Você sabia que as fibras são boas aliadas da saúde da boca? Veja porquê!

4 minutos para ler

Os cuidados com a saúde da boca começam pela alimentação, mas sabe quais alimentos são aliados na hora de manter o sorriso harmônico? Calma, neste texto você confere como manter uma dieta saudável e voltar a sorrir sem medo.

A seguir, o artigo aborda a relação entre as fibras das frutas e a boa saúde bucal, mostrando também que cuidados devem ser tomados para não prejudicar os dentes. Comece a leitura agora e tire suas dúvidas sobre o assunto!

Por que cuidar diariamente da saúde bucal?

O sorriso dos artistas é desejado por muitos pacientes, mas para conseguir equilíbrio oral é preciso cuidar dos dentes. O motivo é que a saúde bucal é responsável por inúmeras funções no organismo, além de impactar a estética do rosto.

Então faça a higiene com escova dentária e passe o fio dental após o consumo de alimentos, procurando sempre o dentista com periodicidade. O profissional ajuda a diagnosticar e tratar possíveis disfunções bucais, sendo um forte aliado nos cuidados das arcadas e estruturas da sua boca.

Como as fibras de frutas contribuem para saúde da boca?

A dieta saudável é rica em nutrientes para o corpo e não seria diferente com as frutas, cujas fibras são boas aliadas para a saúde oral. Sabe por quê? Ao mastigar alimentos fibrosos, a arcada dentária consegue realizar a limpeza da cavidade bucal, aumentando a produção de saliva para triturar os pedaços de alimento.

Em todo caso, é preciso ter cuidado ao consumir produtos ácidos diariamente. Frutas como o limão e o abacaxi têm componentes essenciais para o nosso corpo (a exemplo de vitamina A, B e C e sais minerais), mas podem causar erosão dos dentes, ainda mais se o paciente tiver alguma pré-disposição e interferências oclusais.

Quiz InvisalignPowered by Rock Convert

Quais são as frutas que ajudam a ter mais saúde oral?

Até o momento, você descobriu por que cuidar da saúde bucal diariamente e como as frutas fibrosas ajudam nesse processo. Porém a dúvida que fica é esta: quais são os alimentos naturais que ajudam a manter os dentes saudáveis?

Ameixa

Rica em vitaminas A, C, K e do complexo B, a ameixa é um poderoso alimento para repor energias ao corpo e manter a mastigação ativa, além de contribuir para o funcionamento gastrointestinal.

Mamão

O mamão tem vitaminas A, C e do complexo B, além de potássio e fósforo, o que auxilia inúmeras funções do corpo e a retenção de nutrientes pelo organismo, além de realizar uma verdadeira faxina juntamente à saliva na cavidade bucal.

Pêssego

O pêssego é uma ótima opção para repor as vitaminas A e C, contentando, ainda, minerais e vitaminas K e E. A fruta melhora o funcionamento do intestino, previne doenças cardíacas, aumenta a sensação de saciedade e contribui para a saúde oral, ativando a produção de saliva e a remoção de impurezas entre os dentes.

Mas, independentemente da fruta ingerida, é necessário tomar certos cuidados ao consumir os alimentos, pois tudo o que se come vira substrato para bactérias que causam a gengivite e a periodontite, por exemplo. Por isso, a higienização bucal e o acompanhamento clínico são indispensáveis no cuidado com a boca.

Neste conteúdo, você entendeu por que é tão necessário cuidar da saúde da boca. Nesse sentido, frutas fibrosas (como o mamão, o pêssego e a ameixa) auxiliam a mastigação e a limpeza da cavidade bucal, mas é preciso manter uma rotina de cuidados para evitar problemas sérios na região.

Este tema foi útil para você, não é mesmo? Agora, mantenha os seus amigos informados sobre frutas que ajudam a manter saúde bucal: compartilhe este post nas suas redes sociais!

Odonto Condé / Condé Invisalign

Doctor CROGO/EPAO 1587, RTCD

Dr. Alberto dos R Condé Jr

CROGO6411

Posts relacionados

Deixe uma resposta

× Gostaria de agendar uma consulta?