Quais são os diferentes tipos de sobremordida e as causas do problema?

4 minutos para ler

Com a era das redes sociais, aumenta o desejo por um sorriso harmônico, mas desvios na dentição podem gerar insatisfação e acarretar problemas sérios no organismo. Neste texto, entenda o que é a sobremordida ou mordida profunda, e todos os problemas que podem gerar nos dentes superiores e inferiores.

Além disso, descubra adiante quais são as principais causas dessa doença chamada maloclusão, que pode ser provocada por fatores genéticos ou estar associada a perda de dentes, musculatura da mastigação, mau posicionamento da dentição e bruxismo. Comece a leitura agora e tire todas as dúvidas sobre o assunto!

O que é sobremordida ou mordida profunda?

Dentistas chamam de sobremordida — ou mordida profunda — é uma das características de um tipo de maloclusão. O problema envolve o desalinhamento das arcadas, deixando a dentição superior “encobrindo” mais de 70% dos dentes de baio.

Em função da sobremordida, podem aparecer feridas no céu da boca, travamento da mandíbula, prejuízo estético, desgaste dental, retração da gengiva e até manifestações na disfunção articulação temporomandibular. Para saber o tratamento adequado para o seu caso, consulte um dentista.

Quais são as possíveis causas da sobremordida?

Até o momento, você entendeu o que é a mordida profunda, que acorre com a má oclusão, seja adquirida, seja congênita. Entretanto, o problema pode ser agravado por perdas dentárias, excesso de força na musculatura da mastigação, fatores genéticos, posicionamento dos dentes, bruxismo.

Perda de dentes posteriores

A mordida profunda normalmente é causada de maneira adquirida, por meio de fatores como a perda dos dentes posteriores. Nesse caso, a falta de dentição posterior leva a sobrecarga e desgaste dos dentes restantes e, com o tempo, há uma grave perda na dimensão vertical e aprofundamento da sobremordida, implicando o desalinho entre as duas arcadas.

Quiz Invisalign

Mau posicionamento dos dentes

Os dentes podem crescer e se desenvolver em posições impróprias na arcada, levando a disfunções no posicionamento dentário. Além do prejuízo estético, esse problema ortodôntico é considerado uma das causas para sobremordida, uma vez que a dente torto prejudica a oclusão.

Bruxismo

O bruxismo se manifesta pelo ato de ranger os dentes, o que implica uma perda da dimensão vertical na boca devido ao desgaste na superfície dos dentes posteriores. Em ambos os casos, a consequência influencia no aparecimento ou agravamento de sobremordida.

Musculatura da mastigação

Na hora de mastigar, algumas pessoas possuem uma musculatura forte, a qual força os dentes posteriores na direção contrária ao osso que os sustenta na boca. Em contrapartida, o excesso de força provoca o desalinho entre as arcadas.

Fatores genéticos

Por outro lado, a mordida profunda pode ter uma causa hereditária, ou seja, desenvolve-se por causas genéticas. Dessa forma, a disfunção congênita pode ser tanto a dentoalveolar quanto a esquelética. 

Neste conteúdo, você entendeu como a mordida profunda desgasta a dentição e pode comprometer o organismo. A má oclusão que leva ao desalinho dos dentes pode ser causada por perda dentária, bruxismo, musculatura da mastigação, mau posicionamento dental e até fatores genéticos.

O tratamento envolve a ortodontia e/ou a reabilitação. Para quem precisa de tratamento ortodôntico mas, rejeita o uso do aparelho fixo, venha conhecer o sistema Invisalign com quem é referência nacional, o Dr. Alberto Condé.

Gostou deste artigo, não é mesmo? Para diagnosticar e tratar a sobremordida e os dentes salientes, invista em profissionais experientes. Entre em contato com a Odonto Condé e agende já a sua consulta com os melhores dentistas da sua região!

Odonto Condé / Condé Invisalign

Doctor CROGO/EPAO 1587, RTCD

Dr. Alberto dos R Condé Jr

CROGO6411

Posts relacionados

Deixe um comentário

× Gostaria de agendar uma consulta?