Tratamento dentários: antes e depois em odontologia

5 minutos para ler

Realizar alterações profundas na aparência dos dentes pode deixar as pessoas um pouco ansiosas sobre os resultados. E mesmo as simulações e exemplos ilustrando o antes e depois em odontologia jamais serão suficientes para mostrar como será o resultado do paciente que está sendo atendido. O foco deve estar nos meios, isto é, no que pode ser controlado, por exemplo, a escolha do  profissional, o material e o grau de instrução e disciplina do paciente. 

Neste post, vamos explicar como funcionam e onde devem ficar as expectativas de cada tipo de tratamento para o paciente conseguir o sorriso mais bonito possível, como implantes, clareamento e lentes de contato dental e alinhamento dentário.

Em seguida, abordaremos que procedimentos são mais apropriados para simular pré-planejamentos. Vale ressaltar, contudo, que como é importante seguir o Código de Ética da Odontologia não usaremos imagens de antes e depois. Enfim, continue lendo e confira!

Lentes de contato ou facetas 

Utilizado para corrigir imperfeições como coloração e dentes curtos ou quebrados, esse método deve ser feito com a devida indicação e com um bom dentista pois gera grande impacto no sorriso e tem alto custo. Ele consiste, basicamente, na fixação de laminados de porcelana finíssimas, com mínimo desgaste da estrutura dentária.

De fato, o procedimento aumenta os dentes e corrige a cor. No entanto, em alguns casos, pode causar o seu desgaste, para que as lâminas grudem corretamente. Além disso, pode ter custos altos, dependendo do caso. Para minimizar os desgastes, o indicado é alinhar os dentes previamente, mas, se há restrição quanto ao uso do aparelho fixo, saiba mais sobre os alinhadores ortodônticos e o quanto ele é bem discreto, efetivo e praticamente invisível e confortável.

Implantes

O nome já diz tudo: trata-se da inserção de peças de titânio que visam simular, dentro das suas limitações, o que será a “base” para as coroas dentárias e vai “imitar” mas, jamais ter o mesmo resultado, dos “novos dentes” onde for necessário, seja para reparar um problema ou por falta de dentes permanentes. Atualmente, é possível realizar esse procedimento com mais segurança graças às técnicas e conhecimento do cirurgião-dentista. Temos até um post específico sobre implante

Clareamento

Talvez um dos procedimentos mais comuns, o clareamento é realizado por agentes químicos e não leva a desgaste do esmalte. Se bem-feito, quanto indicação, conhecimento profissional e disciplina do paciente, aumenta em muito, as chances de ter um ou mais tons mais claros dos dentes, mas, atenção, jamais tenha expectativas de uma cor em específico pois, o resultado é muito variável e imprevisível.

Muitas pessoas, porém, desejam dentes brancos quando, na verdade, o ideal é que se conserve um pouco da cor natural. Por isso, é bom que se alinhe quais são os objetivos e limitações do clareamento, para que se entenda sua indicação e demais detalhes. Essa, também, é uma forma de evitar o choque inicial, causado por dentes brancos demais. Sem o devido cuidado, o resultado é perdido, dai, a importância de seguir as orientações específicas do seu dentista. . 

Quiz Invisalign

Antes e depois em Odontologia

Nunca podemos saber, exatamente, qual resultado será obtido. Mas, com uma ajuda da tecnologia, é possível ter uma ideia de como será o seu PLANEJAMENTO..

Pode-se fazer isso pelo Invisalign Outcome Simulator e o Digital Smile Design (DSD), que realizam simulações digitais das opções de planejamento — ajudando no que será selecionado junto ao paciente. Essas simulações são feitas usando fotografias e ferramentas de manipulação da imagem do próprio paciente que está sendo atendido.

Outro método também eficaz é confecção de mock-ups, próteses externas que simulam o planejamento não apenas “no computador” mas, de uma forma mais tangível e podem ser aplicadas diretamente, sem danos aos dentes.

Embora possam demorar um pouco e acrescentar ao custo final, elas valem a pena para se ter uma noção mais próxima de como será seu planejamento. E, assim como nos outros métodos, esse tipo de simulação também permite que o paciente participe mais ativamente do processo.

Enfim, é compreensível a ansiedade do paciente já que só um “profeta” pode falar antecipadamente qual  será seu resultado do tratamento. Justamente por isso, simulações de antes e depois em odontologia são interessantes, pois, o paciente participa da elaboração e escolha das melhores opções de planejamento.

Como vimos, existem uma série de fatores que podem influenciar o resultado. Logo, é fundamental escolher com cuidado o profissional que vai cuidar do seu sorriso, prezando sempre pela experiência, qualificação e uso de bons materiais.

E aí, gostou do post? Então entre em contato conosco e saiba mais sobre os nossos planejamentos odontológicos!

Att.,

CD Dr. Alberto dos R. Condé Jr.

CRO-GO 6.411 

Posts relacionados

Deixe um comentário

× Gostaria de agendar uma consulta?