4 tipos de enxaguante bucal para você experimentar!

3 minutos para ler

Para cuidar do seu sorriso harmônico, é preciso manter a saúde da dentição todos os dias, fazendo escovação, usando fio dental e concluindo o processo com um antisséptico. Nesse sentido, vale muito a pena conhecer os principais tipos de enxaguante bucal disponíveis no mercado e como se diferenciam entre si.

Ao longo deste post, explicamos o que é o produto e quais suas grandes atribuições, tanto para crianças quando para pacientes adultos. Se interesse pelo tema? Então continue a leitura!

Para que serve um enxaguante bucal?

O enxaguante, também chamado de antisséptico ou elixir bucal em algumas regiões, é uma solução química à base de substâncias como triclosan, clorexidina ou flúor. Ele desempenha um papel de importante coadjuvante na limpeza bucal diária, assim como a escovação com pasta de dente e o uso de fio dental.

Capaz de prevenir doenças como a cárie e a gengivite, que envolvem a produção de toxinas vindas das bactérias na dentição e na gengiva, essa substância não atua na remoção de placa bacteriana e tártaro. Ainda é interessante lembrar que também não substitui uma limpeza dentária profissional, principalmente nos pacientes que usam aparelho fixo ou Invisalign®.

Quais são os 4 melhores tipos de enxaguante bucal?

Até aqui você sabe o que é e para que serve o antisséptico bucal, mas e os tipos desse produto disponíveis no mercado? Veja abaixo quatro dos mais eficientes!

1. Enxaguante com álcool

O uso de enxaguante com álcool deve ser evitado no dia a dia, exceto diante de prescrição profissional.

A utilização excessiva do produto pode ressecar a mucosa bucal, diminuindo a produção de saliva e descamando os tecidos da boca.

2. Enxaguante com flúor

O enxaguante com flúor é recomendado, sobretudo, para pacientes com histórico ou alto risco de desenvolver cárie, a exemplo das crianças. Isso porque a substância remineraliza o esmalte dentário, deixando-o mais resistente à ação de bactérias.

A depender da concentração de flúor, o produto pode ser aplicado diária ou semanalmente.

Quiz Invisalign

3. Enxaguante com produto natural

Para fugir de substâncias químicas desenvolvidas em laboratório, muitos pacientes têm apostado nos enxaguantes à base de produtos naturais. Eles evitam a proliferação de bactérias na boca e representam uma alternativa poderosa a componentes como a clorexidina.

Em todo caso, é importante ressaltar que a indicação para esse tipo de antisséptico também precisa passar pelo dentista.

4. Enxaguante sem álcool

O antisséptico bucal sem álcool, que tem substâncias como a clorexidina na sua composição, mas, atenção que o seu uso contínuo vai manchar os dentes e alterar o sabor dos alimentos.

Afinal de contas, ele não agride os tecidos moles da boca e entrega bastante eficiência para impedir a formação de tártaro e gengivite. 

Neste post, você descobriu quais são os principais tipos de enxaguante bucal, um componente que ajuda na limpeza bucal diária e evita doenças causadas por bactérias, como a cárie e a gengivite. Mas para ter certeza sobre o antisséptico mais recomendado para o seu caso, consulte um cirurgião-dentista.

Aproveite a visita ao blog e continue informado sobre higienização bucal saudável! Basta seguir agora mesmo as nossas redes sociais: estamos no Facebook e no Instagram!

Odonto Condé / Condé Invisalign 

Doctor CROGO/EPAO 1587, RTCD 

Dr. Alberto dos R Condé Jr 

CROGO6411

Posts relacionados

Deixe um comentário

× Gostaria de agendar uma consulta?