Uso do aparelho dentário móvel após o fixo? Veja mitos e verdades

5 minutos para ler

Retirar o aparelho ortodôntico é um momento muito esperado pelos pacientes. Mas é preciso ter cuidado para não se decepcionar, pois será necessário passar pela contenção usando um aparelho dentário móvel com ou sem uma contenção fixa — ele evita que os dentes entortem muito seja por recidiva, isto é, a tendência de todos os dentes a retornar até uma posição original ou mesmo entortar para outro lado.

A tendência do organismo é reposicionar a dentição em seu lugar de origem ou entortar para direções nada previsíveis, então, é preciso usar dispositivos como as contenções tais como a Vivera Retainer, feito em material transparente e que se encaixa nos dentes, ficando praticamente invisível na boca. Assim, os resultados são contidos dentro do possível e os tecidos se acostumam com a nova posição.

Embora essa etapa do tratamento seja essencial, nem todo mundo entende sua importância. Ela também é cercada de mitos que dificultam o entendimento de por que é imprescindível o uso da contenção. Por isso, preparamos este artigo a fim de apontar o que é verdade ou não para que você se mantenha informado. Acompanhe!

A contenção dói

MITO. Embora também seja um aparelho dentário móvel, a contenção não segue a mesma técnica do tratamento ortodôntico. Aqui, não é preciso estimular a movimentação dos dentes, apenas impedir que retornem à posição original.

Assim, o aparelho de contenção é um dispositivo inativo, pois não precisa passar por regulagens e nem exerce força nas arcadas. Por isso, a contenção não traz dor ou desconforto ao paciente.

Sem a contenção, os dentes entortam outra vez

VERDADE. Os tecidos que envolvem os dentes têm uma espécie de memória. Por essa razão, a tendência é que eles se reposicionem no local original depois que o aparelho é retirado e não exerce mais força sobre a arcada.

Para algumas pessoas, essa característica é mais expressiva do que para outras. De toda forma, sempre existe a chance de os dentes entortarem outra vez. Esse processo é chamado de recidiva dentária.

O aparelho de contenção precisa de manutenção

VERDADE. Embora o aparelho dentário móvel de contenção não é ativo, como aqueles utilizados no tratamento ortodôntico, é, sim, necessário visitar frequentemente o consultório do dentista. De fato, será necessário um acompanhamento para observar como está a evolução do paciente, porém, isso acontece em períodos mais espaçados.

Todo paciente precisa usar a contenção

VERDADE. Como a recidiva é um processo natural, o ideal é que todos os pacientes usem o aparelho dentário móvel de contenção. É válido lembrar que existe um período diário mínimo de utilização do dispositivo para manter a posição correta. Melhores resultados são alcançados quando o paciente é disciplinado e segue as recomendações do ortodontista.

A contenção deve ser usada para sempre

MITO. O tempo de uso do aparelho varia para cada paciente mas, não há nenhuma característica que direcione para algum protocolo de remoção da contenção. É verdade que alguns podem precisar do dispositivo para o resto da vida, mas isso ocorre com uma minoria. De um modo geral, passado o tempo de adequação dos tecidos, a contenção pode ser, gradativamente, reduzida mas, repito, não há como se pensar nisso sem a presença e acompanhamento de um dentista.

Dicas para higienizar o aparelho de contenção

Uma das vantagens do aparelho dentário móvel é justamente o fato de ele poder ser retirado da boca. Como não é utilizado durante as refeições, não acumula resíduos, mas, ainda assim, precisa de higienização. Veja algumas dicas para fazer essa limpeza do jeito certo:

  • limpe o aparelho assim que retirá-lo da boca;
  • escove a contenção com sua escova normal, sem creme dental;
  • uma vez por semana, deixe a contenção imersa em uma solução de antisséptico bucal por cerca de 30 minutos (evite produtos com muito corante);
  • evite usar água quente para higienizar o aparelho.

Também procure não guardar o dispositivo quando ele estiver úmido com saliva. Quando não estiver em uso, mantenha o aparelho no estojo original para não o perder, evitar o contato com bactérias e prevenir os danos.

É compreensível que os pacientes não queiram mais usar aparelho depois que os dentes estão alinhados, mas a fase da contenção é importante. De todo modo, lembre-se de que você tem a opção de usar o aparelho dentário móvel invisível, que é discreto e valoriza o seu sorriso.

Gostou dessas informações? Então continue aprendendo sobre os dispositivos de contenção

Odonto Condé / Condé Invisalign Doctor CROGO/EPAO 1587,  RTCD

Dr. Alberto dos R Condé Jr

CROGO6411

 

Posts relacionados

Deixe uma resposta

× Gostaria de agendar uma consulta?