Tipos de prótese sobre implante: overdenture ou protocolo?

3 minutos para ler

Muitas pessoas estão insatisfeitas com o sorriso por estarem com praticamente todos os dentes “condenados” ou por usar próteses ou dentaduras convencionais. Para explicar sobre uma alternativa, este conteúdo define o que são, quais as indicações, vantagens e diferenças entre os tipos de prótese sobre implante: overdenture ou protocolo.

Leia agora mesmo e tire todas as suas dúvidas sobre os procedimentos!

O que são as sobredentaduras ou overdenture?

Antes de conhecer os detalhes sobre a técnica, saiba que as overdentures dependem de implantes sobre o osso que recebe uma prótese dental removível. A sobredentadura, como também é chamada, é encaixada sobre fixações dos implantes e pode ser retirada para a limpeza da boca e, se indicada e bem feita, podem melhorar, ao máximo possível, a segurança e a aparência natural do sorriso.

A indicação do método é para pessoas com perda dental que já usam dentadura de fixação instável e desejam mais retenção da peça protética. A prótese overdenture tem a vantagens da higienização da peça e uma retenção maior do que a dentadura muco suportada, aumentando a qualidade do paciente na alimentação do dia a dia.

O que é a prótese protocolo?

A prótese protocolo é na maioria das vezes do tipo fixa. Grosso modo, o recurso é indicado para quem sofre com perda de vários dentes e tem osso suficiente para ancorar a instação de 5 a 7 implantes em cada arco para dar sustentação permanente à “nova dentição” ou, de forma mais didática, a essa nova forma de triturar os alimentos.

Quais são as diferenças entre overdenture e protocolo?

Uma importante diferença entre os métodos é que a overdenture necessita de poucos implantes para conseguir estabilidade, o que facilita e barateia os custos para a aplicação.

Quiz Invisalign

Por fim, existe a importante questão da higiene: enquanto a sobredentadura é facilmente removível, o protocolo fixo acumula mais restos de alimento e precisa ser limpo pelo dentista semestral ou antes, conforme a indicação, para não prevenir danos à saúde bucal tais como a peri implantite e perda de todo o trabalho.

No entanto, uma coisa é certa: tanto overdenture quanto protocolo fixo precisam de indicação e de um cuidado diário, ainda mais após a cirurgia. Depois do exame clínico, o diagnóstico certeiro e a indicação do dentista, todo cuidado é pouco com o pós-operatório. Siga à risca as orientações do profissional e tenha cuidado com a limpeza dos seus dentes.

Neste texto, você aprendeu o que distingue próteses sobre implante, principalmente quando são comparadas overdenture e protocolo. Indicadas para quem tem perda de dentes, as técnicas se diferenciam em processo e função orais. Por isso, é indispensável contar com a ajuda do dentista para ter um sorriso mais harmônico possível!

Agora que você já sabe o que são, quais as indicações e por que há diferenças entre as próteses overdenture ou protocolo, entre em contato com a Odonto Condé e marque já a sua consulta com os melhores profissionais!

Att.,

CD Dr. Alberto dos R. Condé Jr.

CRO-GO 6.411

Posts relacionados

Deixe um comentário

× Gostaria de agendar uma consulta?