Vale a pena fazer tratamento ortodôntico desde cedo? Veja aqui!

4 minutos para ler

O tratamento ortodôntico pode ou não estar indicado para pacientes de diversas faixas etárias, pois, o aparelho não melhora apenas a estética do sorriso, mas a parte funcional dos dentes. Então, além de ajudar na autoestima dos pacientes, o aparelho ainda pode, se bem indicado, melhorar a qualidade de vida.

O tratamento ortodôntico é feito por etapas. Primeiro, o dentista faz uma avaliação e pede exames de raio-X. Depois, ele vai indicar o tipo de aparelho que deve ser usado e instalar o acessório na boca do paciente. Por fim, é necessário utilizar uma contenção para evitar que os dentes voltem à posição anterior ao uso do aparelho.

Apesar dos benefícios, as pessoas têm dúvidas sobre a partir de qual idade o tratamento deve começar. Responderemos essa pergunta neste post!

Vale a pena usar aparelho ortodôntico ainda na infância?

Sim, mas ainda não existe um consenso entre os ortodontistas sobre uma idade ideal para começar o tratamento ortodôntico. Alguns profissionais aconselham usar o aparelho a partir dos 6 anos. Isso porque nessa fase as crianças já tem consciência sobre a importância da higiene bucal.

Como nessa faixa etária, as crianças ainda têm dentes de leite, o uso de aparelhos móveis é a melhor opção para elas. Isso porque essa técnica modifica a estrutura da boca — maxilar e mandibular —, mas não altera a posição dos dentes.

Quando o tratamento ortodôntico é necessário?

É comum que as crianças fiquem incomodadas com a aparência de seus dentes e queiram recorrer ao tratamento. Contudo, apenas o ortodontista pode indicar o uso do aparelho, que é necessário nos seguintes casos:

Quiz InvisalignPowered by Rock Convert
  • problemas na mordida;
  • projeção do maxilar para frente;
  • preservar espaços;
  • orientar o crescimento dos dentes permanentes;
  • corrigir postura da língua, já que crianças empurram os dentes com ela;
  • corrigir problemas de deglutição e sucção;
  • dentes desalinhados ou muito espaçados (diastemas).

Qual o aparelho ortodôntico mais indicado para crianças?

Como dito em um dos tópicos acima, o aparelho móvel é o mais indicado para crianças que ainda não trocaram todos os dentes. O Invisalign® First é uma boa opção para os pequenos. A técnica é o que há de mais moderno na ortodontia infantil.

O tratamento é especialmente voltado para crianças que estão trocando seus dentes. O Invisalign® First é indicado para corrigir a posição da mandíbula, expandir a arcada dentária e para casos de protusão de uma das arcadas — quando há um deslocamento dos dentes para frente.

Quais as consequências do uso do aparelho ortodôntico cedo demais, fora da indicação correta?

Apesar de o aparelho móvel ser indicado para crianças a partir de 6 anos que ainda têm os dentes de leite. Então, caso o dentista não faça as intervenções corretamente, a criança precisará usar o aparelho por muito tempo — lembrando de que o modelo fixo costuma ser desconfortável.

Além disso, a criança pode ficar ansiosa, querendo tirar logo o aparelho. Ainda tem a questão financeira — quanto mais longo o tratamento, mais custoso para os pais. Outro ponto importante é que há muitos profissionais que indicam o uso do aparelho para prevenir extrações dentárias, protusão e evitar uma cirurgia ortognática. Entretanto, isso não existe, pois estudos epidemiológicos são unânimes em dizer que não há prevenção de extrações nem de ortognática e que um padrão facial não pode ser alterado por aparelho nenhum. Apenas por cirurgia numa idade adulta.

O tratamento ortodôntico para crianças é seguro e eficaz, mas deve ser realizado apenas com indicação de um profissional competente, depois de realizar os devidos exames radiológicos e avaliação da arcada dentária do paciente.

Gostou do post? Que tal conhecer agora os melhores tipos de aparelho dentário existentes no mundo?

Odonto Condé / Condé Invisalign

Doctor CROGO/EPAO 1587, RTCD

Dr. Alberto dos R Condé Jr

CROGO6411

Posts relacionados

Deixe uma resposta

× Gostaria de agendar uma consulta?