Saúde emocional e saúde bucal: por que possuem uma relação tão próxima?

4 minutos para ler

Saúde emocional e saúde bucal: qual será a relação entre as duas? Aquele velho ditado que diz que “a saúde começa pela boca” é bem verdadeiro, mas será que fatores psicológicos influenciam no bem-estar da flora oral? A resposta é sim!

Situações em que a pessoa sofre com emoções muito fortes podem afetar diretamente a saúde bucal. Em contrapartida, problemas bucais também causam desordem no organismo.

Ficou curioso e quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura deste post!

Qual a relação entre saúde emocional e saúde bucal?

Essa relação é mais próxima do que as pessoas imaginam. Não é raro que situações de estresse e ansiedade levem os pacientes a terem problemas de saúde bucal. Isso porque, nesses casos, a pessoa libera hormônios como cortisol, hidrocortisona e adrenalina, que são responsáveis por deixar o sistema imunológico em equilíbrio.

Quando há um desequilíbrio no organismo e o paciente não tem uma rotina eficiente de higiene bucal, os problemas começam a aparecer, e pode ser um simples inchaço na gengiva ou até quadros mais graves.

Quais problemas de saúde bucal são causados por fatores psicológicos?

O bruxismo e as doenças periodontais estão intimamente ligados a fatores psicológicos como o estresse. Quando a pessoa está estressada, o sistema nervoso central cria o hábito de ranger ou apertar os dentes, mesmo sem perceber. Isso causa dores de cabeça, retrações gengivais, desgaste dentário e perda dos dentes.

Além disso, uma pessoa estressada não prioriza a saúde bucal, o que afeta a saúde da gengiva. No mais, a produção de saliva é afetada, o que aumenta o risco de cáries, doenças periodontais e mau hálito.

Outro fator que influencia no aparecimentos de doenças bucais é o uso de medicamentos contra a depressão. Esses remédios diminuem a produção de saliva, que é uma proteção natural contra as bactérias nocivas existentes na flora bucal.

O aparecimento de aftas, um problema menos grave, mas comum, está relacionado com a imunidade baixa, que é uma consequência do desequilíbrio emocional.

Como a saúde bucal influencia no bem-estar físico e mental das pessoas?

Problemas de saúde bucal também interferem no bom funcionamento do organismo. A falta de dentes e os problemas de oclusão causam dificuldade de mastigação, falhas na digestão e dores musculares e articulares. Além disso, é comum pacientes com esses quadros sofrerem com retração gengival e desgaste nos dentes.

Quiz InvisalignPowered by Rock Convert

Mas o pior de tudo são os prejuízos emocionais que são causados por problemas de saúde bucal. É comum que pacientes com dentes desalinhados, escuros ou amarelos, com cáries, tenham problemas de autoestima.

Nesses casos, o paciente fica constrangido ao sorrir e tem vergonha de se relacionar com outras pessoas. Isso não afeta somente sua vida pessoal, mas sua carreira profissional.

O que fazer para resolver esses problemas?

Para que a relação entre saúde emocional e saúde bucal não tenha impactos negativos sobre a vida do paciente, é necessário contar com dentistas competentes para realizar os devidos procedimentos. Dessa forma, a pessoa terá sua estética bucal e sua autoestima restabelecidas.

O que não faltam são opções para melhorar a estética e funcionalidade dos dentes. Uma delas é o Invisalign, um aparelho móvel e transparente, indicado para quem deseja ter um sorriso alinhado, mas não quer usar o aparelho fixo convencional.

Como você viu, a relação entre saúde emocional e saúde bucal é bem próxima, mas há tratamentos que podem deixar esses dois aspectos em perfeita sintonia. Então, procure um dentista de confiança e faça já os tratamentos necessários para garantir seu bem-estar físico e mental!

Este post foi útil para você entender como fatores emocionais influenciam na saúde bucal e vice-versa? Então, compartilhe as informações com seus amigos em suas redes sociais agora mesmo!

Odonto Condé / Condé Invisalign

Doctor CROGO/EPAO 1587, RTCD

Dr. Alberto dos R Condé Jr

CROGO6411 

Posts relacionados

Deixe um comentário

× Gostaria de agendar uma consulta?