Qual o tratamento ideal para pericoronarite?

4 minutos para ler

Os dentes têm várias funções no organismo, como mastigação, fala e respiração, mas algumas doenças podem atrapalhar o funcionamento dental e colocar a saúde bucal do paciente em risco. É o caso de uma disfunção que afeta o nascimento da dentição e precisa de um específico tratamento para pericoronarite.

Neste texto, você aprende no que consiste o problema, como acontece o diagnóstico e qual é o tratamento ideal para pericoronarite. Ainda listamos os sintomas da infecção e por que o cirurgião-dentista é o único profissional capacitado para tratá-la. Continue a leitura!

O que é e como se diagnostica a pericoronarite?

Pericoronarite é uma condição odontológica que ocorre quando o dente, em geral o terceiro molar, chamado popularmente de siso, fica coberto pela gengiva de maneira parcial.

Em outras palavras, o problema se dá porque grande parte da dentição não consegue irromper na arcada e permanece dentro do osso, causando um processo inflamatório. Apesar da maior incidência de pericoronarite sobre o dente siso, o problema pode afetar outros dentes. Dependendo do tratamento ortodôntico, o dente pode ir para trás, causando essa doença, mas, óbvio que o ortodontista avisa o paciente da possibilidade de se extrair os dentes e o paciente aceita esse risco previamente.

Portanto, o diagnóstico ocorre no consultório pelo dentista, que faz uma avaliação clínica e exames intra-orais, com radiografia ou raio X periapical, a partir dos quais consegue identificar a posição da dentição em relação à arcada dentária do paciente.

Quais são os principais sintomas da inflamação?

Os sintomas de pericoronarite também ajudam o profissional a identificar a doença, que é capaz de provocar dor no local, dificuldade para engolir alimentos, halitose (mau hálito), febre e edema (inchaço na região do dente semi-incluso).

O quadro inflamatório pode se agravar quando o paciente não realiza uma boa higienização bucal — com escovação e uso de fio dental após as refeições —, contribuindo para o acúmulo de comida entre os dentes e a gengiva.

Como funciona o tratamento para pericoronarite?

O tratamento para pericoronarite varia de acordo com a complexidade do quadro clínico, que acomete o tecido gengival e compromete o alinhamento dental. Porém, o dentista pode orientar o paciente a remover o excesso de gengiva ou do dente que ainda não irrompeu na arcada dentária como método para aliviar a dor e controlar a infecção bacteriana.

Por outro lado, é comum que se indique a realização do alinhamento dentário a partir do processo de distalização dos molares. Essa estratégia corrige a mordida com dispositivos como o Invisalign®, usando moldeiras transparentes e personalizadas para movimentar os dentes disfuncionais.

Quiz Invisalign

O tratamento para pericoronarite ainda costuma estar aliado à ação medicamentosa de antibióticos e anti-inflamatórios, sob prescrição do cirurgião-dentista. Outros métodos, como o uso de compressas de gelo, ajudam a diminuir os sintomas de dor em casa.

Por que a consulta com um profissional é essencial para o tratamento?

No consultório do dentista, é possível passar por exames específicos, como os intra-orais, que ajudam a complementar o diagnóstico para doenças bucais.

Nesse sentido, o profissional representa o único capacitado para tratar doenças como a pericoronarite, promovendo um acompanhamento rigoroso do paciente até a melhora do quadro clínico.

Aprendemos então conceito, diagnóstico e tratamento para pericoronarite, um processo inflamatório que acomete o dente coberto pelo tecido gengival de modo parcial. Desta forma, para não sofrer com complicações, faça sempre a higienização bucal e consulte o seu dentista de confiança periodicamente!

Não deixe para amanhã o que você pode fazer pela sua saúde bucal hoje: entre em contato conosco e agende uma avaliação odontológica. Basta ligar para o número (62) 3092-8882 ou enviar uma mensagem para o WhatsApp da Odonto Condé!

Odonto Condé / Condé Invisalign 

Doctor CROGO/EPAO 1587, RTCD 

Dr. Alberto dos R Condé Jr 

CROGO6411

Posts relacionados

Deixe um comentário

× Gostaria de agendar uma consulta?