Tudo que você precisa saber sobre anestesia sem agulha

6 minutos para ler

A anestesia sem agulha é uma das novas tendências da Odontologia moderna. A técnica reduz o medo daquele paciente com história de traumas sobre “agulhas na anestesia”, pois, mesmo que o dentista seja experiente, muitos pacientes sofrem muito com o pânico da agulha e lembranças do seu passado. Aliás, o medo de ver a agulha é um dos principais motivos de muitas pessoas não gostarem de ir ao dentista.

Mas como essa tecnologia ainda é novidade no meio odontológico, é preciso procurar por profissionais competentes e atualizados. Assim, a experiência do paciente no consultório vai ser bem melhor.

Neste post, explicaremos os benefícios da anestesia sem agulha, mas, primeiro, vamos entender o que é essa novidade e como ela funciona. Acompanhe! 

Entenda o que é a anestesia sem agulha

A anestesia sem agulha é uma das inovações tecnológicas que vieram para mudar a forma que os dentistas atendem seus pacientes. A novidade se trata de um jato com o anestético muito fino que é pulverizado, distribuindo toda a substância na região, na quantidade certa e de maneira uniforme, o que evita que vasos sanguíneos e fibras sofram qualquer tipo de dano.

Veja alguns benefícios do procedimento

Há diversas vantagens no uso desse tipo de tecnologia no consultório, tanto para dentistas quanto para pacientes. Ao contrário do que muitos pensam, não são apenas as crianças que têm medo da anestesia: pacientes adolescentes, adultos e idosos também reclamam na hora da aplicação do anestésico. 

Nesse contexto, a anestesia sem agulha veio para melhorar a experiência do paciente e facilitar o trabalho dos profissionais odontólogos. Isso porque, se o paciente tem fobia de agulha, o dentista terá dificuldades para conquistar sua confiança, principalmente no caso de crianças.

A seguir, vamos citar alguns benefícios que essa inovação trouxe para os tratamentos dentários. Confira!

Sem dormência na boca

É comum que, após a aplicação da anestesia, o paciente fique com as bochechas, língua e lábios dormentes por algumas horas. Isso acontece por causa da quantidade do produto que é aplicado que, muitas vezes, é maior do que o necessário.

Com a anestesia sem agulha, a quantidade de anestésico aplicado é bem menor do que no método tradicional — cerca de metade — e, por isso, o paciente não sofre com a dormência nos lábios, bochechas e língua.

Aliás, essa sensação é um problema, pois é comum que pacientes mordam os lábios e as bochechas, já que perdem a sensibilidade no local. Como não sentem dor, não percebem que estão se machucando.

Redução de casos de parestesia

Outro problema que pode ocorrer nos pacientes que fazem tratamentos dentários é a parestesia, quando acontece dormência e formigamento na boca, pois o efeito da anestesia não passa.

Com o uso das novas tecnologias para a aplicação do anestésico, esse risco é bastante diminuído, pois a quantidade da substância usada é menor do que no método tradicional.

Quiz Invisalign

Duração reduzida do efeito da anestesia

Como falamos anteriormente, é comum que, depois de um tratamento odontológico, o paciente fique com a boca dormente por algumas horas, mesmo quando a substância é aplicada em menor quantidade.

Com o uso da anestesia sem agulha, o tempo de duração do efeito da substância é menor. No entanto, nada impede que outras doses podem ser aplicadas, mas, já com o paciente anestesiado pode se utilizar até o sistema convencional pois, nesse caso, não haverá nenhuma dor.

Menor risco de infecções

Embora seja raro, pode acontecer de o paciente sofrer com infecções quando passa por um tratamento odontológico que precisa de anestesia. Com esse novo método, o risco ainda é menor do que no tradicional.

Sem danos aos nervos e vasos sanguíneos

Caso a agulha utilizada para injetar o anestésico atinja um vaso sanguíneo durante o procedimento, o paciente apresenta inchaço na boca com o acúmulo de sangue. Se a agulha, no entanto, atinge diretamente os nervos, o paciente sofre com dormência na boca e dor. Dependendo da gravidade, os sintomas duram dias ou meses.

Com a anestesia sem agulha, o paciente fica livre desses problemas, pois, o método de aplicação é mais simples e menos invasivo.

Melhor experiência de atendimento ao paciente

Com tantos benefícios proporcionados por essa nova tecnologia, a experiência do paciente em relação aos tratamentos dentários será muito melhor. O medo da anestesia não será mais desculpa para descuidar da saúde bucal e não ter um sorriso bonito e saudável.

Mas não são apenas os pacientes medrosos que são beneficiados. Algumas pessoas que sofrem restrições à aplicação da anestesia também têm a oportunidade de realizar os tratamentos odontológicos sem o mínimo problema.

Como você viu, a anestesia sem agulha traz diversas vantagens, pois é um método menos invasivo. Então, se você sempre teve medo do dentista por causa da agulha do anestésico, esse já não é mais um empecilho para você cuidar de seu sorriso.

Vale ressaltar que é importante procurar um profissional qualificado, pois mesmo que a anestesia sem agulha seja de fácil aplicação, nem todos os dentistas utilizam essa tecnologia no consultório. Caso o seu ainda não disponha desse tipo de equipamento, converse com ele sobre a possibilidade ou peça indicações de amigos e conhecidos de profissionais que já estejam atualizados com o procedimento. Outro ponto é que não se trata de uma “anestesia sem dor” pois, a sensibilidade é muito relativa de paciente para paciente e a “mão” do dentista em relação ao medo do paciente é fundamental nesse sentido.

Então, gostou do post e quer mais informações sobre o assunto? Que tal continuar por aqui e conferir um pouco mais sobre como funciona a anestesia sem agulha?

Att.,

CD Dr. Alberto dos R. Condé Jr.

CRO-GO 6.411 

Posts relacionados

Deixe um comentário

× Gostaria de agendar uma consulta?