Seu sorriso pode fazer você parecer mais jovem ou mais velho. Entenda como!

5 minutos para ler

Assim como a cor ou o corte dos cabelos, a roupa e a maquiagem, o sorriso também tem o poder de fazer uma pessoa parecer mais jovem ou mais velha. Isso porque alguns problemas bucais podem deixar a aparência de uma pessoa mais envelhecida, ao passo que dentes bem cuidados têm o efeito contrário.

É só observar como algumas celebridades nacionais e internacionais mudam a fisionomia para melhor depois de algumas horas na cadeira do dentista para compreender o poder que o sorriso tem. Se você quer se parecer mais jovem, continue lendo para descobrir como seus dentes que podem atrapalhar ou ajudar a alcançar seu objetivo!

Coloração dos dentes

A cor dos dentes nem sempre está relacionada à falta de higiene bucal, pois com a idade é normal que eles fiquem amarelados, tortos e com pontas quebradas e desgastadas. Um sorriso amarelo e manchado não é nada agradável e ainda confere um aspecto de envelhecido ao rosto.

Isso não é um problema grave, pois, quando houver indicação, algumas sessões de clareamento podem devolver a cor mais clara de seus dentes e o brilho de seu sorriso. Caso o clareamento não seja o suficiente, você ainda pode recorrer ao tratamento com facetas de porcelana.

Gengivas retraídas ou em excesso

Essa condição acontece quando a gengiva se retrai, deixando uma parte da raiz dos dentes exposta. A retração pode ser causada por problemas de mordida torta ou escovação com força em excesso. Felizmente, quando indicado, o problema pode ser resolvido com uso de aparelho ortodôntico ou cirurgia de enxerto conjuntivo gengival, dependendo da gravidade da situação. Se o paciente precisa de tratamento ortodôntico, mas rejeita o uso do aparelho fixo, existem os sistemas de aparelhos removíveis invisíveis, como o Invisalign.

Já para quem tem muita gengiva, o excesso de gengiva também é anti estético, que, quando indicado, pode ser corrigido com uma cirurgia do sorriso ou plástica gengival. 

Mulher sorrindo após realizar um procedimento odontológico de estética

Dentes tortos

A partir dos 30 anos, alguns dentes podem ficar tortos, causando uma aparência mais envelhecida. As pessoas que passam por esse problema podem usar o aparelho invisível, que corrige a posição dos dentes de forma muito discreta, confortável, higiênica e dentro do tempo de tratamento ideal. Atualmente, são mais de 5 milhões de pacientes que escolheram essa técnica e a tendência é que a preferência n. 1 no mundo seja por um tratamento assim, afinal, para a maioria, usar aquelas pecinhas coladas na boca é inaceitável.

Desgaste dentário

O desgaste nos dentes é outro fator que pode impedir que você pareça alguns aninhos mais jovem. Esse problema é devido à erosão, abrasão ou abfração do esmalte dentário, que pode ser causado pela idade, por maus hábitos ou até mesmo pelo bruxismo. O desgaste deixa os dentes sem brilho e com manchas escuras, pois a dentina fica exposta.

Para recuperar a beleza de seu sorriso e cobrir os dentes desgastados, quando indicado, você pode recorrer a tratamentos com resina composta, facetas de porcelana ou lentes de contato dentais.

Quiz Invisalign

Perda óssea

A perda de osso também pode deixar sua aparência envelhecida, pois a falta de estrutura óssea causa retração da gengiva, deixa o dente muito comprido e, se não tratada, pode até levar a perda dentária. Ela geralmente está ligada a problemas de periodontite.

Para controlar a perda óssea e devolver saúde ao seu sorriso, o dentista vai, primeiro, tratar a periodontite, para depois reavaliar outros procedimentos tais como a cirurgia de enxerto, implantes, protocolo, etc.

Perda dentária

A falta de dentes na boca é outro fator que contribui para um aspecto mais envelhecido da face. Mesmo que os dentes faltosos não apareçam no sorriso, seu organismo sentirá falta deles e, com o tempo, vai começar a reabsorver aquele osso que servia de suporte para o dente.

Se você já perdeu alguns dentes na boca, não se desespere, pois, quando inciado, você pode recorrer ao implante dentário para ter de volta seu sorriso e sua autoestima.

Como você viu, todos os problemas bucais que envelhecem sua aparência podem ter a indicação do tratamento, mas a prevenção ainda é a melhor escolha e se você gosta de parecer mais jovem, mesmo tendo passado dos 30.

O diagnóstico e tratamento é em conjunto com o dentista e o médico, pois, estes profissionais vão fazer todo o planejamento para que seu sorriso fique em harmonia com toda sua face. Isso é o que chamamos de visagismo.

Quais são os problemas bucais estão impedindo você de ter uma aparência mais jovem? Conte para a gente, deixando seu comentário no post!

Mulher sorrindo após realizar um procedimento odontológico de estética

Att., CD Dr. Alberto dos R. Condé Jr. –  CRO-GO 6.411

Posts relacionados

Deixe um comentário

× Gostaria de agendar uma consulta?