Tratamento para dentes sensíveis: conheça e veja os benefícios

4 minutos para ler

Só de pensar em tomar um sorvete ou chupar um limão você logo imagina: “vai doer como um choque”. Aquela dor aguda nos dentes, quando tomamos algo muito ácido ou gelado, é causada pelos chamados dentes sensíveis.

Essa condição é muito comum e não costuma melhorar sozinha. Ela pode causar bastante desconforto, mas a boa notícia é que existem tratamentos bem eficientes para dentes sensíveis.

Confira as causas e as opções disponíveis para tratar o problema:

A causa

A dor que acomete os dentes sensíveis é causada pelo contato da dentina do dente com o calor, com o frio, alimentos ácidos, o próprio vento e, eventualmente, com os doces. Em geral, a dentina é um tecido do dente que é protegido pelo esmalte ou pela gengiva e que não entra em contato direto com os alimentos.

Se o dente dói ao entrar em contato com alimentos quentes ou gelados, uma possibilidade é que a erosão dentária, abfração ou retração gengival estejam envolvidas. Nesse caso, a presença de uma mordida torta gerando traumas oclusais ou uma escovação traumática ou uso intenso de alimentos corrosivos tais como refrigerantes podem desencadear esse problema.

A erosão também pode estar relacionada a outras condições, como o refluxo gastroesofágico ou o bruxismo.

No caso do refluxo, o ácido do estômago retorna para o esôfago causando, entre outros problemas, a erosão dos dentes. É importante tratar esse distúrbio, que tende a ter complicações com o passar do tempo.

Já o bruxismo é o hábito de ranger ou de apertar os dentes (principalmente durante o sono), causando o desgaste dos dentes.

A própria escovação, se feita com uma escova muito dura e de maneira excessiva, pode causar o desgaste dos dentes.

O diagnóstico

Para saber se você sofre de dentes sensíveis, é necessário consultar um dentista para que ele faça o diagnóstico.

Quiz Invisalign

A sensibilidade ao frio e ao calor é um indício, mas a dor pode ser causada por outros problemas — como cáries, dentes quebrados ou uma restauração inadequada.

É melhor ir ao dentista e verificar se esse realmente é o problema antes de procurar tratamento.

O tratamento

A sensibilidade dos dentes pode ser tratada de algumas formas diferentes.

Uma delas é a remoção das causas e, podemos ou não incluir o tratamento ortodôntico, a restauração da área danificada com resina ou faceta ou enxertos gengivais, etc. Após tratada a causa e as consequências, o  uso de enxaguantes bucais e de creme dental próprio para dentes sensíveis são úteis. Mas, lembrem-se que, isoladamente, os produtos na farmácia podem mascarar e permitir a evolução dos sintomas, chegando até a perda dentária nos casos avançados. Uma exposição da raiz ou da dentina precisa da avaliação e conduta do cirurgião-dentista em todos os casos.

O dentista pode fazer uma aplicação de flúor para fortalecer o dente, mas, deve informar o diagnóstico e a solução do problema. Existem casos mais graves, que precisam de restauração no dente e, eventualmente, intervenções cirúrgicas.

Também é interessante que pessoas com sensibilidade nos dentes usem escovas de cerdas extramacias para evitar a abrasão dos dentes com o atrito durante a escovação.

Pessoas com dentes sensíveis devem evitar o clareamento dental áté o dia em que tratarem a hipersensibilidade dentinária para, só depois, utilizar os produtos indicados pelo seu dentista para mudar a cor dos dentes. Essa medida ajuda a evitar que o uso de qualquer produto piore o problema.

Agora que você conhece as causas da sensibilidade nos dentes, pense: será que essa é, realmente, a causa da sua dor? Procure um dentista para um diagnóstico preciso. Entre em contato conosco e verifique a disponibilidade para consultas. Se preferir, preencha este formulário.

Att.,

CD Dr. Alberto dos R. Condé Jr.
CRO-GO 6411

Posts relacionados

Deixe um comentário

× Gostaria de agendar uma consulta?