Tudo que você saber sobre tratamento ortodôntico!

5 minutos para ler

Apesar de ser cada vez mais acessível, inclusive entre adultos, muita gente tem dúvidas sobre o tratamento ortodôntico. O fato é que essa especialidade da odontologia tem um impacto na oclusão, preservação dos dentes e gengiva, estética do sorriso, melhora a saúde bucal e também a qualidade de vida dos pacientes.

Por isso, é uma área que anda lado a lado com a tecnologia — graças ao conhecimento do dentista, oferecendo tratamentos rápidos, discretos, cômodos e com eficácia.

Quer entender como a Ortodontia trabalha, qual a duração e as etapas desse tratamento? Acompanhe nosso post e fique por dentro do assunto!

Quem deve procurar um dentista da Ortodontia?

Em primeiro lugar é preciso entender qual o objetivo da Ortodontia. Trata-se de uma área voltada ao diagnóstico e correção do posicionamento dos dentes e ossos maxilares, contribuindo para um sorriso bonito e uma mastigação funcional.

Os resultados são obtidos com a aplicação do conhecimento do profissional ao utilizar o aparelho ortodôntico, dispositivo que promove a movimentação gradual dos dentes. Já os pacientes receosos de utilizar as peças coladas nos dentes, seja metálica ou porcelana podem realizar o tratamento com dispositivos praticamente invisíveis — como o Invisalign.

Veja abaixo alguns casos que exigem tratamento ortodôntico:

  • apinhamento: são os chamados dentes encavalados, em que um acaba invadindo o lugar do outro;
  • diastema: espaço entre os dentes;
  • mordida aberta: é quando não há contato entre as arcadas superiores e inferiores. Quando são os dentes da frente que não se encontram, chama-se mordida aberta anterior, já quando ocorre entre os do fundo, é chamada de mordida aberta posterior;
  • mordida cruzada: situação em que os dentes superiores se encaixam por dentro dos inferiores;
  • sobremordida: nesses casos, a arcada superior cobre totalmente a inferior;
  • desvio da linha média dentária: quando ocorre assimetria das linhas medianas, que são linhas imaginárias verticais entre os incisivos centrais.

Quanto tempo dura o tratamento ortodôntico?

Muita gente tem a ideia de que o tratamento ortodôntico demora tempo demais e, por isso, não procura o dentista da Ortodontia.

É preciso esclarecer que a duração depende de cada caso, da experiência do dentista, da técnica utilizada e também da colaboração do paciente, mas, em geral, dura de alguns meses até alguns anos ou mais.

CTA_Tipos-e-indicações-dos-aparelhos-dentais-invisíveis_2 (1)

Quais são as etapas desse tratamento?

Quer entender melhor o passo a passo do tratamento ortodôntico? Confira a seguir as etapas!

Diagnóstico

É a primeira consulta, em que se realiza o exame clínico e se solicita testes complementares para que o especialista dê um diagnóstico e faça o plano de tratamento.

Colocação do aparelho

É a etapa de instalar o aparelho ortodôntico. Para cada tipo de equipamento, a colocação é feita de uma forma diferente. 

Quiz Invisalign

Alinhamento e nivelamento

Parte em que se corrige o posicionamento dos dentes para que a movimentação seja eficaz.

Correção

É o passo que demanda mais tempo: fechamento de espaços, ajuste de desvios e encontro do encaixe correto da mordida. O profissional pode se valer de outros fios, elásticos ou molas no aparelho.

Finalização

Quando os dentes estão na posição correta há a finalização estética, com movimentos delicados na forma do arco, tamanho e formato dos dentes.

Contenção

Depois que o paciente tira o aparelho, existe uma tendência de os dentes voltarem às posições iniciais. Mas não fique assustado — para ajudar a manter os resultados dentro do máximo possível, utiliza-se a contenção, que pode ser fixa ou móvel.

Quais os benefícios da ortodontia?

Dentes desalinhados trazem problemas na mastigação e digestão e dificultam também a limpeza bucal, contribuindo para o surgimento de cáries, por exemplo.

Esse quadro ainda pode forçar os músculos da mastigação, aumentando a incidência de problemas na ATM (articulação temporomandibular), situação capaz de causar dores de cabeça, no pescoço e até nas costas.

Por fim, vale ressaltar que a ortodontia traz vários benefícios para a estética: com os dentes alinhados, todos podem sorrir com segurança, o que melhora também a autoestima.

O tratamento ortodôntico transforma a vida do paciente ao alinhar os dentes e proporcionar um sorriso harmônico. Se você nota que seus dentes são mal posicionados ou que tem problemas na mordida, não deixe de procurar o odontólogo!

CTA_Tipos-e-indicações-dos-aparelhos-dentais-invisíveis_2 (1)

Quer mais informações sobre o aparelho ortodôntico invisível? Confira todos os benefícios de usar esse dispositivo! ou me envia uma mensagem no whatsapp clicando nesse link.

Att.,

CD Dr. Alberto dos R. Condé Jr.

CRO-GO 6.411

Posts relacionados

Deixe um comentário

× Gostaria de agendar uma consulta?