o procedimento, uma vez que outros procedimentos estão mais indicados.

Quiz Invisalign

Como é a manutenção?

As lentes de contato possuem, em média, uma ótima durabilidade se o paciente seguir as instruções repassadas pelo dentista, isto é, ela exige cuidados.

Toda faceta pode quebrar, rachar ou cair, e, nesse caso, o paciente deve consultar seu dentista.

Gostou de saber mais sobre lente de contato dental? Se sim, compartilhe este post com seus amigos, para que mais pessoas conheçam essa técnica!

Posts relacionados

Deixe um comentário

× Gostaria de agendar uma consulta?