Tipos de cárie: saiba como agir em cada caso

3 minutos para ler

Embora as pessoas tenham consciência sobre a importância da higiene bucal e de ir ao dentista a cada 6 meses para uma limpeza, o problema com cáries é muito comum. Inclusive porque existem diferentes tipos de cárie. Você sabia disso? 

Mas, antes de falarmos sobre eles, que tal entender o que de fato são as cáries e quais os efeitos nos dentes? Nós preparamos um conteúdo muito bacana para você se tornar expert no assunto. Quer ver só? Confira a seguir!

O que é a cárie?

A cárie é uma infecção causada por bactérias, que aos poucos penetram o esmalte dos dentes e criam um buraco. Por isso, os pacientes sentem dor e desconforto, principalmente quando a cárie consegue chegar nas partes mas profundas do dente, como a raiz. Nesse caso, o problema é mais grave.

Como a cárie aparece? 

Você pode pensar: “diante de tantos produtos com flúor e todo o cuidado que eu tenho com meus dentes e com os do meu filho, como é possível a cárie aparecer?”. Essa é uma pergunta que escutamos muito aqui no consultório. 

A gente explica o motivo. Mesmo com a escovação diária dos dentes, se você consome com frequência diária acima de 3 vezes os alimentos com muito açúcar, certamente está mais propenso a ter cárie. Ela é uma bactéria e pode ser transmitida até pelo beijo na boca. Por isso, se tiver uma cárie, jamais sopre uma comida de uma criança, por exemplo.

Os dentes dos pequenos ainda estão em formação, portanto, são mais sensíveis e merecem um cuidado ainda mais especial. Com isso, temos uma certeza: ninguém está imune às cáries. Afinal, elas podem aparecer em dentes de leite (decíduos), assim como nos permanentes.

Quais são os tipos de cárie? 

Agora que você já entendeu tudo sobre as cáries, chegou a hora de conhecer um pouco sobre os diferentes tipos. Fizemos um levantamento das principais. Vem com a gente conhecê-las! 

Quiz Invisalign

Coronária 

Ela ganhou esse nome porque fica exatamente na superfície de mastigação ou até mesmo entre os dentes. Ou seja, bem na “coroa do dente”. Esse é o tipo de cárie mais comum e afeta tanto crianças quanto adultos. 

Radicular

Ela acomete adultos e idosos. Sabe quando a gengiva se retrai e deixa a raiz do dente mais exposta? Então, pelo fato de essa superfície não ter esmalte para protegê-la, a cárie vai lá e deteriora essa parte do dente. 

Recorrente ou recidiva ou infiltração

Esse tipo tende a surgir no mesmo local, como o próprio nome diz. Isso, geralmente, acontece porque temos locais que acumulam mais placas bacterianas. Assim, a região se torna mais propensa ao surgimento contínuo de cáries. 

Se você sente algum desconforto no seu dente quando come algo gelado ou doce, quando bate um ventinho na sua arcada ou se notou um pontinho preto nele, procure logo o dentista, pois pode ser um sinal de cárie dentária. Quando ela é descoberta no início, o tratamento geralmente é bem simples, rápido e praticamente indolor. Não deixe os diferentes tipos de cárie incomodarem você. 

Gostou deste texto? Para receber nossas atualizações siga a @aparelho_invisivel_goiania e a @odonto_conde!

Att.,

CD Dr. Alberto dos R. Condé Jr.

CRO-GO 6.411

Posts relacionados

Deixe um comentário

× Gostaria de agendar uma consulta?