Veja a importância de ter um dentista da família

3 minutos para ler

Assim como acontece em muitas outras profissões, a Odontologia também apresenta várias áreas de atuação em que o profissional pode se aprofundar e se especializar.

Entre elas estão a ortodontia, a estomatologia, a endodontia, a odontopediatria e muitas outras. Todo profissional conclui a faculdade como clínico geral. 

A atividade do dentista clínico geral cumpre um papel de fundamental importância na Odontologia. E é desse profissional que vamos tratar neste post.

O que faz o clínico geral?

O primeiro contato de um paciente com o dentista costuma ser com o clínico geral, onde o indivíduo é analisado como um todo em sua saúde bucal de forma geral. O dentista clínico geral identifica, inclusive, todas as doenças que podem ter manifestações bucais.

O dentista clínico geral pode realizar todos os procedimentos curativos, preventivos e educativos, que vão da orientação para a higiene adequada, da prevenção de placas etc., até outros tipos de tratamento e restaurações.

Em outras palavras, o clínico geral é o profissional apto a realizar todos os tipos de procedimentos dentários porque, embora sem se aprofundar em qualquer área específica, continua estudando e se atualizando nas diversas áreas da odontologia. 

Qual a importância das visitas periódicas?

É essencial fazer visitas regulares (pelo menos a cada seis meses) ao dentista, pois é ele quem vai identificar os principais problemas relacionados com a saúde dos dentes e da boca, avaliando a higienização, identificando se existem cáries e problemas nas gengivas. 

Quiz Invisalign

É ele, também, quem verifica a mordida e qualquer possível necessidade estética.

Os exames regulares e a manutenção da saúde bucal ajudam a prevenir o aparecimento de problemas dentários e outras doenças. O dentista clínico geral atua na primeira linha de defesa contra qualquer problema de saúde na boca.

Por que ter um dentista da família?

Como afirmamos anteriormente, o clínico geral enxerga o paciente de forma global, sendo sempre capaz de diagnosticar os problemas, planejar e executar os procedimentos e tratamentos necessários para a restauração da saúde na cavidade oral.

Além disso, esse profissional é responsável por fazer o acompanhamento do quadro do paciente, bem como todas as conexões, caso sejam necessárias, com outras especialidades odontológicas que estão além da sua alçada de atuação, e encaminhá-lo ao profissional mais adequado.

Tendo em vista esse raciocínio, é importante encontrar um dentista qualificado para chamar de “odontólogo da família” para fazer tal acompanhamento, pois esse profissional já terá o conhecimento global do seu caso e será capaz de identificar as melhoras obtidas ou as necessidades baseadas em seu histórico.

Dessa forma, um bom profissional clínico respeita o indivíduo como um todo e auxilia na conscientização e no exercício de hábitos de higiene adequados para a manutenção da saúde da sua boca e dentes.

Este texto foi útil para você? Gostaria de saber mais sobre a atuação do clínico geral e onde encontrar um profissional adequado? Entre em contato conosco!

Att, CD Dr. Alberto dos R Condé Jr crogo6411

Posts relacionados

Deixe um comentário

× Gostaria de agendar uma consulta?