Aparelho dentário causa sensibilidade nos dentes? Descubra!

4 minutos para ler

Hoje em dia, quem não quer ter um sorriso harmônico para sair bem nas fotos? A resposta parece óbvia, mas muitos pacientes ainda sofrem com problemas na dentição e precisam de aparelho dentário. Contudo, os dispositivos ortodônticos, que são usados pelo dentista para alinhar o seu sorriso podem causar sensibilidade nos dentes.

Neste texto, entenda por que o desconforto pode ser sentido após iniciar o tratamento e como controlar os sintomas na boca — a exemplo de escolher o aparelho mais confortável, o invisalign, ou mesmo usar escovas com cerdas específicas, creme dental para dentes sensíveis e medicamentos analgésicos. Comece agora a leitura e tire todas as dúvidas sobre o assunto!

Por que uso do aparelho dentário pode acarretar sensibilidade?

O aparelho dentário é indicado para corrigir problemas na posição dos dentes e até, quando indicado, dos lábios no sorriso quando o processo é feito por dentistas competentes e em pacientes disciplinados. No entanto, algumas pessoas que recorrem a essa técnica ortodôntica sentem desconforto e sensibilidade na dentição, principalmente se usar o aparelho fixo convencional.

Nesse sentido, existem duas principais explicações para o aumento de sensibilidade nos dentes: falhas de planejamento, indisciplina dos pacientes, tipo de aparelho utilizado e os cuidados com o aparelho dentário.

Por outro lado, a dentição pode ficar mais sensível a temperaturas extremas devido à problemas como cáries — o aparelho fixo convencional dificulta a correta higienização —; bruxismo e uso de escovas dentais inadequadas. Entretanto, se você está sentindo maior sensibilidade nos dentes, há opções para minimizar a sensação e voltar a sorrir sem desconforto, dentro do possível e indicado.

Como a sensibilidade nos dentes pode ser evitada?

Até o momento, você entendeu quais são as principais causam que levam à sensibilidade bucal após o uso de aparelho dentário. Contudo, a dúvida que fica é esta: como minimizar o problema? Para responder a questão, pode-se fazer uso de analgésicos, escovas com cerdas específicas e pasta dental.

Quiz InvisalignPowered by Rock Convert

Uso do aparelho removível Invisalign®

Como é um aparelho ortodôntico móvel e sem pontas nem fios, é muito mais confortável do que o aparelho fixo convencional e, alem disso, pode ser removido para comer e escovar os dentes. Pacientes que usam esse sistema relatam uma sensibilidade muito menor pois, os alinhadores são trocados pelo paciente em casa entre 3 a 14 dias.

Uso de medicamentos analgésicos

A sensibilidade pode causar dor forte ao paciente, especialmente após as manutenções ortodônticas no consultório com a troca do fio no sistema de aparelho ortodôntico convencional. O dentista costuma recomendar, para esse tipo de caso, uma medicação analgésica, pois os remédios controlam o desconforto e permitem que os sintomas se amenizem com o passar do tempo.

Fazer escovação corretamente

Escovar os dentes com muita força danifica o esmalte e deixa a dentição mais sensível a temperaturas extremas. Por isso, é importante controlar a intensidade dos movimentos na boca e utilizar um instrumento apropriado, com cerdas macias e que não comprometam os tecidos bucais.

O aparelho dentário fixo, por exemplo, requer cerdas especiais para limpar restos de alimento na boca e deixar a sua saúde bucal em dia. Já o Invisalign®, modelo de aparelho praticamente invisível, não requer esse tipo de aparato. De toda forma, consulte o seu dentista para saber qual escova deve ser utilizada.

Usar pasta dental para dentes sensíveis

Há vários cremes dentais no mercado que têm solução para controlar sensibilidade dental. O produto funciona a partir de uma proteção extra criada no esmalte, a região mais exterior do dente. A depender do estágio de dor, o dentista recomenda a pasta mais adequada para o paciente, amenizando os sintomas.

Neste conteúdo, você entendeu por que algumas pessoas com aparelho dentário fixo sofrem com sensibilidade, geralmente causada por falhas de planejamento ou descuido do paciente com a higiene do dispositivo. Entretanto, escolher Invisalign®, analgésicos, escovas de dente e creme adequados conseguem minimizar o desconforto e manter o tratamento ortodôntico.

Agora que você sabe por que é causada e como melhorar a sensibilidade nos dentes, siga as redes sociais da Odonto Condé! Estamos no FacebookInstagram, Twitter e YouTube.

Odonto Condé / Condé Invisalign

Doctor CROGO/EPAO 1587, RTCD

Dr. Alberto dos R Condé Jr

CROGO6411

Posts relacionados

Deixe uma resposta

× Gostaria de agendar uma consulta?