Saúde bucal: quais são os 3 níveis de prioridades

5 minutos para ler

Desde pequenos aprendemos que devemos escovar os dentes após as refeições e passar o fio dental, e ainda crescemos com medo do dentista e suas máquinas. No entanto, com o passar do tempo, a nossa saúde bucal cobra outros cuidados fundamentais e específicos. Afinal, a saúde dos seus dentes pode afetar desde a sua autoestima até o seu organismo.

Ao contrário do que muitos pensam, tratamentos feitos por um dentista não são somente por pura estética e luxo, mas sim por necessidade e cuidado, considerando que os problemas bucais podem afetar a sua mastigação e fala.

A partir disso, preparamos este artigo com os três níveis prioritários de cuidados com a saúde bucal que você deve ficar atento. Confira!

Nível 1 – Saúde básica

O primeiro nível da saúde bucal é o básico. Nele, estão reunidos os problemas e tratamentos mais críticos que podem até perder o dente e, não muito raro, levar o paciente ao óbito. Conheça quais são!

Cáries

As cáries são lesões nos dentes causadas por bactérias. É uma das doenças bucais mais conhecidas e comuns e pode atingir pessoas de todas as idades, desde crianças até idosos. Esses microrganismos ficam na nossa cavidade bucal e produzem ácidos que corroem e causam as lesões, ou buraquinhos, característicos das cáries.

Gengivite

É uma inflamação na gengiva causada por bactérias associadas às placas. Caso não seja tratada, pode causar danos permanentes nas gengivas, dentes e na mandíbula. O principal sinal de que há algo errado é o sangramento durante a escovação.

Periodontite

Também conhecida como piorreia, a periodontite é uma evolução da gengivite por atingir o osso de suporte do dente. Essa doença bucal é resultado da má higiene e descuidos com a saúde bucal. Nesse estágio, só o dentista pode tratar. Caso não seja tratada, pode levar à perda dos dentes.

Canal

É um tratamento feito na raiz dos dentes para que seja feita a retirada da polpa, que é um tecido que pode estar infeccionado, morto ou danificado. O canal é indicado quando há dentes quebrados, cáries profundas e danos graves nos dentes.

Fraturas

A fratura dental é muito comum em casos de acidentes. Dependendo das condições, o dentista consegue recolar a parte quebrada no lugar, já outros pode ser necessária fazer a restauração ou colocação de facetas ou coroas, por exemplo.

Quiz InvisalignPowered by Rock Convert

Nível 2 – Saúde funcional

O Segundo nível da sua saúde bucal é conhecido como funcional. Estão incluídos neste conjunto tratamento para correção de alguns problemas e doenças. Confira quais são os principais procedimentos!            

Ortodontia

Ortodontia é uma área da odontologia direcionada às correções de problemas ou anormalidades na posição dos dentes, do alvéolo e dos ossos do maxilar. Nele, são indicados os usos de aparelhos, niveladores, mantenedores, expansores, contentores etc.

Implantes

São estruturas metálicas de titânio ou outros materiais colocadas abaixo da gengiva, de modo que substituam as raízes dos dentes. Normalmente, são indicadas para fixar dentes substitutos, onde, por algum motivo, os naturais precisaram ser retirados ou nunca existiram.

Reabilitação oral

São procedimentos feitos para melhorar, tratar ou recuperar a saúde bucal dos pacientes. A reabilitação inclui procedimentos de endodontia, ortodontia, próteses e implantes, de modo que as funções sejam restabelecidas.

Nível 3 – Saúde emocional/Estética

A saúde emocional dos dentes e do sorriso está relacionada com os tratamentos estéticos solicitados pelo paciente ou pelo dentista. Veja os principais!

Lentes de contato

As lentes de contato dental são facetas colocadas somente na parte da frente dos dentes e representam uma grande inovação dos procedimentos estéticos. Elas são utilizadas para deixar os dentes mais bonitos, brancos e com um sorriso natural possível, dentro do indicado e das limitações de cada um.

Clareamentos

O clareamento dos dentes é um dos tratamentos estéticos mais conhecidos e desejados entre os pacientes. Quando indicado, ele é feito com o objetivo de reduzir manchas escurecidas nos dentes, deixando-os mais brancos e bonitos, dentro do possível. Entretanto, é fundamental não recorrer a procedimentos “caseiros”, pois qualquer tipo de tratamento deve ser feito por um dentista de qualidade e confiança.

A saúde bucal é assunto sério que afeta não só a beleza dos dentes, mas também funções básicas, como mastigação, deglutição e fala. Além disso, existem doenças que podem causar problemas mais sérios quando as infecções atingem a corrente sanguínea. Portanto, a dica é: visite o seu dentista regularmente!

Quer ficar por dentro de novidades sobre a saúde bucal? Então siga as nossas páginas no Facebook e no Instagram!

Att.,
CD Dr. Alberto dos R. Condé Jr.
CRO-GO 6.411

Posts relacionados

Deixe um comentário

× Gostaria de agendar uma consulta?