O que acontece após o tratamento com Invisalign®? Veja aqui!

8 minutos para ler

O tratamento com Invisalign® é uma excelente opção para quem precisa de corrigir o alinhamento dos dentes, mas não quer usar o aparelho dentário fixo. Também conhecido como aparelho móvel praticamente transparente, confortável e prático, o Invisalign® consiste em um conjunto de alinhadores, confeccionados em um plástico moderno e que conta com mais de 1000 patentes em tecnologia.

Cada placa trocada pelo paciente em casa é importada de acordo com a arcada dentária do paciente e, por isso, são bastante confortáveis, além de ficarem praticamente imperceptíveis.

Neste post, vamos falar sobre as etapas do tratamento e explicar o que acontece depois que o paciente usou o Invisalign® pelo tempo necessário. Vamos lá?

Quais são as etapas do tratamento com Invisalign®?

O tratamento com Invisalign® é feito em poucas etapas. Veja quais são elas:

  • avaliação clínica: essa é a primeira etapa do tratamento. Nela, o dentista avalia a boca do paciente e, com o escaneamento da arcada em 3D, já tem como simular os objetivos do tratamento ortodôntico, mostrando como serão os primeiros e os últimos alinhadores ortodônticos do paciente. Trata-se de uma ótima ferramenta para um futuro alinhamento dos dentes, mas, também, as expectativas em relação ao tratamento;
  • avaliação dos exames radiográficos: depois da primeira consulta, o profissional solicita os exames de raio-X, o que permite uma complementação da dentição do paciente, principalmente quanto a condição dentária e óssea;
  • aprovação do paciente quanto aos detalhes do planejamento do aparelho: o ClinCheck vai simular como vai ser cada um dos alinhadores ortodônticos daquela etapa, isto é, alinhador por alinhador. É muito comum, nos casos complexos, o uso dos alinhadores adicionais. Peça para seu dentista lhe informar mais detalhes.
  • início do tratamento: nessa fase, o paciente começa a usar o aparelho por 18 a 22horas por dia;
  • avaliação periódica: apesar de exigir menos visitas ao dentista, quem usa o Invisalign® também deve ter um acompanhamento para que o profissional avalie como está a movimentação dos dentes. A boa notícia é que, se o dente não está movimentando, o alinhador não entra mais e a consulta de reparo pode ser antecipada facilmente. Outra ferramenta muito boa é o envio de fotos e vídeos pelo próprio paciente e a comparação com o ClinCheck, no estágio em que o paciente se encontra naquele momento.

Vale lembrar que, para que os resultados sejam os mais satisfatórios possíveis, é necessário que o dentista saiba planejar com maior previsibilidade e o paciente use o dispositivo e os elásticos as 18 a 22 horas por dia.

O que acontece após o fim do tratamento com Invisalign®?

Algumas pessoas pensam que após o fim do tratamento com Invisalign®, está tudo certo com seu sorriso. Mas não é bem assim. Depois do período de uso de qualquer tipo de aparelho ortdôntico é necessário passar pela fase da contenção para manter os resultados do tratamento.

O tempo de uso da contenção é indicado pelo dentista, logo após o fim do tratamento com Invisalign®. No entanto, depois que o paciente deixa de usar a contenção, ele ainda deve ir nas consultas para avaliar se os dentes continuam na posição correta.

Além disso, o dentista ainda pode pedir exames de raio-x para comparar os resultados do tratamento. No mais, após o uso do aparelho, o paciente deve manter os cuidados com a higiene bucal para evitar cáries, doenças na gengiva e mau hálito.

Qual o tipo de contenção mais adequado após o tratamento com Invisalign®?

A contenção que tem o fio colado ainda é a mais utilizada por ortodontista, mas no caso de pacientes que rejeitam fios colados nos dentes, a opção ideal é a contenção móvel. Isso porque quem usa alinhador ortodôntico quer discrição, conforto e higiene, o que não é possível com a contenção convencional.

Nesse caso, a contenção indicada é a do tipo móvel, Vivera Retainer®. Na realidade, ela funciona como um finalizador, evitando que os dentes voltem à posição normal de antes do tratamento.

A cotenção Vivera Retainer® é confeccionada com a mesma tecnologia que o Invisalign®, mas é 30% mais resistente, o que reduz os riscos de quebrar o aparelho. Além disso, ela é muito eficaz e tem uma ação 4 vezes melhor do que outros tipos de aparelho de retenção.

Também é mais confortável, higiênica e reduz o acúmulo de resíduos alimentares na boca, diminuindo o risco de cáries e outras doenças.

Ao concluir essa etapa desse tratamento ortodôntico é sempre necessária a utilização das contenções. Ela tem a função de tentar manter, dentro do possível, os dentes em suas novas posições. Para a grande maioria, existe a tendência dos dentes a entortar ou abrir espaços após a Ortodontia ativa. A causa é o envelhecimento.

As revisão são feitas com 3 meses, 3 meses, 6 meses e as demais são anuais, mas, se notar que ela soltou, descolou ou o dente começou a entortar, o paciente deverá entrar em contato com o Dr. Alberto imediatamente. Sem parte da contenção, o dente pode entortar ou surgir diastemas. 

Se estiver indicado o reparo na contenção, substituição ou retratamento ortodôntico, um novo planejamento e honorários serão feitos para o paciente ou responsável pagar.

Tipos de Contenções

– Vivera Retainer®- vem com até 3 pares e contenções móveis feitas pela Align Technology® com material EX40 com 1mm e espessura para usar 12 horas por dia e, se não houver abertura de espaços e nem o dente não entortar, o paciente vai reduzindo o uso conforme o protocolo abaixo. Já a limpeza é feita com pasta de dente e escova dental e pode usar Corega Tabs®, mas, jamais use água quente.

1) Primeiro ano: todas as noites por 12horas 

2) Segundo ano: usar por noites alternadas 

3) Terceiro ano: usar apenas nos fins de semana por mais 2 anos ou mais, se houver indicação

Vantagens

a) Vai em todos os dentes, dando o máximo de estabilidade possível até para os dentes “de trás”

b) É removível e há possibilidade de redução gradual do uso se o dente ficar estável com os anos

c) Permite ser removida para o paciente comer que quiser

d) É uma alternativa da contenção fixa

Quiz Invisalign

e) Reduzir o acúmulo de placa bacteriana se comparada com a fixa

f) Protege os dentes do bruxismo

Desvantagem: 

a) Qualquer alteração no formato dos dentes pode impedir seu uso e indicar a confecção de nova

b) Se houver indicação de novas contenções haverá nova cobrança de honorários.

– Contenção Fixa – é um fio colado apenas nos dentes da frente da parte inferior e, raramente, na superior.

Vantagens:

a) Custo zero ao final do tratamento ortodôntico feito pelo Dr. Alberto

b) É a mais usada no mundo

Desvantagens: 

a) Qualquer tipo de parte solta ou descolada exige atenção do paciente e agendamento imediato, sendo sujeito a custos adicionais para reparos da contenção ou para desentortar os dentes com a Ortodontia

b) Dificulta a limpeza e uso do fio dental

c) Pode machucar a língua ou dar sensação de sujeira, pressão, mal hálito e gengivite

d) Tem maior probabilidade de soltar ou se danificar e gerar custos adicionais de reparo e retratamento ortodôntico

e) Proíbe o uso dos dentes da frente para comer qualquer tipo de alimento

f) Não protege o dentes do bruxismo

g) O fio contém níquel e pode dar reação alérgica

h) Tem que ser usada para sempre ou o dente tem mais de 99% de chance de entortar

ATENÇÃO: qualquer reparo ou ajuste na contenção gera custo adicional variado para o paciente ou pai pagar!

Vale ressaltar que o uso da contenção é obrigatório depois de todo tipo de tratamento ortodôntico, inclusive com Invisalign®. Ademais, é importante contar com profissionais qualificados nesse tipo de técnica, pois somente dessa forma, você terá resultados satisfatórios. A equipe Condé Invisalign® Doctor é altamente qualificada para realizar o tratamento com os alinhadores transparentes.

Gostou do post e quer mais informações sobre o Invisalign®? Entre em contato conosco agora mesmo!

Odonto Condé / Condé Invisalign

Doctor CROGO/EPAO 1587, RTCD

Dr. Alberto dos R Condé Jr

CROGO6411 

Posts relacionados

Deixe um comentário

× Gostaria de agendar uma consulta?